ArgentinaEspanha

Nos 28 anos de Messi, 10 vídeos que contam a história do craque argentino do Barcelona

Lionel Messi já entrou no patamar dos grandes jogadores da história e, aos 28 anos, parece ter muito ainda a mostrar. Formado nas categorias de base do Barcelona, é um ídolo do clube catalão, mesmo com as suas raízes no Newell’s Old Boys, em Rosario, na Argentina. Só nesta temporada, foram 57 jogos e 58 gols, além de 31 assistências. Sim, é uma marca monstruosa. Não por acaso o Barça levou Copa do Rei, Espanhol e Champions League em um pacotão da Tríplice Coroa.

Para comemorar o aniversário do seu craque, o Barcelona resgatou uma série de vídeos para lá de interessantes sobre a carreira deste craque argentino. É bem legal para ver o tamanho desse monstro de jogador que estamos vendo atuar, em nosso tempo. 

VEJA TAMBÉM: Assista a todos os 122 gols de Messi, Suárez e Neymar na temporada em um só vídeo

1) Para começar do início, o programa Porta 104, da TV Barça, mostra a história deste camisa 10:

2) Dia 6 de março de 2004, jogo contra o Mataró no Miniestadi, o estádio onde atua o Barcelona B. Então com 16 anos, Messi estreou pelo time B do Barcelona na vitória por 1 a 0, vestindo a gloriosa camisa 10 que também vestiria no profissional anos depois. O curioso é que ele já tinha estreado pelo time principal, em um amistoso contra o Porto, no dia 16 de novembro de 2003. Em jogos oficiais, Messi estrearia no time principal só em outubro de 2004, contra o Espanyol.

3) Falando sobre a estreia do jogador, o Porta 104 contou como foi aquele jogo da estreia. O programa chama “a estreia do 10”, embora, na época, ele vestisse a camisa 30. Depois, passaria a vestir a 19 – lembre-se que a 10 era de um tal Ronaldinho Gaúcho, na época, melhor jogador do mundo. Só depois da saída do brasileiro é que ele vestiu definitivamente a camisa 10, na temporada 2008/09.

4) Um dos maiores golaços da carreira de Messi aconteceu quando ele ainda vestia a camisa 19. Foi contra o Getafe, no Camp Nou, no dia 18 de abril de 2007. É aquele gol que foi comparado com Diego Maradona, em 1986, lembra?

5) Alguns vídeos que mostram a habilidade de Messi com a bola, em duelos com Neymar ou mesmo brincando com ela, com a intimidade de quem a trata com amor:

6) Neste vídeo de 4 de março de 2014, a demonstração de como o craque do time se prepara para um jogo. É um vídeo do aquecimento, que, mais uma vez, mostra a relação próxima de Messi com a bola.

7) Um dos jogos em que Messi mais costuma brilhar é nos clássicos contra o Real Madrid. Não foram poucas as vezes que o argentino debulhou os merengues. Este vídeo mostra alguns desses grandes momentos:

8) Não só o Real Madrid sofreu com Messi. O Atlético de Madrid é a principal vítima do jogador, em termos de gols. Neste vídeo, a razão disso:

9) Bola de Ouro? É bom ele. Messi levou o prêmio de melhor do mundo/Bola de Ouro da Fifa em 2009, 2010, 2011 e 2012. Foi o primeiro a conseguir quatro bolas de ouro consecutivas. Em 2013 e 2014, foi desbancado por Ronaldo. E 2015?

10) Finais de Copa do Rei? Messi marcou gols também. Na verdade, não há torneio pelo qual o argentino não tenha marcado com a camisa do Barcelona, entre aqueles que o jogador disputou, claro. Aqui, uma compilação de gols do craque em finais da Copa do Rei:

E aqui, um Vine produzido pelo próprio Barcelona, com o visual do jogador durante todos estes anos que ele atua pelo clube.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo