O Barcelona não fez uma grande exibição neste domingo, ao derrotar o lanterna Levante por 2 a 0. Independente disso, a vitória já valeu bastante em números. O duelo na Comunidade Valencia marcou o 100º jogo oficial de Luis Enrique no comando da equipe. E valeu um recorde. Sem perder desde o encontro com o Sevilla em outubro, os blaugranas acumulam 28 partidas de invencibilidade, igualando a maior marca de sua história, registrada por Pep Guardiola na campanha de 2010/11. Em ambas as sequências, o atual comandante dos catalães consegue ser superior ao seu antecessor.
Ao longo dos 28 jogos consecutivos, as estatísticas de 2010/11 e 2015/15 são praticamente idênticas. O Barcelona ganhou 23 vezes e empatou seis em ambas as ocasiões. Enquanto isso, a defesa sofreu míseros 14 gols, média de 0,5 por apresentação. Só que o ataque consegue ser ligeiramente superior: são 86 do trio MSN contra 85 no período antecedente. Luis Suárez, Messi e Neymar anotaram sozinhos 65 desses tentos – e 30 apenas o uruguaio, contra 18 do argentino e 17 do brasileiro. Considerando que o próximo compromisso do Barça acontece diante do frágil Valencia, na já decidida semifinal da Copa do Rei, as chances de ampliarem a façanha são consideráveis.

Além disso, Luis Enrique superou Guardiola como o técnico com mais vitórias ao bater a casa de 100 partidas oficiais. O atual comandante ganhou 80 compromissos, contra 71 de seu antecessor, além de ter sofrido uma derrota a menos, nove contra dez. O mais impressionante, contudo, é o abismo entre os dois no total de gols marcados. Enquanto a equipe de Guardiola balançou as redes 242 vezes (incluindo neste caminho os seis títulos erguidos em 2009), o time de Luis Enrique anotou 282 tentos – sendo 203 (71%) assinados pelo trio de ataque.
Obviamente, há ponderações diante do que se compara. Guardiola precisou realizar um trabalho de renovação mais delicado, mudando principalmente a mentalidade da equipe. Contudo, Luis Enrique também demonstra os seus méritos, especialmente pela maneira como superou a crise criada em torno de si nos primeiros meses, arrancado o máximo de seus craques na linha de frente e tornando os blaugranas mais avassaladores do que nunca.
Claro que contar com três jogadores muito acima da média na linha de frente ajuda bastante, além de outras tantas referências nos demais setores. Mas, ainda que os números às vezes não signifiquem tanto, desta vez ajudam a dimensionar a excelência atingida pelo time de Luis Enrique nesta temporada. A história, contudo, se conta com títulos. E este permanece como o principal objetivo dos blaugranas.
En sus primeros 100 partidos con el Barça:
> L.Enrique: 80PG, 11PE, 09PP, 282GF y 72GC
> Guardiola: 71PG, 19PE, 10PP, 242GF y 76GC— MisterChip (Alexis) (@2010MisterChip) February 7, 2016



