‘Corram como animais ou não vamos ganhar’: Xavi (finalmente) perdeu a linha com o Barcelona
Xavi perdeu a linha e falou que se jogadores do Barcelona 'não correrem como animais', tudo estará perdido na temporada -- e talvez ele tenha razão

O Barcelona venceu o Almería por 3 a 2 na última quarta-feira (20), mas nada disso importou para o técnico Xavi Hernández. O treinador vinha de seguidos discursos otimistas e brandos, falando sobre como lesões atrapalhavam seu time, sobre como o Barça ainda nutria chances de ser campeão de La Liga. Mas a paciência (finalmente, talvez) acabou. Não há mais Xavi bonzinho para os jogadores culés.
Pelo contrário. Talvez pela primeira vez desde que assumiu o comando técnico do time onde se consagrou como jogador, Xavi perdeu a linha na entrevista coletiva. Esbravejou, cobrou e se mostrou completamente insatisfeito. O resultado, que devolveu ao Barcelona a terceira colocação no Campeonato Espanhol, não foi nem de longe suficiente para conter a fúria do treinador.
— Essa é uma partida que deveria ter terminado 2-0 ou 3-0… Mas o time não tem o espírito que mostrou na temporada passada, nem a agressividade. É inaceitável. Corram como animais ou não há chance de vencer. Lute por cada bola ou não ganharemos nenhum título nesta temporada — esbravejou o treinador após o jogo, com claro foco em todos os jogadores do Barcelona.
Xavi não quer nem ouvir falar em falta de sorte do Barcelona
Um descontrolado Xavi não parou por aí suas críticas. A ótima atuação do goleiro do Almería, o português Luís Maximiano, não poderá ser usada como desculpa por nenhum jogador do Barcelona. O treinador fez questão de frisar que se a sorte não está ao seu lado, como alguns torcedores e parte do elenco afirmaram após a vitória, o trabalho árduo seria o que deveria restar aos atletas.
— É simples. Se a sorte não está chegando através do seu futebol, ela precisa chegar através da intensidade. Quero jogadores apaixonados, lutando por todas as bolas. Sempre, não apenas nas partidas que julgam mais importantes. Precisamos de paixão sempre, querer a bola sempre! — reclamou Xavi.
O treinador não se isentou de culpa na atual situação em campo do Barcelona. Segundo ele, novamente usando o termo ‘correr como animais', se os jogadores não estão com sede de jogar bola e não o fazem com intensidade, a culpa é dele próprio.
— Não pode ser que vocês não corram como animais, que não vão atrás de cada bola… não pode ser que vocês não deem tudo. É inaceitável, é culpa minha — concluiu.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Mesmo que Xavi não tenha gostado, vitória deu alívio ao Barcelona
Contando Champions League e La Liga, o Barcelona não vencia uma partida há três jogos, o que havia criado uma situação extremamente incômoda internamente. Por conta dos maus resultados, mesmo com um jogo a mais no momento, o Barça têm quatro pontos a menos do que o vice-líder Real Madrid e seis a menos do que o líder Girona, que ainda voltam a campo nesta semana.
A vitória contra o Almería, ao menos, serviu para colocar o Barcelona de volta no trilho dos triunfos. O clube agora volta a jogar pelo Campeonato Espanhol apenas em 4 de janeiro, quando enfrenta o Las Palmas. Antes disso, vai aos Estados Unidos, onde fará amistoso com objetivo unicamente financeiro diante do América do México.