A realizou nesta sexta-feira o sorteio das semifinais. Barcelona e Sevilla realizarão o confronto de maior peso. Enquanto isso, o Bilbao medirá forças com o surpreendente Levante, que pela segunda vez em sua história chega entre os quatro melhores da competição. Aos bascos, parece o caminho facilitado para que o time dispute duas finais do torneio num intervalo de duas semanas.

A final da Copa do Rei de 2020, entre Athletic Bilbao e Real Sociedad, está marcada para 4 de abril. Existia a intenção de realizar o basco com público, o que não deve acontecer. A decisão da atual temporada ficará para 17 de abril. Assim, os Leones terão a chance de emendar dois troféus da mesma competição num intervalo mínimo.

Para tanto, ainda precisarão passar pelo Levante. Os valencianos eliminaram o nas quartas de final e fazem uma campanha em La Liga superior à do Athletic neste momento. Os Granotas não eram semifinalistas da Copa do Rei desde 1935. Athletic e Levante se enfrentaram apenas uma vez pela Copa do Rei, em 1946/47, com a classificação dos bascos às quartas de final – em tempos nos quais eram potência no país. Desta vez, o favoritismo também pende aos Leones, especialmente pelo nível recente apresentado com Marcelino García Toral.

Já Barcelona e Sevilla possuem um histórico bem mais amplo pela Copa do Rei. São 28 encontros, com 19 vitórias dos catalães e seis dos andaluzes. As ocasiões mais importantes são recentes, com as vitórias blaugranas nas finais de 2016 e 2018. Pelas semifinais, houve apenas um antecedente, com os barcelonistas se dando melhor em 1919.  No atual momento, os dois times estão separados por apenas um ponto na tabela de La Liga.

Diferentemente das fases anteriores, as semifinais da Copa do Rei acontecem em jogos de ida e volta. Os primeiros confrontos acontecem em 10-11 de fevereiro, em Sevilha e Bilbao. Já a volta, em 3-4 de março, ocorrerá em Barcelona e Valência.