La Liga

Real Madrid reage no segundo tempo, vira sobre Real Sociedad e mantém liderança de La Liga

Após sair perdendo na etapa inicial, Real Madrid de Ancelotti virou para cima da Real Sociedad com gols de Valverde e Joselu

O Real Madrid sofreu, saiu perdendo o primeiro tempo, mas teve forças para virar na etapa final e vencer a Real Sociedad, por 2 a 1, neste domingo (17), no estádio Santiago Bernabeu. Ander Barrenetxea foi o responsável por abrir o placar, enquanto Fede Valverde e Joselu deram um jeito de manter a invencibilidade e a liderança dos Merengues em La Liga.

Com 15 pontos em cinco rodadas, o Real tem vantagem de dois em cima do rival Barcelona e cinco do Athletic.

Cheio de chances, Real Madrid e Sociedad fazem grande primeiro tempo, com vantagem do visitante

O técnico italiano Carlo Ancelotti montou seu 4-3-1-2 característico desse início de temporada, com o meia Bellingham atrás dos atacantes Rodrygo e Joselu (substituindo novamente o brasileiro Vinicius Júnior, machucado). Pelo lado visitante, Imanol Alguacil manteve o 4-3-3 com a mesma escalação que venceu o Granada na rodada anterior – o que foi o primeiro triunfo do time na temporada.

A Sociedad apostou na pressão nos minutos iniciais no Santiago Bernabeu, obrigando o Madrid a apostar em lançamentos (ou chutões mesmo) para sair do campo de defesa. Quando conseguiu uma falta no meio-campo fugiu dessa pressão e criou boa chance. David Alaba subiu ao ataque como um atacante, tabelou com Bellingham e, dentro da área, chutou em cima de Álex Remiro. O bandeirinha, porém, pegou posição irregular no começo da jogada.

No momento que conseguiu ter a bola e roda, ainda com quatro minutos, os visitantes criaram uma linda jogada, da defesa ao ataque, chegando em Takefusa Kubo pela direita, que cruzou na medida para Barrenetxea chutar, exigir defesa de Kepa e completar às redes no rebote, com requintes de crueldade, pois o goleiro tocou na bola novamente.

Mais consistente no jogo, a Sociedad equilibrava a posse e conseguia encontrar espaço às costas dos volantes. Assim que a bola chegou em Kubo, que cortou para o meio e bateu colocado, sem chances para Kepa. Mas a bola triscou em Mikel Oyarzabal, impedido no lance, anulando o gol. Na sequência, foi a vez de Brais Méndez arriscar de longe e a bola passou pertinho da trave de Kepa.

A partir dos 15 minutos, o Real soube lidar melhor com o jogo e conseguiu tomar o controle da partida. Com isso, criou três grandes chances praticamente em sequência. Primeiro, Joselu, praticamente com o gol aberto, parou no travessão e depois em Remiro, que ainda defenderia outra tentativa de Daniel Carvajal.

Antes dos 30, ainda dominando a partida e evitando qualquer ataque do time visitante, o Rodrygo aproveitou o vacilo de Robin Le Normand e fez Remiro intervir de novo. Kubo, uma das poucas alternativas após o bom início, apareceu de novo pela esquerda e chutou forte para Kepa soltar nos pés de Barrenatxea, que chutou por cima do gol. O japonês aparecia de novo para criar grande chance, desperdiçada por Mikel Merino, em cabeceio quase na pequena área.

Os minutos que seguiram até o fim da etapa inicial foram de uma posse ineficiente do time de Ancelotti e muita velocidade do lado da equipe de San Sebastián, tentando apostar nos contra-ataques pelos lados do campo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Valverde desequilibra no início e Joselu vira para o Real

O Real Madrid veio para o segundo tempo a fim de empatar e precisou de apenas 40 segundos para isso. Federico Valverde saiu do campo de defesa para o ataque e lançou Rodrygo vem aberto pela esquerda. O brasileiro deu para Fran Garcia, que em ultrapassagem tocou para trás e novamente Valverde apareceu para mandar uma bomba, explodindo na trave e indo para o gol.

Nos minutos seguintes, a Sociedad tomou conta da posse e não viu espaços na defesa merengue. O Madrid, no raro momento que pressionou o visitante após empatar a partida, conseguiu virar. Construindo desde a defesa, Fran García recebeu pela esquerda do ataque e ninguém o pressionou, carregando e cruzando na medida para Joselu testar, tirando totalmente de Remiro.

Diferente do que foi o primeiro tempo, cheio de chances e com a Sociedad dando velocidade no contra-ataque, os 45 minutos finais foram de menor espaço e do time de Alguacil, dominando a posse, com dificuldades em criar na fechada defesa do Madrid.

O Real apostava na velocidade e quase ampliou com o craque Bellingham. O inglês, artilheiro do time com cinco gols, apareceu sozinho na área para dar um peixinho e Remiro salvar de novo.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo