Madri colchonera, Arsenal, Roma e derrotas de Manchester
Arsenal e Roma lideram os seus campeonatos nacionais. Não, não voltamos ao início do século XXI, quando os dois disputavam títulos. Estamos mesmo em 2013. Precisamente, na temporada 2013/14 e após as rodadas iniciais, os dois times estão no topo. As vitórias desses dois times confirmaram a boa fase, que não se sabe o quanto irá durar, mas como um relacionamento amoroso, é preciso aproveitar enquanto está bom.
Mas se a vida está boa para Arsenal e Roma, não se pode dizer o mesmo dos dois times de Manchester. Derrotas que colocaram os dois times em posições inesperadas na tabela, ainda que estejamos no início da temporada. A coisa está feia também em Madri, onde o primo rico recebeu o primo pobre e viu o Atlético de Madrid sair de campo com coxinhas e canapés no bolso e deixando o anfitrião com aquela cara sem graça. Tem ainda golaços e lambanças nesse fim de semana que teve brasileiro brilhando, volta de Suárez e muito mais:
O jogão
Swansea 1×2 Arsenal
O jogo entre os Swans e os Gunners foi, como esperado, de muito toque de bola. Os dois times tentaram jogar, trabalhar a bola, mas o que se viu foi um Arsenal melhor, mais seguro e mais eficiente. Destaque para a participação de Aaron Ramsey, que marcou um golaço e foi um dos melhores do jogo. O jovem Serge Gnabry, de 18 anos, também foi bem e marcou um gol na sua estreia como titular. O Arsenal é líder da Premier League depois de seis rodadas. O Seansea é o 13º colocado.
A goleada
Roma 5×0 Bologna
Roma, seis jogos, seis vitórias, com direito a dois gols de Gervinho, sendo um deles um golaço. O time do técnico Rudi Garcia está irresistível na Serie A até aqui. As boas atuações dos jogadores de frente e a segurança que Mhdi Benatia conferiu atrás fizeram da equipe muito mais forte. Está com jeito de time que brigará em cima.
O vexame
Manchester United 1×2 West Bromwich
Tudo bem que o Manchester United não começou bem a Premier League e tudo mais, mas daí a perder do West Brom em casa era um pouco demais. Robin van Persie começou a partida no banco e o time de David Moyes apresentou um futebol longe, muito longe do que se espera de um dos favoritos ao título. A pressão já começa a ficar forte para que o time ao menos jogue mais, porque até aqui o desempenho é ridículo e o time é só 12º colocado.
O clássico
Real Madrid 0x1 Atlético de Madrid
Clássico e clássico e vice-versa, já diria o poeta da bola, Jardel. Mas nesse caso, a vitória foi muito significativa. Eram 14 anos sem vencer o rival pelo Campeonato Espanhol. A última vitória tinha sido em 29 de outubro de 1999, também no Santiago Bernabéu, 3 a 1. Desde então, 23 jogos até a vitória por 1 a 0 deste sábado, com grande atuação de Diego Costa, brasileiro e autor do gol da vitória. Isso depois de quebrar o tabu de não vencer o rival por nenhuma competição, justamente no mesmo Santiago Bernabéu, na final da Copa do Rei da última temporada. Os colchoneros estão fazendo a festa na casa dos merengues.
A virada
Aston Villa 3×2 Manchester City
Depois de dar uma goleada histórica no arquirrival de Manchester, o City foi visitar o Aston Villa e acabou dançando o vira. Marcou com Yayá Touré, sofreu o empate de Karim El Ahmadi, fez mais um gol Edin Dzeko, mas acabou sucumbindo no segundo tempo com gols de Leandro Bacuna e Andreas Weimann. E o time amarga o sexto lugar na tabela, 11 pontos, quatro atrás do Arsenal, que é o líder.
O craque
Luis Suárez
Sunderland 1×3 Liverpool
O uruguaio voltou com tudo. Dois gols e uma ótima atuação ao lado de Daniel Sturridge, que fez um gol e os passes para os dois gols do companheiro. A dupla de ataque promete e Suárez, que ficou próximo da artilharia na última temporada, mostrou que chegou para brigar de novo. Será que com o Liverpool brigando no topo? Os Reds estão em segundo, com 13 pontos, dois atrás do Arsenal.
O brasileiro
Hulk
Zenit 4×2 Spartak Moscou
Hulk foi o principal nome do Zenit na vitória por 4 a 2 sobre o Saparak Moscou. Fez um gol, fez o passe para outro e foi um dos melhor da partida. O atacante está fazendo valer o alto investimento feito pelo time de São Petesburgo. Confira o golaço do brasileiro e os gols do Zenit na partida:
O golaço
Robert Lewandowski
Borussia Dortmund 5×0 Freiburg
O polonês pode estar em rota de colisão com a diretoria do clube aurinegro, mas o golaço que ele fez no fim de semana é para deixar os torcedores do time bem felizes. Ele recebeu dentro da área e deu um toque sutil sobre o goleiro para marcar o terceiro gol da equipe. Confira os gols da partida e o golaço de Lewandowski:
A lambança
Ryan Donk
Kasimpasa 0x2 Eskisehirspor
Estar com atenção o tempo todo é o básico para quem pensa em ser zagueiro. Ryan Donk, do Kasimpasa, não percebeu que a bola não saiu e abandonou o lance, já procurando a bola para recolocar em jogo. Só que não só a bola não saiu como ele deixou o atacante sozinho para avançar pela esquerda e cruzar para o gol de Dimansy Kamara. E o time perdeu por 2 a 0. Que dureza…