La Liga

Como a inscrição de Gavi na La Liga virou uma novela para o Barcelona

Joia do time Blaugrana não estava com seu contrato registrado junto ao clube catalão e jogava por meio de resolução judicial

A inscrição de Gavi, do Barcelona, junto à La Liga, virou uma verdadeira novela. O registro do jogador está pendente desde 2022 e o clube Blaugrana se comprometeu a resolver a situação até o dia 30 de junho de 2026. A joia do futebol espanhol estava conseguindo entrar em campo até o momento por conta de uma resolução judicial favorável ao Barça, proferida em janeiro de 2023.

O Tribunal Comercial da Espanha obrigou a La Liga a registrar Gavi, já que o jogador estava no período final de seu contrato e caso não renovasse poderia sair na janela de transferência do Verão a custo zero. Um mês após este imbróglio, o juiz suspendeu as ações cautelares, entendendo que o time do Blaugrana entrou com recurso fora de prazo. No dia seis de junho de 2023, a seção 15 do Tribunal de Barcelona acolheu o recurso apresentado pelo Barça e retomou as medidas anteriores, confirmando a ordem do Tribunal Comercial e a resolução temporária que permitiu ao jogador jogar pelo time espanhol.

Nesta quinta-feira (15), a rádio espanhola RAC1 noticiou que o Barcelona e a La Liga chegaram a um acordo para a inscrição de Gavi como titular para todos os efeitos, renunciando à disputa judicial, o que poderia indicar um desfecho para o caso. Entretanto, a própria liga espanhola desmentiu as informações, afirmando que o jogador está registrado por conta de uma decisão judicial e que não houve nenhuma negociação do clube com os representantes da Liga.

“O que o a RAC1 informou de que Barça e La Liga chegaram a um acordo para o registro de Gavi como jogador titular para todos os efeitos não é verdade nem que ‘ambas as partes renunciaram ao disputa judicial que mantinham. Não há acordo entre LaLiga e FC Barcelona para o registro de Gavi nem nenhuma notícia relevante no caso. Gavi está registrado para todos os efeitos por ordem judicial. Da nossa parte, La Liga está trabalhando nos relatórios pertinentes que apoiam a sua posição para quando as seguintes decisões judiciais forem tomadas”, disse a La Liga em posição oficial.

Gavi permanece fora de combate até o fim da temporada

Um dos melhores jogadores do elenco do Barcelona sofreu uma grave lesão em seu joelho no ano passado. O jovem atleta passou por uma cirurgia em um hospital de Barcelona no dia 28 de novembro e vai ficar até meados de julho fora de combate. Segundo apuração feita pela ESPN, o jogador rompeu o ligamento cruzado anterior e lesionou o menisco lateral durante o confronto da Espanha frente à Geórgia pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024.

Por falar em Eurocopa, o craque espanhol também é desfalque certo da Fúria para a principal competição de seleções do Velho Continente, que este ano será disputado na Alemanha. Até se lesionar, Gavi havia disputado 15 partidas nesta temporada, marcou dois gols e deu uma assistência. O Barcelona está na terceira colocação da La Liga com 51 pontos e está a dez de distância para o líder Real Madrid. Na próxima rodada da competição, o time Blaugrana encara o Celta de Vigo.

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo