La Liga

Xavi cancela treino do Barcelona antes do clássico contra o Real após acusações

Declarações de Gundogan após eliminação da Champions para o PSG criou clima ruim no vestiário do Barça

A quatro dias do El Clasico diante do Real Madrid, o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, cancelou o treinamento desta quinta-feira, alegando uma “atmosfera não benéfica para trabalhar”, segundo informações do portal AS. O clima ruim no vestiário do time teria sido motivado pelas declarações do volante Gundogan após a eliminação do clube espanhol das quartas de final da Champions League para o PSG. O time catalão foi derrotado em casa pelo placar de 4 a 1 e deu adeus à competição continental.

Gundogan não citou nomes ao criticar a postura do time em campo, mas fez menção ao lance da expulsão do zagueiro Ronald Araújo, que impediu uma ocasião clara de gol e acabou saindo do jogo mais cedo. Com um jogador a menos, o Barcelona não conseguiu se organizar em campo, e mesmo abrindo o placar no jogo de volta, acabou sofrendo quatro gols e sendo eliminado do principal torneio de clubes da Europa.

“Prefiro, claro, sofrer o gol lá e talvez dar um contra um ao atacante, mesmo que ele tenha jogado a bola bastante longe. Nem sei se ele conseguiu chegar à bola. Mas dar a ele a oportunidade, deixar nosso goleiro talvez nos salvar, ou até mesmo sofrer um gol, porque cair um homem e receber um cartão vermelho tão cedo, isso só mata o jogo”, disse Gundogan sobre a expulsão de Ronald Araújo.

Declaração de Gundogan criou clima ruim no Barcelona

Com a repercussão da fala do volante, a situação no vestiário do Barcelona ficou abalada, obrigando Xavi a optar pelo cancelamento do treino desta quinta-feira, e tendo que pensar em uma solução rápida para amenizar a situação, tendo em vista o confronto diante do Real Madrid, que acontece neste domingo (21), no Estádio Santiago Bernabéu.

O confronto vale muito, pois Real e Barça são respectivamente o líder e o vice-líder da La Liga. O duelo pode inclusive definir a competição, já que restam sete rodadas para o fim do campeonato, e o time madrilenho tem oito pontos à frente da equipe catalã. Sendo assim, acertar a desavença no vestiário é o principal objetivo de Xavi neste momento para tentar fazer seu elenco se concentrar neste importante clássico do próximo final de semana.

Não é a primeira vez que fala de Gundogan afeta elenco do Barcelona

Uma das possíveis soluções para o caso é pedir que Gundogan se desculpe com o grupo, assim como fez ano passado. Em outubro de 2023, o alemão também criticou a postura de seus companheiros após derrota para o Real Madrid por 2 a 1, alegando que o time deveria ter mais fibra e sentir mais “raiva” ao perder jogos deste calibre.

— Tem que se mostrar mais emoções quando se perde, quando sabe que pode jogar melhor, mas não vejo essa reação. Temos de dar um passo grande nesse aspecto. Se não for assim, o Real Madrid e até o Girona vão abrir (vantagem na tabela) – disse Gundogan na época.

Após o episódio, o volante precisou se explicar ao grupo, e ao que parece, o clima dentro do vestiário do Barcelona não vai normalizar enquanto não houver uma nova conversa entre a comissão técnica e os jogadores.

Por que Xavi cancelou o treino desta quinta-feira?

  • Gundogan criticou a postura do Barcelona na derrota para o PSG por 4 a 1, que culminou a eliminação do time catalão na Champions League;
  • O volante alemão citou o lance da expulsão de Ronald Araújo, alegando que o zagueiro poderia ter evitado fazer a falta, ao invés de levar o cartão vermelho;
  • A fala de Gundogan gerou uma repercussão negativa ao restante da equipe, e o clima ruim no vestiário fez com que Xavi cancelasse o treino desta quinta-fera;
  • O Barcelona encara o Real Madrid, fora de casa, no próximo domingo (21), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu.
Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo