Caso de ofensa de Bellingham a Greenwood é arquivado – menos um problema na lista do Real Madrid
Apesar de caso envolvendo Bellingham e Greenwood não ter ido para frente, Real Madrid pode sofrer punições por pressionar árbitros por meio de sua TV

O Real Madrid lidera com certa folga a La Liga e assegurou sua vaga nas quartas de final da Champions League na última quarta-feira (7). Mesmo assim, o clube segue sempre de sinal alerta, e não só em campo. Recentemente os Merengues vem tendo de responder à justiça desportiva da Espanha. Mas no caso mais recente, a notícia foi positiva.
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) arquivou o caso contra Jude Bellingham, por supostas ofensas contra o compatriota Mason Greenwood, na partida entre Real Madrid e Getafe, no início do mês passado. O meia dos merengues foi acusado de xingar Greenwood de ‘estuprador' durante a partida. Nesta semana, ele já havia sido suspenso por 2 jogos após ofender o árbitro após empate contra o Valencia.
Porém, os peritos contratados para investigarem os vídeos e fazerem leitura labial não conseguiram identificar com clareza a suposta palavra dita por Bellingham. A denúncia havia sido feita pelo Getafe à La Liga. Porém, o próprio Greenwood havia pedido para o caso não ser levado adiante. Segundo entrevista de uma pessoa próxima ao atleta, por mais chateado que ele tenha ficado, o próprio jogador do Getafe quis deixar os xingamentos para trás, que já lhe rendeu grandes problemas.
Em janeiro de 2022, ele foi acusado de agressão e tentativa de estupro por sua ex-namorada, a influenciadora Harriet Robson. Greenwood foi imediatamente afastado pelo Manchester United, e ficou mais de um ano e meio sem jogar, inclusive sendo detido. Porém, o caso envolvendo o jogador foi arquivado, mas ele teve de deixar a Premier League por conta da pressão dos torcedores Red Devils, que não o queriam no time. Greenwood tem contrato com o Getafe até o fim desta temporada, e poderá voltar ao Manchester United em 2024/2025.
Suposta influência sobre árbitros gera nova denúncia
Apesar da dor de cabeça envolvendo Bellingham ter passado, outra vai começar para a equipe jurídica do clube. Isso porque o Sevilla anunciou publicamente nesta quinta-feira (7) que a RFEF, através do seu comitê de disciplina, aceitou a denúncia do clube e vai investigar o Real Madrid por conta dos vídeos publicados pela Real Madrid TV, referente aos supostos erros dos árbitros Díaz de Mera e González Fuertes, antes do jogo entre ambas as equipes, ocorrido há 12 dias.
— O clube nervionense decidiu atuar ao entender que essas práticas, que vêm se repetindo nos últimos tempos, incluído a partida do primeiro turno entre ambas as equipes, fazem um grave dano ao futebol espanhol e põem em juízo a integridade da própria competição e a honradez dos árbitros, e acima de tudo, buscam influenciar os árbitros que atuam nos jogos, já que os vídeos tratam de criar a imagem de falta de profissionalismo e antimadridismo, justo antes de cada jogo, com uma enorme difusão através da televisão — disse o Sevilla por meio de comunicado em seu site oficial.
Essa não é a primeira vez que o Real Madrid faz esse tipo de publicação. Na última semana, eles fizeram o mesmo referente ao árbitro da partida contra o Valencia, antes da partida contra o Mestalla. Mas a suposta pressão não parece ter influenciado tanto assim, já que o árbitro Jesús Gil Manzano anulou um gol de Bellingham no último lance da partida. Caso a RFEF não impeça o Real Madrid de seguir colocando em xeque o trabalho dos árbitros antes de seus jogos, certamente já há um novo lance para se acrescentar para a RMTV.