Ancelotti ‘sacrifica’ Vini Júnior por Mbappé, e Real Madrid vence com melhora coletiva
Merengues vencem Leganés por 3 a 0 com novas funções dos atacantes brasileiro e francês
Para mudar o início ruim de temporada do Real Madrid, o técnico Carlo Ancelotti optou por escalar Kylian Mbappé na ponta esquerda e deslocar Vinicius Júnior para o centro do ataque neste domingo (24) pela 14ª rodada de La Liga. Frente ao Leganés, a mudança até que deu certo com a vitória por 3 a 0.
Claro que houve muita movimentação entre a dupla, como já vinha acontecendo antes, mas hoje foi definitivamente mais fixo, com o francês quase sempre aberto como um ponta, enquanto Vini flutuava, por vezes no meio dos zagueiros adversários, em outras apoiando o colega na esquerda.
A troca vem um dia depois do treinador italiano afirmar que Kylian “nunca pediu uma posição em campo” e garantiu que nenhum deles tinham uma posição fixa, podendo “mudar dependendo das situações de jogo”.
Mesmo “fora de posição”, Vini fez uma boa partida, especialmente na etapa final, quando conseguiu vencer mais duelos individuais e distribuiu passes decisivos — poderia ter terminado com hat-trick de assistências se não fossem chances desperdiçadas pelos colegas.
O francês também mostrou maior qualidade na ponta esquerda, onde já assumiu que prefere jogar no passado.
Os gols da partida não vieram, necessariamente, pela mudança tática, mas contou com a participação dos dois. Em falha grave defensiva, o Madrid roubou no campo de ataque aos 42 do primeiro tempo e Vini, esperto, pegou a bola na direita da área e deixou Mbappé sozinho para marcar.
Na etapa final, o brasileiro, tabelando com o camisa 9, sofreu uma falta aos 20. Na cobrança ensaiada, Ceballos rolou, Guler parou a bola e o capitão Fede Valverde mandou uma bomba para ampliar no Estádio Municipal de Butarque.
Antes dos 40, Jude Bellingham relembrou os bons momentos da última temporada ao aparecer como um camisa 9 na área só para completar para as redes se aproveitando de uma bola no travessão.
Vale citar que, antes de abrir o placar com enorme ajuda do adversário, os Merengues mostravam a velha dificuldade de criar de antes, mas se encontraram após o gol de Mbappé. Com um jogo a menos, o Madrid diminui a diferença do líder Barcelona para quatro pontos (34 a 30).
9️⃣ ? 7️⃣#LeganésRealMadrid pic.twitter.com/7hPuab8l3c
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) November 24, 2024
Altimira acaba com bom jogo defensivo do Leganés
Defensivamente, o Leganés fez uma grande etapa inicial, apenas Altimira mudou isso com a falha bizarra que culminou no primeiro gol, quando, aos 42, decidiu driblar para trás na defesa e possibilitar a jogada de Vinicius Júnior.
Antes disso, o time mandante fechava os espaços, deixava as linhas bem baixas e conseguiu anular os craques adversários. Tanto que se contava nos dedos as grandes chances do Madrid.
Além de um gol bem anulado por impedimento, Mbappé pouco fez, no máximo um chute no meio do gol nos minutos iniciais e outro em cima da marcação.
Vini Jr. também sofria com a marcação forte por dentro e, quando parecia que tinha mais espaço em uma boa jogada na esquerda, foi travado na hora do passe para área. Ele ainda teve uma batida de fora da área que foi por cima do gol. Apesar de muita participação, Bellingham seria outro com dificuldades ofensivas.
Talvez o único que tenha sido realmente perigoso foi o “isolado” Arda Güler na direita do campo. Por lá, fez jogada individual na área e bateu colocado para ótima defesa de Dmitrovic, que também pararia o turco em cobrança de falta.
Pisando pouco no ataque, a oportunidade mais clara do Leganés não valeu. Em ótima jogada, Juan Cruz acionou Munir, ex-Barcelona, que mandou uma bomba no travessão completamente impedido.
9️⃣ ? 7️⃣#LeganésRealMadrid pic.twitter.com/7hPuab8l3c
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) November 24, 2024
Real Madrid domina e abre boa vantagem no 2º tempo
Apesar de um susto logo no início, quando Courtois quase deu um gol de graça para De La Fuente, o Real Madrid passou a dominar. Ainda, sim, com dificuldade, só passou a criar com naturalidade após o gol de Valverde, vindo da bola parada.
A partir daí, além do gol de Bellingham, o time da capital espanhola quase fez mais com Guler e Mbappé, mas ambos perderam gols cara a cara após belos passes de Vinicius Júnior.