EspanhaLa Liga

No Atlético, Courtois se alavanca como um dos melhores da Europa

Thibaut Courtois foi contratado pelo Chelsea em 2011, cotado como o substituto de Petr Cech na meta dos Blues. E enquanto o tcheco permanece em grande forma, Courtois vai se firmando com atuações espetaculares. Levado ao Atlético de Madrid para ganhar experiência, o belga não apenas se tornou incontestável debaixo das traves, como também é um dos maiores ídolos da torcida colchonera. E, pela terceira temporada consecutiva, permanecerá no Vicente Calderón por empréstimo.

A renovação do contrato acaba sendo benéfica para todos. Courtois continua tendo ritmo de jogo e fazendo seu nome em uma temporada importante, às vésperas de uma Copa do Mundo que deve contar com a Bélgica. O Atlético de Madrid segue com um goleiro de primeiríssimo nível, pronto para disputar a Liga dos Campeões. E o Chelsea continua apostando em sua promessa, enquanto Cech não dá mostras que largará a camisa 1.

O próprio Courtois expressou seu contentamento com a permanência: “Estou muito feliz porque era isso que queria. Eu sempre disse que pretendia permanecer no Atlético e fazer parte do elenco em uma competição como a Liga dos Campeões, depois de nos classificarmos de uma maneira brilhante. Estou apenas pensando em aproveitar o incrível apoio que temos e espero que possamos continuar a dar aos torcedores muitas felicidades”.

E essa alegria não é para menos. Courtois foi apontado como o melhor goleiro de La Liga 2012/13 de maneira bastante justa. Das 37 partidas em que atuou, o arqueiro passou os 90 minutos invicto em 20. Além disso, manteve média de 0,78 tentos sofridos, a menor da competição, que lhe rendeu o Troféu Zamora. Preciso nas bolas aéreas, ainda conta com ótimos reflexos e boa envergadura.

O grande marco da passagem de Courtois pelo Atlético, porém, aconteceu na decisão da Copa do Rei. O goleiro foi o melhor em campo no jogo em que, mais do que o título, garantiu a quebra de jejum de 14 anos contra o Real Madrid. O belga fez defesas importantíssimas durante o tempo normal e verdadeiros milagres na prorrogação. Não por menos, colocou seu nome entre os grandes arqueiros da história dos colchoneros.

Pelo que tem feito e pela ótima relação com a torcida, não surpreenderá se o belga renovar seu empréstimo por mais algumas vezes com o Atleti. Cech não dá mostras de queda de desempenho e Courtois está em casa em Madri. Quando voltar a Stamford Bridge, tem tudo para ser mais do que apenas um goleiro pronto para posição: aos poucos, já se coloca entre os melhores do futebol europeu.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo