La Liga

Há quase três meses sem perder, o Athletic Bilbao coloca sua boa fase a jogo contra a boa fase do Valencia

Athletic Bilbao é um dos destaques da temporada em La Liga e colocará sua boa fase para teste contra um Valencia que, recentemente, tem vencido e subiu na tabela

Talvez ninguém fizesse essa aposta no começo da temporada, mas neste sábado (20), ao entrarem em campo por La Liga, tanto Valencia quanto o Athletic Bilbao vão colocar para jogo suas boas fases e invencibilidades na competição. Sim, de níveis diferentes, mas não deixam de ser fases que entusiasmam o torcedor e séries invictas que mostram que o bom momento dos clubes não é obra do acaso — e que, por sinal, refletem bem em suas colocações na tabela de classificação do Campeonato Espanhol.

Invicto no Campeonato Espanhol há mais de um mês, quando perdeu em 8 de dezembro para o Getafe, o Valencia vem em uma inesperada boa fase após anos e mais anos lutando na parte de baixo na tabela de La Liga. São três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos e um salto para a oitava colocação no torneio, dando esperança aos torcedores de que uma vaga em competições europeias, mesmo que para a Conference League, possa ser uma realidade nesta disputa de segundo turno.

Melhor ainda está a situação do Athletic Bilbao, que na última rodada venceu o Derbi Basco contra a arquirrival Real Sociedad e chegou a uma sequência invicta para lá de respeitosa: desde 22 de outubro do ano passado o time dirigido por Ernesto Valverde não perde um jogo em La Liga e, com isso, chegou a uma honrosa terceira colocação — ainda que tenha um jogo a mais que o Barcelona — e já sonha com a classificação para a Champions League.

Equilibrar a defesa foi a chave para o Valencia entrar em boa fase em La Liga

A defesa foi uma preocupação e tanto para o Valencia no início do Campeonato Espanhol — não a toa, são 24 gols sofridos nos primeiros 20 jogos disputados em La Liga. Mas foi justamente o encontro de um equilíbrio maior no sistema defensivo que fez o time alvinegro se encontrar e escalar a tabela rumo à briga pela vaga nas competições europeias secundárias — a Champions League, hoje, não chega nem a ser um sonho dada a diferença de pontos grande para o Barcelona, atual quarto colocado na tabela.

Após a goleada por 5 a 1 sofrida diante do Real Madrid, ainda em novembro do ano passado, o Valencia passou a tomar menos gols e, com isso, conseguiu voltar a vencer. De lá para cá foram apenas duas derrotas, diante de Girona e Getafe, 2 a 1 contra o primeiro adversário e 1 a 0 contra o segundo. Neste meio tempo, por exemplo, conseguiu segurar um empate em 1 a 1 contra o poderoso Barcelona e muito por conta da boa atuação defensiva do time.

Um dos nomes de destaque do Valencia nesta boa sequência tem sido o do meio-campista Pepelu, comprado no começo desta temporada do arquirrival local Levante, que atualmente disputa a segunda divisão da Espanha. O meia, que tem como principal característica seu bom posicionamento e o fato de estar sempre presente nos dois lados do campo, tem contribuído com gols e é o vice-artilheiro do time no Campeonato Espanhol, com quatro gols — o atacante Hugo Duro é o artilheiro, com oito redes balançadas na atual edição de La Liga.

O Athletic Bilbao quer acabar com a boa fase do Valencia usando… sua boa fase

Quatro vitórias consecutivas em La Liga, triunfo em clássico contra o maior rival na última rodada e praticamente três meses sem perder um jogo. As credenciais do Athletic de Bilbao no momento pelo Campeonato Espanhol assustam por si só, mas a bola que o time vem jogando em seus últimos jogos é seu maior destaque atual. E é isso que o clube basco coloca em campo para cortar as asas do Valencia e alimentar seu sonho de retornar à Champions League.

Sem nenhuma competição europeia nesta temporada, o time tem dividido seu tempo apenas entre La Liga e Copa do Rei, o que facilita na disputa direta contra seus principais adversários na luta por uma vaga na Champions League — no momento, Barcelona e Atlético de Madrid, que além das competições citadas ainda dividem seu tempo com o próprio torneio europeu e disputaram, na semana passada, a Supercopa da Espanha na Arábia Saudita. Por isso, o Bilbao pode contar com mais fôlego neste sprint final de Campeonato Espanhol.

A equipe bem equilibrada que Ernesto Valverde montou tem sido chave para que o Athletic Bilbao siga vencendo seus compromissos. Contra a Sociedad, como será contra o Valencia, não poderá contar com seu artilheiro Iñaki Williams, que disputa a Copa Africana de Nações por Gana, país que escolheu defender em detrimento à Espanha. Mas não tem problema: Gorka Guruzeta, apesar de viver um pequeno jejum, tem os mesmos oito gols, e os meio-campistas do esquema de Valverde, como Nico Williams, irmão de Iñaki, Álex Berenguer e Oihan Sancet, também têm marcado gols. Não a toa, o Athletic vive sua melhor fase recente e sonha alto.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo