La Liga

Mais um jogo de LaLiga é paralisado por insultos racistas e xenófobos contra jogadores

Empate entre Espanyol e Athletic Bilbao ficou marcado por mais um caso de racismo no futebol espanhol

Parece cena repetida. Neste domingo (16), mais um jogo de LaLiga foi paralisado por insultos racistas e xenófobos vindos da arquibancada. Dessa vez, no RCDE Stadium, durante o empate em 1 a 1 entre Espanyol e Athletic Bilbao, pela 24ª rodada da competição.

O caso aconteceu aos 16′ do primeiro tempo. Um grupo de torcedores do Espanyol dirigiu insultos para Maroan Sannadi, do Athletic Bilbao. O atacante foi chamado de “mouro de mer**” pelos torcedores. Sannadi, que também tem o sobrenome Harrouch, é espanhol, mas descendente de árabes do norte da África.

O árbitro Cuadra Fernández foi alertado por Iñaki Williams, que também teria sido alvo dos insultos racistas, e interrompeu a partida. O sistema de som e o telão do estádio exibiram mensagens alertando sobre os insultos e informando que o clube poderia ser punido pela atitude dos torcedores.

Depois da partida, Iñaki Williams comentou sobre o assunto e lembrou que não foi a primeira vez em que foi insultado no estádio do Espanyol.

— Isso não pode ocorrer. Ele fez uma jogada individual, a bola saiu perto do escanteio e o insultaram. O Sannadi foi insultado com ‘mouro de m…'. Não é a primeira vez que vejo isso aqui, já aconteceu comigo alguns anos atrás — disse Iñaki Williams na saída de campo.

— Este clube tem lendas na sua história como N'Kono, que é negro, o lateral Omar, que é de origem marroquina. É uma lástima, mas o árbitro atuou muito bem — completou o jogador do Athletic Bilbao.

Clubes se manifestam nas redes

Ainda durante o primeiro tempo da partida, o Espanyol publicou nas suas redes sociais uma mensagem contra o racismo.

— O RCD Espanyol condena de forma veemente, mais uma vez, qualquer manifestação de racismo nos campos de futebol – publico o clube.

O Athletic Bilbao compartilhou a publicação do Espanyol e também publicou uma mensagem contra o racismo.

— Unidos contra o racismo, tolerância zero contra qualquer atitude discriminatória. Estas pessoas e atitudes não fazem parte dos campos de futebol e não cabem na nossa sociedade.

LaLiga também compartilhou as publicações dos clubes nas suas redes oficiais.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo