Iñaki Williams trocou a Espanha por Gana e está mais que satisfeito: ‘Tenho o que não podia ter antes’
Ídolo do Athletic Bilbao, Iñaki Williams disputará sua primeira Copa Africana de Nações por Gana após estrear na Copa do Mundo
Com 401 jogos e 94 gols em 10 temporadas, Iñaki Williams é um dos ídolos do Athletic Bilbao. Nascido e criado no país basco, o atacante sonhou em representar as cores da seleção da Espanha. E assim o fez, mas nas equipes de base e apenas um amistoso pelo time principal. Em meio a esse cenário, o jogador tomou a decisão de representar as cores da nação de seus pais: Gana.
E a troca de La Roja pelos Black Stars não poderia tê-lo deixado mais satisfeito. Quem garante isso é o próprio Iñaki, que concedeu uma entrevista ao jornal espanhol Marca antes de sua estreia na Copa Africana de Nações. A Seleção Ganesa enfrenta Cabo Verde neste domingo (14), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Felix Houphouet-Boigny, na Costa do Marfim. A chave também é composta por Egito e Moçambique.
Inaki Williams ?? pic.twitter.com/gm6Q7QV9TL
— Shaban Mohammed (@ShabanMo9) January 10, 2024
Essa será a segunda competição de renome a nível de seleções na carreira de Williams. Isso porque o atacante do Bilbao esteve a serviço de Gana na última Copa do Mundo, quando acabou sendo eliminado ainda na fase de grupou. Agora, a expectativa do jogador de 29 anos é ajudar o país a ir bem mais longe na Copa de Nações Africanas, e quem sabe, levantar o caneco:
“É um desafio. Como todo atleta quero vencer, lutar por isso e fazer bem as coisas. Eu sei que muitas pessoas vão cuidar de mim. Gana é um time que pode não estar entre os favoritos, mas sempre esteve lá, indo muito longe, e queremos fazer grandes coisas. Somos candidatos. Pela história, (Gana) é um dos que mais tem Copas Africanas de Nações e temos uma grande equipe, grandes jogadores com muito talento, jovens que estão em plena ascensão e queremos muito competir no campo de jogo”.
Iñaki Williams, da Espanha para Gana
Após passagens pelas seleções de base da Espanha, Iñaki Williams estreou por La Roja principal em 2016, num amistoso contra Bósnia. Contudo, o atacante do Athletic Bilbao não recebeu novas chances no país. Por conta disso, em julho de 2022, ele decidiu que iria defender as cores de Gana, que havia se classificado para o Mundial no Qatar e prometia sequência entre os titulares:
“A Espanha não aconteceu, tive que tomar uma decisão e não me arrependo nem um pouco de ter escolhido jogar por Gana. Tudo o que essa seleção me dá a nível pessoal, a Espanha não me poderia dar. Você não precisa olhar para trás, mas para o presente e o futuro e o que está por vir é incrível”.
Dito e feito. Iñaki jogou os três jogos da campanha da Seleção Ganesa na Copa do Mundo de 2022. Entretanto, o desempenho do atacante não foi de tanto brilho, já que ele apenas concedeu uma assistência em sua participação. Em seguida, o atleta do Athletic Club foi convocado pelos Black Stars para amistosos, Eliminatórias Africanas para o próximo Mundial e o Qualificatório para a Copa Africana de Nações.
Football star Inaki Williams explains how he intends to make a difference for Ghana at AFCON in Côte d'Ivoire. He was born in Spain to Ghanaian parents and had played for the Spanish national team. The forward is in Ghana's squad at the Africa Cup of Nations pic.twitter.com/2CXiM9ycLA
— TRT Afrika (@trtafrika) January 10, 2024
Uma curiosidade digna de nota é que o irmão de Williams, Nico, também atua pelo Athletic Bilbao e é convocado pela Seleção Espanhola. Com contrato até 2028, o jogador de 29 anos quer manter a parceria familiar no país Basco, enquanto orgulha seus pais por Gana, que busca o título da Copa de Nações Africanas para quebrar um jejum.
Os Black Stars são tetracampeões do torneio (1963, 1965, 1978 e 1982). Entretanto, a Seleção Ganesa não tem se dado bem nas últimas finais da Copa Africana de Nações que chegou. Os vices em 1992, 2010 e 2015 ficaram engasgados na garganta de todos os torcedores. Por isso, Iñaki Williams espera fazer a diferença para desbancar os favoritos e terminar a edição de 2024 com a taça.
Inaki Williams and Ernest Nuamah both love the phone @TecnoMobileGH! ?#BlackStars | #AFCON2023 | @Williaaams45 | @Nana_Nuamah10 pic.twitter.com/wESX7PSGQv
— ?? Black Stars (@GhanaBlackstars) January 11, 2024