La Liga

O quase líder Real Madrid encara o surpreendente Las Palmas: vai com ou ser ajuda do VAR?

Real Madrid viveu semana de acusações e polêmicas por conta de atuações do VAR em La Liga, mas agora tem foco total no surpreendente Las Palmas

Las Palmas e Real Madrid se enfrentam neste sábado (27) por La Liga em uma semana que a principal competição de futebol da Espanha esteve no centro de uma polêmica gigante por conta do último jogo dos madrilenhos. A virada blanca sobre o Almería, no último final de semana, foi envolta de polêmicas de arbitragem e áudios e decisões dos árbitros de vídeos, com muitas reclamações principalmente por parte do Barcelona — por mais que o clube catalão não tenha sido diretamente atrapalhado, já que está bem distante da luta pelo título do Campeonato Espanhol.

Alheio às reclamações e investigações, o Real Madrid segue sua ótima fase em La Liga, competição na qual atualmente é segundo colocado por ter um jogo a menos que o Girona, líder do torneio com 52 pontos, um a mais do que os madrilenhos no momento. Atualmente, o Real Madrid está a espantosos quatro meses sem uma derrota no Campeonato Espanhol, tendo perdido seu último jogo em 24 de setembro do ano passado, quando foi derrotado pelo arquirrival Atlético de Madrid, que também o eliminou da Copa do Rei na semana passada, dando ao Real seu primeiro revés desde então.

Já o Las Palmas, também alheio, mas preocupado, com as questões que envolve o Real Madrid e o VAR recebe o maior campeão de La Liga focando em um objetivo que, antes da temporada, pareceria inviável. De volta à primeira divisão nesta temporada, o time do litoral da Espanha faz ótima campanha, é atualmente o oitavo colocado da competição e torce diretamente contra Real Sociedad e Valencia no restante da temporada para galgar posições e poder mirar a sexta posição, que vale vaga direta na Conference League, o que seria um feito inédito para o time.

Como o Real Madrid chega para o jogo contra o Las Palmas

Sem perder há mais de 120 dias por La Liga, o Real Madrid disputa cabeça a cabeça a primeira posição com o Girona e precisa vencer para, ao disputar seu jogo a menos, ser o líder de maneira inquestionável. Vencer o Las Palmas, mesmo fora de casa, se torna essencial para o Real Madrid justamente pela dura sequência que os blancos vão enfrentar logo depois.

Na semana que vem enfrentam o Getafe, novamente fora de casa, para depois fazer dois duelos decisivos por La Liga: na sequência, enfrenta o Atlético de Madrid e o Girona, duas equipes que figuram no topo da tabela do Campeonato Espanhol. Se passar por essa sequência com a liderança assegurada, já tendo feito seu clássico contra o Barcelona tanto no turno como no returno, o Real teria praticamente uma mão na taça de campeão e poderia focar mais ainda no jogo seguinte, outro de suma importância: o primeiro do duelo de ida e volta contra o RB Leipzig pela Champions League.

Para esse jogo, além do descanso de uma semana praticamente, o Real Madrid poderá contar com seus inspirados craques. Vini Jr, centro da polêmica recente após seu gol de ombro que os adversários acusam ter sido de braço, e Jude Bellingham, melhor jogador e máximo goleador do time na temporada, estão à disposição de Carlo Ancelotti e devem ser as principais peças de uma engenharia madrisdista que, criticadas ou não por adversários, tem dado muito certo.

Como o Las Palmas chega para o jogo contra o Real Madrid

Com sua ótima campanha, o Las Palmas ficaria extremamente contente de simplesmente não perder para o Real Madrid, já que esse é aquele tipo de jogo em que o adversário mais fraco em nenhum momento conta com a vitória — que, convenhamos, não é impossível, mas é muito difícil. Não a toa, o time do litoral da Espanha vem para a partida como um legítimo franco atirador, sabendo que qualquer resultado negativo não irá influenciar sua sequência em La Liga e qualquer vitória será tratada como histórica.

Vindo de duas vitórias seguidas em La Liga, contra Villarreal e Rayo Vallecano, o Las Palmas não tomou gols nos últimos dois jogos e balançou as redes cinco vezes, cravando uma inesperada boa fase. Explicamos: antes destas duas partidas, a equipe foi com time misto para o clássico contra o Tenerife na Copa do Rei, levou 2 a 0, foi eliminado e viu muitos protestos da torcida, uma vez que o jogo não acontecia na competição há quase 30 anos.

Oitavo colocado do Campeonato Espanhol, o Las Palmas não é do tipo de time que é fácil de ser batido e, já neste 2024, foi guerreiro diante do Barcelona, tendo perdido por 2 a 1 apenas por conta de um pênalti convertido por İlkay Gündoğan aos 49 do segundo tempo. Assim, valente, o time quer fazer frente ao Real Madrid e, espera, não precise reclamar do VAR, como tem sido praxe para equipes que têm enfrentado os madrilenhos em La Liga.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo