O Barça leva a sério o reencontro e derrota o Levante, mas os tribunais podem impugnar a classificação

A sequência do Barcelona na Copa do Rei é incerta. Nesta quinta-feira, o clube foi acusado de escalar irregularmente o canterano Chumi, de sua filial, no jogo de ida das oitavas de final contra o Levante. O defensor havia sido suspenso com o Barça B e, por isso, segundo a acusação, não poderia estar em campo. Mesmo que o prazo tenha estourado, uma denúncia será feita pelos oponentes e pode colocar em xeque a continuidade dos blaugranas no torneio. Mas, enquanto nada acontece, o time de Ernesto Valverde cumpriu sua parte dentro das quatro linhas. Depois da péssima atuação no Estádio Ciutat de Valencia, em que o Levante poderia ter ido além da vitória por 2 a 1, os catalães contaram com os seus titulares e reverteram o cenário no Camp Nou. O triunfo por 3 a 0 assegurou a passagem, com Lionel Messi orquestrando a equipe, muito bem acompanhado pelo inspirado Ousmane Dembélé.
Alguns reservas ainda apareceram na escalação de Ernesto Valverde, mas o retorno de Messi demonstrava que o Barcelona daria outro tratamento ao jogo de volta. O início do primeiro tempo teve suas dificuldades, com o Levante impondo um ritmo forte e a falta de conexão atrapalhando os anfitriões. Apenas a partir dos 20 minutos é que as chances começaram a se tornar mais frequentes, graças às escapadas de Messi e Dembélé. O camisa 10 forçou o goleiro Aitor Fernández a fazer uma defesaça com o pé. Depois, seria a vez de Arturo Vidal cabecear com muito perigo. O gol amadurecia, até que acontecesse aos 30 minutos. Messi roubou a bola no campo de ataque e tocou a Dembélé, que passou pelo marcador e, travado, mandou ao gol.
Mal deu para o Levante sentir o baque. Afinal, ele se duplicou um minuto depois. Messi de novo serviu o companheiro, com um passe cirúrgico. Então, Dembélé avançou pela esquerda e tocou por cima do goleiro. A bola ainda pegou na perna de Aitor Fernández, em um lance infeliz, antes de entrar. O resultado parcial já dava a classificação ao Barcelona. Providenciou a tranquilidade para que os blaugranas continuassem martelando. Messi, Dembélé, Coutinho e Vidal apareceram novamente. Mas quem evitava o pior era Fernández, com uma série de defesas fundamentais. Os Granotas só foram responder no fim, sem concluir da melhor maneira.
Disposto a resolver o jogo logo, o Barcelona seguiu em ritmo alto no início do segundo tempo. Coutinho teve um gol anulado pela arbitragem, até que Messi aparecesse para concluir o placar. Aos oito minutos, o argentino recebeu a bola de Nélson Semedo, muito bem acionado por Dembélé, e tocou na saída do goleiro. A partir de então, Valverde aproveitou a deixa para mudar o time e poupar seus jogadores. Os blaugranas não eram tão agressivos e puderam administrar a diferença, em duelo que ficou morno. O Levante só esboçou uma reação aos 45, quando Emmanuel Boateng carimbou a trave de Jasper Cillessen. Pouco, a quem tinha feito algumas boas partidas contra os catalães nos últimos meses. Desta vez, os valencianos estiveram longe de competir.
O Barcelona teve alguns destaques individuais. Arthur ganha cancha no time, o Philippe Coutinho tenta reconquistar – com esforço, mas falta de precisão na hora de resolver. Ainda assim, os donos do time foram Messi e Dembélé, este entendendo o seu papel no clube e deixando de lado as confusões. Obviamente, tudo pode mudar em uma canetada, caso seja mesmo comprovada a irregularidade. Mas, dentro de campo, os blaugranas deixaram para trás o péssimo desempenho na ida e construíram uma vitória segura. Ainda dependentes de Messi, mas suficientes para a próxima etapa. A ver se Chumi muda os rumos da eliminatória.



