Dieta, pilates e mais: Pedri muda estilo de vida no Barcelona para evitar novas lesões no futuro
Afastado por lesão no Barcelona, Pedri está preocupado com sua condição física e alterou costumes como forma de se prevenir
O maior pesadelo para um jogador de futebol é sofrer uma lesão que atrapalhe sua sequência na equipe. Com o calendário do futebol cada vez mais apertado, 2023/24 piorou o número de machucados. Esse é o caso de Pedri no Barcelona, que está afastado pelo departamento médico e não enfrenta o Las Palmas nesta quinta-feira (4), às 17h30 (horário de Brasília), fora de casa, pela 19ª rodada de LaLiga.
Aliás, os problemas musculares têm sido uma realidade constante para o meia do Barça nas últimas temporadas. Com apenas 21 anos, Pedri não quer ficar conhecido como um jogador que se machuca demais. Por isso, ele mudou seu estilo de vida para evitar novas lesões no futuro. Agora, o espanhol adotou uma nova dieta, faz pilates e usa a câmara hiperbárica frequentemente.
Pedri: "It hurts me when some people say that my lifestyle is the cause of my injuries. I am a person who does not go out, I do not like parties and staying up late at all, and I love training. I just want to play football." pic.twitter.com/qpsVrPM1e9
— Barça Universal (@BarcaUniversal) January 2, 2024
Em entrevista ao streamer Ibai Llanos em seu canal na Twitch, o meia se mostrou preocupado com sua condição física no início da carreira, explicando que alterou alguns costumes como forma de se prevenir. Além disso, também está cuidando do psicológico, para não desanimar quando estiver indisponível no Barcelona:
“Todo mundo diz que, assim que você tem a primeira lesão, é mais fácil ter novas. Mas agora estou trabalhando tanto no nível físico, quanto no psicológico, para garantir que as lesões não voltem a acontecer. Mudei minha alimentação, agora também faço pilates por recomendação de Carles Puyol. Eu também uso uma câmara hiperbárica com frequência”.
O que ajuda a explicar as lesões de Pedri no Barcelona?
Desde 2021/22, Pedri jogou apenas 39 de 94 partidas possíveis do Barça em LaLiga. Como ainda é muito jovem, o que ajuda a explicar as lesões de Pedri nos últimos anos? Segundo ele mesmo, o alto número de partidas na temporada anterior é uma boa justificativa para o que vem acontecendo com sua parte muscular no Barcelona.
Em 2020/21, o meia fez sua estreia com a camisa blaugrana, quando também completou seu aniversário de 18 anos. Naquela temporada, além do Barcelona, Pedri também já atuava pela seleção principal da Espanha, assim como disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio pela sub-23. Ou seja, os mais de 70 jogos podem ter tido um peso muito alto para o corpo do atleta:
“Minha primeira temporada no clube foi muito longa. Joguei 73 partidas e isso pode ter impactado meu estado atual, não saberemos, mas naquele momento eu tinha vontade de conquistar o mundo”.
À época, uma imagem de Pedri – aparentemente cansado – antes de um jogo das Olimpíadas viralizou nas redes sociais e assustou os fãs de futebol. Desde sua segunda temporada no Barça, o meia começou a apresentar problemas musculares com certa frequência. Agora, ele reforça que não sabe quando voltará a entrar em campo novamente em meio à nova lesão.
How tired does Pedri look? He has played 60+ games for Barcelona this season, played the EUROs and now they have got him playing at the Olympics for Spain.
All at 18-years old. 🇪🇸 pic.twitter.com/V2YWLy43Ch— FootyEmporium (@EmporiumFooty) July 22, 2021
Fato é que Pedri mudou sua rotina fora dos gramados na esperança de parar de se machucar com tanta frequência. Seguindo o conselho de Puyol, ex-zagueiro e ídolo do Barcelona, o meia de 21 anos espera que a nova dieta, o pilates e a câmara hiperbárica o ajudem a melhorar sua condição física para poder ajudar ainda mais o Barça.