EspanhaLa Liga

Que fase! Pela primeira vez na carreira, Neymar emenda seis jogos seguidos com gols

Era natural que o Barcelona não acelerasse tanto contra a Real Sociedad. Após o show nos minutos finais contra o Bayern e o reencontro em Munique já na terça-feira, Luis Enrique escalou um time misto no Camp Nou. Só não poupou os craques de seu ataque porque são “fominhas”, embora eles tenham sabido diminuir o ritmo. Mais lento que de costume, o Barça pressionou apenas o suficiente para vencer por 2 a 0. E enquanto Pedro ganhou as manchetes pelo golaço de bicicleta, só três minutos depois de sair do banco, quem também merece destaque é Neymar. O camisa 11 ratifica a fase iluminada no dia em que chegou a 50 gols oficiais com a camisa blaugrana.

VEJA TAMBÉM: Mourinho: “Qualquer um pode ganhar a Champions com Messi”

Neymar vive a sequência mais goleadora de sua carreira, considerando jogos por clubes e pela seleção brasileira. O craque balançou as redes sete vezes nas últimas seis partidas do Barcelona, número nunca atingido como profissional, nem mesmo em seus tempos de Santos. Sua melhor sequência anterior era de cinco jogos marcando, em setembro de 2012, quando fez oito tentos pelo Peixe e pela Seleção. Nesta temporada, o camisa 11 chegou a fazer em seis jogos consecutivos do Barça (entre outubro e novembro), mas passou em branco no amistoso da Argentina que aconteceu no intervalo.

Além disso, Neymar mantém uma média de um gol por jogo nas últimas nove partidas, ocorridas todas no intervalo de 29 dias. Só passou em branco na vitória contra o Valencia. E também serviu duas assistências no período. Para quem foi questionado ao longo do mês de março, por diminuir o ritmo de gols e passar cinco atuações seguidas em branco (incluindo uma pelo Brasil), a resposta veio da melhor maneira possível, embalando os blaugranas no final da temporada.

Neymar nos últimos 29 dias, de 11/04 a 09/05

Sevilla 2×2 Barcelona – um gol e uma assistência
Paris Saint-Germain 1×3 Barcelona – um gol
Barcelona 2×0 Valencia – nenhum gol
Espanyol 0x2 Barcelona – um gol
Barcelona 6×0 Getafe – um gol e uma assistência
Córdoba 0x8 Barcelona – um gol
Barcelona 3×0 Bayern de Munique – um gol
Barcelona 2×0 Real Sociedad – um gol

Obviamente, o protagonismo do Barcelona é de Lionel Messi, enquanto Luis Suárez também tem jogado muita bola nas últimas semanas. Já Neymar, ainda que tenha permanecido apagado em alguns momentos, como em boa parte do duelo com o Bayern, também se mostra decisivo. Apenas no último mês, por exemplo, comandou o time no empate contra o Valencia e na eliminação do PSG na Champions. Já neste sábado, dá até para falar que o atacante deu sorte no gol sobre a Real Sociedad, em uma bola espirrada. Mas, além disso, ele foi um dos mais ativos na atuação dos blaugranas – com quatro finalizações, o mesmo número que Messi.

Se o Barcelona é o favorito para conquistar o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões, Neymar tem grande parte nisso. Já são 35 gols somente pelo Barcelona na temporada, menos apenas que Messi na equipe. Se ainda não se equipara ao poder de decisão do camisa 10, o brasileiro é um dos parceiros ideais para a máquina que se tornou o time de Luis Enrique.

Abaixo, os dois gols da partida: o 50º de Neymar e a belíssima bicicleta de Pedro:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo