Espanha

Oficial: Guardiola substitui Rijkaard no Barcelona

O ex-jogador Pep Guardiola dirigirá o Barcelona a partir de 1º de julho. O presidente Joan Laporta confirmou nesta quinta-feira que o holandês Frank Rijkaard não será mantido no cargo, em virtude dos maus resultados da equipe nesta e na última temporada, quando não conquistou títulos importantes.

“O ciclo se esgotou porque os resultados não acompanharam”, declarou Laporta em entrevista coletiva, após uma reunião da diretoria. “A situação foi muito decepcionante na temporada passada, e não se corrigiram os erros cometidos então”.

Além de ver o Real Madrid conquistar o bicampeonato espanhol, o Barcelona não conseguiu nem mesmo o vice-campeonato. Ao ser goleado por 4 a 1 no superclássico de quarta-feira, no Santiago Bernabéu, o time ficou sete pontos atrás do Villarreal, restando duas rodadas para o encerramento.

Rijkaard assumiu o Barcelona na temporada 2003/4. Após um início complicado, o time se recuperou na segunda parte do campeonato e terminou em segundo lugar. Entre 2004 e 2006, o time viveu seu melhor período com o holandês, conquistando dois títulos consecutivos do Campeonato Espanhol e uma Liga dos Campeões.

A experiência de Guardiola como técnico se limita ao Barcelona B, que assumiu no ano passado, para a disputa da quarta divisão espanhola. Como jogador, ele representou o Barça por onze anos, entre 1980 e 2001. Neste período, foram seis títulos nacionais, além da Liga dos Campeões de 1992 e a Recopa Européia de 1997.

Pela seleção espanhola, foram 47 partidas e cinco gols. Ele esteve na Copa do Mundo de 1994, dois anos depois se ser campeão olímpico, e foi à Euro-2000.

Depois de deixar o Barcelona, Guardiola passou por Brescia, Roma, Al Ahly-QAT e Dorados de Sinaloa-MEX, onde encerrou a carreira em 2006.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo