Espanha

‘Entendo perfeitamente’: Lewandowski comenta saída de Xavi do Barcelona

Lewandowski admite momento irregular do Barcelona e se solidariza com Xavi após decisão do técnico de deixar o clube ao final da temporada

O Barcelona volta a campo neste domingo (11), às 17h (horário de Brasília), para enfrentar o Granada, no Estádio Olímpico Lluís Companys, em jogo válido pela 24ª rodada de LaLiga. Antes da bola rolar, Robert Lewandowski concedeu entrevista ao  jornal “Sport 48” e quebrou o silêncio sobre o assunto que mais movimentou o clube catalão nas últimas semanas: a eminente saída de Xavi Hernández do comando técnico da equipe culé.

No dia 27 de janeiro, Xavi anunciou que não vai seguir como treinador no Barcelona na próxima temporada. Após a derrota por 5 a 3 para o Villarreal, o técnico de 44 anos revelou que tomou a decisão de não cumprir seu contrato até o fim com o time catalão (vai até meio de 2025). Duas semanas depois do pronunciamento do ex-meia, Lewandowski foi questionado sobre o tema. O atacante polonês expôs o mau momento do Barça e disse compreender perfeitamente a escolha do comandante.

– Se você é jogador ou treinador do Barcelona você sofre muita pressão, é normal. O momento é muito difícil, não só para os jogadores, mas também para Xavi. Eu entendo o que isso significa para ele: ele é do Barça, ex-jogador, agora treinador… Do ponto de vista emocional é muito difícil para Xavi e eu o entendo perfeitamente. Não só para ele, mas para sua família também. Agora o melhor é que nos concentremos nesta temporada porque ainda podemos vencer com Xavi -, afirmou Lewandowski.

Ainda sobre a irregular temporada do Barcelona, Lewandowski traçou um comparativo com o 2022/23 do clube. Para o atacante polonês, a saída de jogadores experientes aliada a chegada de jovens ainda em processo de evolução (e maturação) é um dos fatores que ajuda a explicar a queda de rendimento da equipe de Xavi neste ano.

– É difícil explicar numa só palavra, são muitas coisas. Também temos uma equipa um pouco diferente da do primeiro ano, menos jogadores experientes, agora com muitos jogadores jovens e claro, eles têm muito potencial, muito talento, mas no final você também precisa de experiência e com esse time você precisa de um pouco de tempo para jogar bem ou melhor.

A situação do Barcelona em LaLiga e na Champions

O Barcelona emplacou duas vitórias consecutivas em LaLiga e conseguiu reassumir a 3ª colocação. A equipe catalã soma 50 pontos após 23 rodadas, com 15 vitórias, cinco empates e três derrotas. São 47 gols marcados e 30 sofridos. Líder do certame, o Real Madrid tem 58 pontos, enquanto o 2º lugar Girona acumula 56.

Na Champions League, o Barça assegurou a liderança do Grupo H e terá a vantagem de decidir o confronto de oitavas de final em casa. O adversário será o Napoli, e a partida de ida ocorre no dia 21 de fevereiro, em Nápoles.

Confira outras respostas de Lewandowski

Ainda possível buscar o título de LaLiga?

– Muitas coisas podem acontecer. Agora temos menos de seis pontos no Girona e oito no Madrid, mas temos muitos jogos. O Real Madrid também e eles podem perder muitos pontos, mas a primeira coisa é nós jogarmos muito melhor e vencer todos os jogos. Se isso acontecer, teremos chances na Liga.

Seu atual momento

– Estava num momento difícil porque não tive muitas oportunidades para marcar e a nível defensivo sofremos muito. A nível ofensivo, não só para mim, mas para toda a equipa, foi difícil estar em alto nível, mas em equipe vamos trabalhar.

Jovens do elenco

– Têm muito futuro, mas precisam de um pouco mais de tempo, é normal. Vocês têm qualidade e talento, o que é importante, embora seja normal que aos 16 anos a mentalidade seja um pouco diferente quando você tem 22, 23 ou 25 anos. É normal, isso acontece no mundo todo, não só no futebol. Outra coisa é se você tem 16 ou 17 anos e joga no time principal do Barcelona, ​​estando em um nível superior. É muito difícil.

Próximos jogos do Barcelona

  • Barcelona x Granada – LaLiga – 11/02
  • Celta de Vigo x Barcelona – LaLiga – 17/02
  • Napoli x Barcelona – Champions League – 21/02
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo