Real Madrid terá reunião com Ancelotti para tratar sobre seleção brasileira
Início da temporada tem tradição reunião entre presidente do clube e o técnico para fazer o planejamento da temporada e futuro do técnico com a Seleção será um dos tópicos
As incertezas em relação ao futuro de Carlo Ancelotti no Real Madrid serão pauta de uma reunião entre o técnico e o presidente do clube, Florentino Pérez, nesta segunda-feira. A CBF, na figura do presidente Ednaldo Rodrigues, afirmou que o italiano assumirá o cargo de técnico da seleção brasileira para a Copa América, que acontece em junho de 2024. A reunião tratará ainda de outros assuntos, como o planejamento para a temporada, incluindo transferências e a forma de jogar.
A reunião é tradicional entre o presidente do clube e o técnico após as férias. Estará presente também José Ángel Sánchez, diretor geral do clube. O trabalho no Centro de Treinamento de Valdebebas começa nesta segunda-feira, ainda não com os jogadores, mas com a comissão técnica. A maioria dos jogadores ganhará uma folga maior, por terem defendido as suas seleções em junho. Há, porém, muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas.
Ancelotti e a seleção brasileira: Real Madrid vai esclarecer situação
Como habitual, o presidente do Real Madrid e o técnico do clube irão se reunir para discutir questões estratégicas, como o plano para o mercado de transferências, especialmente a reposição de Karim Benzema. Também falarão sobre como o time pretende jogar, além da questão premente sobre o técnico e a seleção brasileira, já que houve um inesperado anúncio da CBF — nas palavras do presidente da entidade.
O tema da seleção brasileira é algo que tanto o técnico quanto o dirigente querem esclarecer, porque com o time em férias e jogos de seleção acontecendo, além da apresentação do técnico interino do Brasil, Fernando Diniz, aconteceu um anúncio pouco habitual do presidente da CBF que o novo técnico assumirá a equipe antes da Copa América de 2024. Este novo técnico seria Ancelotti.
A incerteza que se criou com as notícias sobre o seu acerto com a CBF — nunca confirmado por Carlo Ancelotti, é bom dizer — fez com que a situação precise de um esclarecimento cara a cara. Ancelotti quer esclarecer e deixar claro ao presidente do Real Madrid que a prioridade absoluta no momento será o Real Madrid. Há a expectativa dos dois lados de esclarecer a questão, saber quais são os planos e prioridades, até para se planejar.
Ainda não está clara a posição do Real Madrid sobre o possível acerto de Ancelotti. Se o técnico confirmar ao presidente merengue a intenção de assumir a seleção brasileira, as coisas podem mudar em Valdebebas. Segundo o AS, porém, o clube considera tentar Ancelotti ao abrir a possibilidade de uma renovação e, segundo o jornal espanhol, se isso acontecer o técnico gostaria de permanecer.
Ancelotti é muito querido pelo elenco do Real Madrid
É importante dizer que Ancelotti teve um papel fundamental desde o fim da temporada europeia para a manutenção do elenco. As renovações de Toni Kroos e Luka Modric, duas bandeiras do clube, e também de Dani Ceballos tiveram participação decisiva de Ancelotti. Foi ele quem conversou com os jogadores sobre os planos para cada um deles, o que terminou por convencê-los a ficar.
No meio da temporada, a participação de Ancelotti foi importante para lidar com os casos de racismo contra Vinícius Júnior, que deixaram o jogador furioso. Inicialmente, Ancelotti tinha minimizado os casos, mas a sequência de ofensas deixou claro que não era uma exceção ou um caso isolado. O episódio em Valencia, quando Vinícius acabou expulso, foi um momento definidor. O acolhimento e a forma como Ancelotti se colocou de frente para enfrentar o problema foi bem vista não só por Vinícius Júnior, mas pelo elenco.
A gestão de Ancelotti dentro do vestiário do Real Madrid é vista como excelente. Os jogadores gostam e confiam no técnico, o que faz com que o presidente Florentino Pérez não tenha nem considerado a hipótese de trocar de treinador na temporada. A avaliação no clube foi que o desempenho poderia ser melhor para poder disputar o título de La Liga. Na Champions League, o time foi competitivo, como sempre. A expectativa é justamente que o time possa ser mais consistente.
A boa gestão de Ancelotti no vestiário, fazendo com que a transição entre a velha guarda do meio-campo e os novos contratados seja bem feita também é elogiada. Casemiro já deixou o clube e Kroos e Modric devem ter menos minutos na temporada. Ancelotti aproveitou bem Aurelién Tchouaméni e Eduardo Camavinga, sendo que este último foi inclusive aproveitado, com sucesso, como lateral esquerdo. Tudo isso conta positivamente para Ancelotti e a direção sabe disso.
Contratações: quem será o novo camisa 9?
Um ponto chave da discussão entre o técnico e o presidente do Real Madrid: as contratações. A principal dúvida é sobre a camisa 9: quem poderá ocupar a lacuna deixada por Karim Benzema? É uma questão complexa, porque técnico e presidente têm visões diferentes.
Enquanto o italiano gostaria de contar com Harry Kane, o presidente tem dúvidas sobre o inglês, que custaria caro e tem 29 anos. Ele está mais disposto a quebrar a banca se for para trazer Kylian Mbappé, que, porém, não é um centroavante.
Cinco jogadores chegam ao clube como reforços: Barhim Díaz, que veio do Milan e é um ponta e meia, Joselu, que chega do Espanyol para ser um jogador de elenco para atuar como centroavante, e Arda Güler, outro jogador de ataque, que pode atuar na ponta ou como meia ofensivo. Em teoria, falta chegar um: justamente o centroavante.
Eles chegaram para suprir as saídas de Marco Asensio, Eden Hazard, Mariano Díaz e Karim Benzema. Há, porém, clareza que não há um substituto para Benzema que possa ser titular. Joselu é visto como reserva, embora seu retorno soe como um conto de fadas para o jogador, que passou pelo Real Madrid no começo da carreira.
Há também outras questões, como Ferland Mendy. A ideia parece ser que Fran García, que retornou ao clube depois de passar pelo Rayo Vallecano, terá um papel importante e deve ser titular da equipe. Por isso, será discutido o papel do lateral francês, que pode ser liberado para procurar outro clube. O trauma de não ter um lateral esquerdo reserva, porém, pode fazer o Real Madrid buscar uma solução para isso antes.