Presidente do Barcelona rasga elogios e detalha como Hansi Flick ‘revolucionou’ o clube
Joan Laporta ainda quebrou o silêncio sobre a saída de Xavi, demitido em maio pela diretoria blaugrana
Talvez ninguém no Barcelona esteja mais entusiasmado com o trabalho de Hansi Flick do que Joan Laporta. Em entrevista ao jornal Marca, o presidente do clube catalão rasgou elogios ao técnico alemão. Elogios esses que não se restringem ao desempenho da equipe em campo.
Mais do que as boas atuações e resultados positivos, Laporta fez questão de exaltar o caráter de Flick, com quem tem relação de amizade há alguns bons anos. O mandatário falou até em ‘revolução' para celebrar o ínicio promissor do treinador à frente do Barça.
— Ele revolucionou o banco do Barça. É um homem do clube. Integrou-se à cidade, é afável, próximo das pessoas, exigente, disciplinado, lidera pelo exemplo. É profissional, mas tem tratamento humano. Está na cara — disse Laporta.
— Estamos muito felizes com o trabalho que ele está fazendo. Tinha certeza que ele se sairia bem, fiquei surpreso com sua capacidade de integração (…) Deve haver coordenação máxima entre os departamentos. Flick entendeu isso perfeitamente. Ele conquistou a confiança de todos — concluiu.
Contratado em maio deste ano, Hansi Flick já comandou o Barcelona em 11 jogos oficiais. Foram nove vitórias e duas derrotas.
Saída conturbada de Xavi
A resposta de Laporta sobre Hansi Flick serviu como gancho para o próximo questionamento do Marca: o que o mandatário pensa sobre a saída de Xavi?
— Ele chegou num momento difícil e esteve bem, vencendo a Supercopa da Espanha e LaLiga. Depois as coisas não funcionaram bem e fizemos a mudança. Tivemos que retirar alguma coisa, mas não é uma crítica ao Xavi — pontuou, antes de concluir:
— Eu deveria fazer o que fosse melhor pelo Barça, como já fiz antes com Koeman. A primeira coisa é o clube, o Barça está acima de todos, até de mim e da minha diretoria. Eu não teria contratado o Flick se o Deco não tivesse aprovado. Espero que o tempo cure tudo.
Como citado pelo presidente, Xavi conquistou dois títulos no comando do Barcelona — Supercopa da Espanha 2022/2023 e LaLiga 2022/2023. Ele dirigiu os culés em 141 jogos e obteve aproveitamento de 68,7%.
O início do ex-meia como técnico da equipa catalã foi bastante promissor, mas a queda vertiginosa em campo na segunda temporada, aliada à crise financeira do clube e desavenças com a diretoria, minaram seu trabalho.
A temporada do Barcelona até aqui
O Barcelona é líder isolado de LaLiga, com 24 pontos conquistados em nove rodadas — oito vitórias, uma derrota, 28 gols marcados e nove sofridos. Segundo colocado, o Real Madrid tem 21.
Já na Champions League, o time de Hansi Flick não esbanja a mesma regularidade. Logo na rodada de estreia, os culés foram surpreendidos e acabaram derrotados pelo Monaco, por 2 a 1, fora de casa.
A recuperação veio no segundo compromisso pelo torneio continental. Diante do Young Boys, o Barça aplicou um incontestável 5 a 0.
Próximos jogos do Barcelona
- Barcelona x Sevilla — LaLiga — 20/10
- Barcelona x Bayern de Munique — Champions League — 23/10
- Real Madrid x Barcelona — LaLiga — 26/10