ArgentinaEspanha

Melhor do mundo, Messi já brilha em campo há uma década

Apesar de jovem, Lionel Messi já tem uma trajetória relativamente longa no futebol. Melhor do mundo nos últimos quatro anos, o argentino fazia sua estreia no time profissional do Barcelona há exatos 10 anos, em amistoso contra o Porto, no Estádio do Dragão, em jogo que marcava a abertura da nova casa do clube português. Vestindo a camisa 14, com apenas 16 anos de idade, o craque entrou no lugar de Fernando Navarro aos 30 minutos do segundo tempo e pouco pode fazer para evitar a derrota por 2 a 0 do clube catalão para os lusitanos. Tudo bem, afinal o jogador teria ainda muito tempo para mostrar sua genialidade e triunfar com os blaugranas.

De lá para cá, foram 327 gols em 395 jogos pelo Barça. Em 2012, viveu seu ápice, marcando 91 gols e quebrando o recorde de tentos em um ano, antes pertencente a Gerd Müller, com 85. Mais recentemente, quebrou a marca de Diego Maradona na seleção argentina. O antigo camisa 10 balançou as redes 34 vezes pela Albiceleste, e Messi já soma 37 gols por seu país.

O barcelonista sempre mostrou muito potencial, e seus números sempre estiveram em ascensão. Ainda assim, um momento foi essencial para que Messi se tornasse o que é hoje. Sob o comando de Pep Guardiola, o argentino mudou de posição e de função no Barça, e foi a partir daí que os recordes começaram a ser batidos.

Mais recentemente, o camisa 10 do Barcelona passou a sofrer com lesões, o que nunca havia sido um problema antes em sua carreira. Esses problemas físicos afastaram o argentino dos jogos derradeiros da temporada passada e de maior parte das partidas do começo desta. Além disso, estão comprometendo sua briga pela quinta Bola de Ouro consecutiva. Os números de Messi caíram, e enquanto isso, Cristiano Ronaldo, Franck Ribéry e Zlatan Ibrahimovic estão voando em campo.

O autêntico fã de futebol é, inevitavelmente, fã de Messi. O mundo torce para que o argentino se recupere, especialmente por causa da disputa da Copa do Mundo no ano que vem. Se o problema com as lesões for superado, tudo indica que podemos contar com mais dez anos de gols, títulos, recordes e lances inacreditáveis, que foi o que vimos em sua já longa carreira até agora.

Barcelona recorda, em vídeo, dia da estreia de Messi:

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo