Espanha

O Eldense desbancou o Real Madrid Castilla para voltar à segundona espanhola após 59 anos

Localizado numa cidade de 54 mil habitantes, o Eldense conquistou o terceiro acesso nas últimas três temporadas e seu proprietário atual também patrocina a federação espanhola

O Real Madrid Castilla tentava o acesso de volta à segunda divisão do Campeonato Espanhol após nove anos. Porém, os garotos merengues sob as ordens do agora técnico Raúl González acabaram frustrados por um pequeno clube, localizado numa cidade de 54 mil habitantes na Comunidade Valenciana. O Eldense possui mais de 100 anos de história e chegou a figurar na segundona de La Liga na virada dos anos 1950 para os 1960, enquanto mais recentemente precisou se reconstruir na quarta divisão. Depois de 59 anos longe do segundo nível, os alzugranas finalmente conquistam o acesso de volta a La Liga 2. Após um emocionante empate por 3 a 3 com o Real Madrid Castilla, o Eldense subiu graças à melhor campanha na temporada regular.

A história do Eldense e o caso de manipulação

Fundado em 1921, o Eldense fez parte do Campeonato Espanhol desde os primórdios da competição, na virada para a década de 1930. O auge do clube aconteceu a partir de 1956, quando fez sua estreia na segunda divisão. Seriam cinco aparições na segundona, em passagens intermitentes até o início dos anos 1960. Entretanto, desde o descenso em 1963/64, os azulgranas não tinham voltado mais. A partir de então, se limitaram a variar entre a terceira e a quarta divisão de La Liga.

Um episódio grave na história do Eldense aconteceu em 2017, quando o clube sofreu uma goleada por 12 a 0 diante do Barcelona B. A traulitada se transformou em caso de polícia, sob a denúncia de manipulação de resultados. O responsável pela gestão do clube, o italiano Nobile Capuani, foi preso ao lado do treinador e de dois jogadores. Com o time na lanterna da terceira divisão, o elenco profissional acabou suspenso e os azulgranas concluíram a campanha com jogadores da base. Na quarta divisão, a relação com os investidores italianos que administravam a agremiação foi rompida, mas sem que o episódio de manipulação gerasse consequências mais graves ao clube.

Seriam quatro temporadas em que o Eldense disputou a quarta divisão do Campeonato Espanhol, num período de reconstrução e mudança na gestão. Mais recentemente, a equipe iniciou sua ascensão nas divisões de acesso. Primeiro, conquistou a promoção em 2020/21, numa temporada que serviu para se manter na quarta divisão, diante da reformulação dos níveis menores do Campeonato Espanhol. Depois, deu um salto rumo à terceirona na temporada passada. Já a atual campanha marca um passo além, numa disputa de mais peso em busca da segunda divisão.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como foi a atual campanha do Eldense

O Eldense terminou a temporada regular na segunda posição de seu grupo regional na terceira divisão. Com isso, se classificou aos playoffs de acesso. Oito equipes se dividiram em duas chaves, com semifinais e finais, nas quais apenas o campeão confirmaria a promoção. Os azulgranas passaram pelo Celta B, antes da decisão contra o Real Madrid Castilla – que havia superado justamente o “mini clássico” contra o Barcelona Atlètic, o antigo Barça B, na sua semifinal. Na finalíssima, os valencianos contaram com o regulamento para superar os merengues, treinados pelo antigo ídolo Raúl.

A partida de ida, na capital, terminou com o empate por 1 a 1. O Eldense abriu o placar e perdeu um pênalti, antes de ceder a igualdade ao Real Madrid Castilla. Já a volta na Comunidade Valenciana seria bem mais animada, com o placar de 3 a 3. O Castilla anotou os dois primeiros gols do jogo e o Eldense descontou no fim do primeiro tempo. Já na segunda etapa, os azulgranas igualaram o marcador em 2 a 2. Com o empate, a decisão seguiu para a prorrogação. Os madridistas fizeram o terceiro, antes que os valencianos voltassem a cravar a igualdade a sete minutos do fim. Graças a isso, conseguiram subir, por terem uma campanha superior na temporada regular.

O Eldense possui, no entanto, um respaldo nos bastidores que incomoda adversários nas divisões de acesso do Campeonato Espanhol. O proprietário dos azulgranas é o empresário Pascual Pérez, que nasceu na própria cidade de Elda e fez fortuna no ramo de telecomunicações. O problema é que ele também é dono da Finetwork, empresa que patrocina a federação espanhola. Desta maneira, já surgiram acusações de adversários sobre benefícios aos valencianos. Pérez, em compensação, é visto como um salvador pela torcida ao assumir o comando após o caso de manipulação de resultados em 2017. Possui um projeto ambicioso, que inclui a construção de um moderno estádio para 18 mil espectadores.

Quais são os outros times a subir na terceirona espanhola

O outro time a conquistar o acesso nos playoffs da terceirona espanhola foi o Alcorcón. Os Alfareros voltam à segunda divisão depois de um ano. Para tanto, venceram a decisão contra o Castellón, em alta após eliminar o Deportivo de La Coruña na fase anterior. Antes disso, os dois primeiros colocados da temporada regular da terceira divisão tinham faturado o acesso direto. O Racing de Ferrol subiu depois de 15 anos longe da segunda divisão e o Amorebieta voltará um ano depois de sua queda.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo