Espanha

Mesmo ‘mal’, Lewandowski já pode ultrapassar duas lendas do Barcelona

São 48 gols de Robert Lewandowski pelo Barcelona, número que o fez passar Ronaldo Fenômeno, empatar com David Villa e se aproximar de Thierry Henry pelo Barça

Aos 35 anos, Robert Lewandowski, acompanhando o péssimo desempenho do Barcelona, não faz uma grande temporada. Iniciou devagar, sofreu uma lesão no tornozelo e chegou a uma seca de gols não vista desde que tinha 23 de idade, ficando seis jogos sem marcar. O experiente polonês soube dar a volta por cima e tem melhorado o desempenho. Nas últimas 10 partidas, soma seis bolas nas redes, incluindo uma no empate em 3 a 3 com o Granada, no último final de semana, gol que o fez superar grandes nomes da história do clube catalão.

Ronaldo Fenômeno, eleito melhor do mundo pela Fifa pelo Barcelona em 1996, ficou para trás na lista de artilheiros, Lewandowski chegou ao 48º gol em 78 partidas com a camisa azul grená e agora empatou com David Villa, outra lenda do clube e titular naquele mágico Barcelona de 2011, campeão da Champions League com Pep Guardiola. O polonês está a um tento de igualar Thierry Henry, mais um ídolo e vencedor da Europa com Guardiola, mas em 2009.

Lewa ainda tem média (0,61) superior a do espanhol, que precisou de 120 jogos para bater os 48 tentos, e de Thierry, que jogou 121 vezes, ambos com 0,40 gol por jogo. Vale apontar que os dois citados eram apenas coadjuvantes para que Lionel Messi, maior artilheiro da história dos Culés com 672 gols, brilhasse.

O polonês ainda ostenta um número impressionante. Neste século, apenas Samuel Eto'o e Luis Suárez conseguiram chegar a 48 gols mais rápido que Robert, ambos em 68 partidas. Atrás de Lewa está o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que alcançou a marca em 108 jogos.

Na atual temporada, Lewandowski chegou aos 15 gols em 32 partidas. Eles se somam aos 33 da temporada passada, quando foi o artilheiro na campanha do título de La Liga.

Nem ao menos com um título deve terminar a temporada de Lewa. O Barcelona já caiu na Copa do Rei e tomou um baile do rival Real Madrid na final da Supercopa da Espanha, enquanto em La Liga o título, encaminhado aos Merengues, é quase impossível. A única possibilidade (remota) é a Champions League, competição que enfrentará o Napoli nas oitavas de final.

Vale citar que o contrato do centroavante vai até junho de 2026. Ou seja, serão mais dois anos do camisa nove nos Culés. No entanto, pela idade e possíveis questões físicas, é difícil imaginar que Robert Lewandowski mantenha uma alta média de gols que o coloque entre maiores artilheiros da história do clube. Comparando-o com os principais centroavantes da última década, Karim Benzema e Suárez deixaram o mais alto nível de futebol (a Europa) com 35 anos, a idade atual do polonês, enquanto Cristiano Ronaldo é a exceção, pois só foi para Arábia Saudita com 37.

Os clubes onde Lewandowski mais marcou gols na carreira

  1. Bayern de Munique – 344 gols
  2. Borussia Dortmund – 103 gols
  3. Barcelona – 48 gols
  4. KKS Lech Poznan – 41 gols
  5. Znicz Pruszkow – 21 gols

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Os maiores artilheiros da história do Barcelona

Na história de 124 anos do Barcelona, apenas 21 jogadores ultrapassaram 100 gols. Além do líder Messi, a lista de maiores artilheiros ainda tem no pódio César Rodríguez, segundo (230) e Suárez, terceiro e contemporâneo do argentino (198).

  1. Lionel Messi – 672 gols
  2. César Rodríguez – 230 gols
  3. Luis Suárez – 198 gols
  4. Ladislao Kubala – 194 gols
  5. Josep Samiter – 187 gols
  6. Josep Escolà – 158 gols
  7. Paulino Alcántara – 130 gols
  8. Samuel Eto’o – 130 gols
  9. Rival – 130 gols
  10. Ángel Arocha – 127 gols
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo