AlemanhaArgentinaEspanhaEuropaFrançaItáliaMéxicoMundoPortugal

O final de semana não é só Liga dos Campeões, meu caro

Sem dúvidas, a decisão da Liga dos Campeões é o grande evento do final de semana. Bayern Munique e Borussia Dortmund concentrarão todas as atenções de Wembley na tarde de sábado. Porém, a final deverá durar, no máximo, pouco mais de duas horas, deixando tempo de sobra para a bola continuar rolando. Além da LC, também merece destaque o Roma x Lazio que definirá o título da Copa da Itália, a primeira vez que os rivais farão uma decisão. E os próximos dias também terão bons jogos em França, Espanha, Portugal, Argentina e México.

 

Confira a programação de TV para o final de semana

O jogão

Roma x Lazio
Domingo, 13h

A final da Copa da Itália contará com o maior Dérbi da Capital da história. Roma e Lazio já fizeram muitas partidas importantes e viveram fases mais esplendorosas, mas nunca decidiram um título como neste domingo. Sede tradicional da partida derradeira da competição, o Estádio Olímpico é o palco perfeito para a ocasião. E a cidade definitivamente parará no dia, já que também serão abertas as urnas para a eleição do novo prefeito da capital.

A história do dérbi começou a ser escrita em 1929. Desde então, são 173 encontros, com vantagem para a Roma. Os giallorossi saíram vitoriosos 63 vezes, enquanto os biancocelesti triunfaram em outras 49 ocasiões. A partir de 2009/10, foram cinco vitórias seguidas da Roma, outras três consecutivas da Lazio e um empate no último encontro, em abril, quando Hernanes e Francesco Totti fizeram os gols no 1 a 1.

Sem vaga nas competições continentais, os romanos também se enfrentam pela salvação na temporada, com a classificação para a Liga Europa. A Roma terminou à frente na tabela, na sexta colocação, graças à melhora de seu desempenho na reta final. E, apesar do elenco extremamente jovem, continua dependendo do brilho de Totti. Já a Lazio, em queda franca após um início consistente na Serie A, confia suas fichas em Miroslav Klose e Hernanes.

Você também não pode perder

Lyon x Rennes / Lille x Saint-Étienne
Domingo, 16h

A última rodada da Ligue 1 chega com uma disputa acirrada pela terceira colocação, que dá vaga na Liga dos Campeões. Com 64 pontos, o Lyon só depende de si para ir à competição continental e recebe o Rennes no Estádio Gerland. Se tropeçar, abre espaço para Lille e Saint-Étienne, com 61 e 62 pontos, que se digladiam no Grand Stade Lille Métropole. Ainda com chances matemáticas, mas com poucas esperanças, o Nice visita o Ajaccio na Córsega. Embora não venha em boa fase, tudo indica que o Lyon faça sua parte e volte à LC depois de se ausentar da última edição.

Newell’s Old Boys x Boca Juniors
Domingo, 21h30

Argentina Soccer Copa Libertadores

Em uma semana, Newell’s Old Boys e Boca Juniors se enfrentarão três vezes. Duas pela Copa Libertadores – no jogo de ida, 0 a 0 em La Bombonera – e uma pelo Campeonato Argentino. O encontro deste sábado não vale muito para os xeneizes, que ocupam a 18ª posição na tabela e vão a Rosário sem maiores pretensões. Já os leprosos ocupam a liderança da competição, um ponto à frente do Lanús. Ignacio Scocco também tem como objetivo pessoal manter a artilharia da competição, autor de 10 gols em 14 rodadas.

Benfica x Vitória de Guimarães

Domingo, 13h15

O Benfica tem a chance de redenção após uma semana negra. Vice-campeão da Liga Europa e do Campeonato Português, os encarnados poderão evitar um desastre maior na Taça de Portugal. A equipe de Jorge Jesus é favoritíssima contra o Vitória de Guimarães, que não foi além do meio da tabela na liga e perdeu os dois jogos para os lisboetas nesta temporada por ampla margem – 3 a 0 e 4 a 0. Se vencer, o Benfica ficará com seu 25º título, enquanto os Afonsinos poderão selar sua primeira conquista nacional.

O clássico

América x Cruz Azul
Domingo, 22h00

A decisão do Campeonato Mexicano conta com um clássico da capital. O América terminou a fase de classificação do Clausura em segundo lugar e eliminou nas semifinais o Monterrey, tricampeão da Concachampions. Além disso, conta com fase inspirada do artilheiro Chucho Benítez. Já o Cruz Azul foi o quinto, deixando pelo caminho Morelia e Santos Laguna. O jogo de ida da final aconteceu nesta quinta-feira, com vitória dos Cementeros por 1 a 0 no Estádio Azul, com gol de Christian Giménez e boa atuação do goleiro Jesus Corona. O resultado dá o direito do empate ao Cruz Azul no Estádio Azteca.

O reencontro

Real Sociedad x Real Madrid
Domingo, 15h

José Mourinho, técnico do Real Madrid. Foto: AFP PHOTO / CESAR MANSO
José Mourinho, técnico do Real Madrid. Foto: AFP PHOTO / CESAR MANSO

Bascos e castelhanos fizeram um grande jogo no Santiago Bernabéu durante o primeiro turno. Em jogo marcado pela lesão de Adán e a volta de Iker Casillas ao gol do Real Madrid, os merengues saíram atrás no placar e sofreram para arrancar a vitória por 4 a 3. Desta vez, os blancos voltam a campo sem mais interesse algum na liga e já sabendo que José Mourinho não continuará no clube. Enquanto isso, os Txuri-Urdin seguem fortes na briga por uma vaga na Champions, na quarta posição, à frente do Valencia apenas nos critérios de desempate.

Vale uma zapeada

Espanyol x Barcelona
Domingo, 15h

O Barcelona já ganhou o título de La Liga, levantou a taça e tudo mais. Ainda assim, tem um objetivo egocêntrico para as duas rodadas finais da competição: vencer seus dois últimos jogos e igualar os 100 pontos conquistados pelo Real Madrid em 2011/12, recorde da competição. Sem empolgar muito, os blaugranes não contará com Lionel Messi, que ganhou férias antecipadas. Pela frente, terão o rival Espanyol, estacionado no meio da tabela, mas interessado em quebrar o jejum de quase dois anos contra os vizinhos.

O craque

Francesco Totti

Il Capitano terá a chance de conquistar seu quinto título profissional com a Roma. A Serie A de 2000/01 certamente é o mais importante, mas a decisão contra a Lazio tem um gosto especial. Maior artilheiro da história dos giallorossi, o camisa 10 está a dois gols de alcançar Dino da Costa e se tornar também o maior goleador do clássico. Para quem ainda não balançou as redes nesta Copa da Itália, seria uma ocasião e tanto. Apesar dos 36 anos, o atacante continua fundamental na engrenagem da Roma e é o jogador que mais participou dos tentos do time na temporada, marcando 12 gols e dando assistências para outros 14.

O brasileiro

Hernanes

Principal nome da Lazio ao lado de Miroslav Klose, Hernanes tem a chance de conquistar seu primeiro troféu desde que chegou à capital italiana, em 2010. Embora não tenha terminado a temporada tão bem com os biancocelesti, o camisa 8 acumula 14 gols e oito assistências. E o desempenho contra a Roma pesa a favor do meio-campista: são quatro tentos e uma assistência em sete jogos – o adversário que mais sofreu com sua técnica na Itália, ao lado de Catania e Chievo.

Passe longe

Dynamo Kiev x Metalurg Zaporozhye
Domingo, 12h

Pela primeira vez desde a criação do Campeonato Ucraniano, o Dynamo Kiev não foi campeão ou vice do torneio. A amarga terceira posição, atrás de Shakhtar Donetsk e Metalist Kharkiv, não significa apenas a queda de rendimento, mas também a ausência nas preliminares da Liga dos Campeões, o que não acontece desde 1992/93. Na última rodada, um encontro melancólico com o rebaixado Metalurg Zaporozhye, já se planejando para recuperar terreno na próxima temporada.

Faixa bônus

Os títulos das ligas mais importantes da Europa já saíram. Mas o final de semana deve contar com algumas definições. A principal delas acontece na Suíça, onde o Basel enfrenta o Grasshopper, único adversário capaz de tirar o título, e precisa de apenas uma vitória para se sagrar campeão. Na Polônia, o Legia Varsóvia fica com a taça se vencer e o Lech Poznan tropeçar. Em Montenegro, quem está próximo de uma conquista inédita é o Sutjeska. Por fim, em Glasgow, Hibernian e Celtic farão a decisão da Copa da Escócia.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo