EspanhaLa Liga

O Real Madrid já encontrou o sucessor ideal para Xabi Alonso

O acerto parece questão de detalhe. A imprensa espanhola crava a transferência de Asier Illarramendi ao Real Madrid, em apresentação que deverá ser realizada na próxima semana. O meio-campista de 23 anos vem de uma excelente temporada com a Real Sociedad, bem como foi peça-chave na conquista da Espanha no Europeu Sub-21. Chega credenciado não apenas para o futuro dos merengues, como também para substituir Xabi Alonso.

As semelhanças entre o novato e o veterano são imensas. Ambos formados pelas categorias de base dos txuri-urdin, com a diferença que Xabi ainda teve um estágio no Liverpool antes de ingressar no Santiago Bernabéu. Dois volantes muito técnicos, de bastante pegada na marcação e qualidade impressionante nos lançamentos.

“É um bom jogador, que viria muito bem ao Real Madrid, mas prefiro não dizer mais nada”, respondeu Xabi Alonso, ao ser insistentemente questionado sobre Illarramendi. E os valores mostram a confiança dos blancos no potencial do prodígio: pagarão os € 30 milhões da multa rescisória à Real Sociedad, no segundo maior negócio já feito pelo clube por um jogador de La Liga – atrás apenas de Luís Figo. Além disso, os bascos também farão a maior venda de sua história.

Embora precise se provar sob a pressão de um grande clube, Illarramendi já se mostrou preparado para atuar em alto nível. Mais difícil seria mesmo suprir a ausência de Xabi Alonso, que tem sua ida para o Chelsea especulada já nessa janela de transferências. Na equipe de José Mourinho, o volante era o termômetro, principal responsável pela criação ofensiva. O novato chegou a desempenhar esse papel nos txuri-urdin, mas longe de um nível de exigência tão grande quanto o vivido no Santiago Bernabéu.

E a contratação de Illarramendi indicaria ainda outro objetivo do Real Madrid nesta pré-temporada: a renovação do elenco. Os merengues prometem uma safra de jovens promissores, com os recém-contratados Illarra, Isco, Dani Carvajal e Casemiro, além de Álvaro Morata e Jesé Rodríguez, em ascensão nas categorias de base. Um sinal do projeto de longo prazo empreendido pelo técnico Carlo Ancelotti e pelo diretor esportivo Zinedine Zidane.

Os números de Xabi Alonso e Asier Illarramendi em La Liga 2012/13:

Xabi / Ilarra
Jogos: 28 / 32
Assistências: 5 / 2
Chutes por jogo: 0,4 / 0,8
Passes por jogo: 65,7 / 50,2
Lançamentos por jogo: 6,3 / 4,1
Passes para finalização por jogo: 1,8 / 1
Aproveitamento nos passes: 83% / 80,7%
Desarmem por jogo: 3,2 / 3,8
Interceptações por jogo: 1,9 / 2,3

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo