O Bilbao atravessa um momento esplendoroso. Os bascos ganham embalo desde a chegada de . A conquista da Supercopa da Espanha, despachando Real e Barcelona, foi uma prova de força. Agora, os Leones ficam muito próximos de um feito e tanto: disputar duas finais da Copa do Rei em duas semanas. A decisão de 2020, contra a Real Sociedad, acontecerá em 4 de abril. A de 2021 está marcada para 17 de abril. E os alvirrubros se garantiram ao menos nas semifinais, com uma grande reação diante do Betis no Estádio Benito Villamarín. Os verdiblancos venciam até os 49 do segundo tempo, quando arrancou o empate por 1 a 1 ao Athletic. A classificação veio nos pênaltis, com perfeição nas cobranças alvirrubras e duas do goleiro Unai Simón no triunfo por 4 a 1.

O primeiro tempo na Andaluzia seria bastante equilibrado, com as chances de gol demorando a aparecer, mas o Betis levou mais perigo. Já no segundo tempo, por mais que os beticos trabalhassem melhor a bola no início, os bascos cresceram e passaram a ameaçar o goleiro Joel Robles. Ainda assim, foram os anfitriões que saíram à frente no placar. O gol do Betis saiu aos 39 minutos da etapa final. Numa bola que espirrou na área, Juanmi emendou o chute de primeira e venceu o goleiro Unai Simón.

Àquela altura, a reação do Athletic parecia improvável. Mas veio, dez minutos depois, aos 49. Iñigo Martínez cruzou da esquerda e, cercado por dois marcadores, Raúl García conseguiu cabecear rente à trave. Era o gol agônico, que decretava o empate e dava sobrevida aos Leones rumo à prorrogação. Os 30 minutos finais, porém, não guardaram tantas emoções. Joaquín saiu do banco e até tentou fazer a diferença para o Betis, sem sucesso. Assim, a definição ficou aos pênaltis.

Na primeira série de cobranças, Raúl García e Aïssa Mandi converteram. A vitória se encaminhou a partir da segunda, quando Iñaki Williams fez e Unai Simón pegou o tiro de Sergio Canales. Jon Morcillo marcou o terceiro do Athletic e Unai Simón apareceu de novo, agora para defender o chute de Juanmi no meio da meta. Por fim, coube a Yuri Berchiche determinar a classificação, com o triunfo por 4 a 1. Mais uma vez, o Athletic mira o troféu da Copa do Rei.

As semifinais, vale lembrar, são disputadas em jogos de ida e volta. Barcelona, e Levante são os outros classificados. Os dois primeiros possuem elenco mais estrelados, mas, pelo momento, o Athletic Bilbao não se amedronta com ninguém. Pelo que tem jogado, não vendará barato qualquer resultado e tem jogadores motivados para lutar até o fim. O sorteio da próxima fase será realizado nesta sexta-feira.