La Liga

Hat-trick relâmpago de Dovbyk em goleada sobre o Sevilla mantém o Girona na liderança de La Liga

Após sair atrás no placar, o Girona contou com três gols do artilheiro Artem Dovbyk em seis minutos para golear o Sevilla e seguir na ponta de La Liga

Mesmo que momentaneamente, o Girona permanece líder de La Liga. Neste domingo (21), a equipe comandada por Míchel não tomou conhecimento do Sevilla e venceu de virada pelo elástico placar de 5 a 1 no Estádio Montilivi, pela 21ª rodada da competição.

Embalados pela classificação para as quartas de final da Copa do Rei, os Rojiblancos abriram o placar no início do primeiro tempo com o jovem Isaac Romero, que já havia marcado duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Getafe na terça-feira (16). A vantagem do time de Quique Sánchez Flores, no entanto, durou pouco, já que Artem Dovbyk anotou um hat-trick antes mesmo dos 20 minutos de partida. Na segunda etapa, o também ucraniano Viktor Tsygankov ampliou e o uruguaio Christian Stuani deu números finais ao confronto.

Com a goleada, o Girona chegou a 52 pontos após 21 jogos realizados em La Liga. O Real Madrid, que conseguiu uma polêmica vitória sobre o lanterna Almería neste domingo, tem um ponto a menos e aparece na segunda posição, mas disputou uma partida a menos. O Sevilla, por sua vez, sofreu sua quarta derrota seguida na competição e permanece em 17º lugar com 16 pontos. O Cádiz, que abre a zona de rebaixamento, tem 15.

Individualmente, o elástico triunfo também ajudou os jogadores do Girona. Dovbyk chegou a 14 gols em La Liga e empatou com Jude Bellingham na artilharia. Já o brasileiro Savinho agora tem sete assistências e é isoladamente o garçom da competição.

Sevilla sai na frente, mas Girona vira com hat-trick de Dovbyk

Os primeiros 20 minutos do embate entre Sevilla e Girona foram caóticos. Logo aos nove minutos, Isaac Romero abriu o placar ao aproveitar o cruzamento rasteiro de Adrià Pedrosa pela esquerda e ,quase da marca do pênalti, bater de primeira com o pé esquerdo no canto inferior direito do goleiro Paulo Gazzaniga, que ficou estático olhando a bola entrar.

A dúvida sobre a possibilidade do Sevilla segurar a sensação da atual edição de La Liga durou pouco. Três minutos depois dos visitantes inaugurarem o marcador, Savinho recebeu pela esquerda, foi até a linha de fundo e mesmo desequilibrado conseguiu realizar um cruzamento alto na segunda trave, onde Artem Dovbyk pulou mais alto que Loïc Badé e cabeceou para empatar a partida. Sergio Ramos ainda tentou afastar a bola em cima da linha, mas a bola já havia entrado por inteiro quando o zagueiro conseguiu fazer o corte.

Não satisfeito, Dovbyk virou o placar no lance seguinte. O Sevilla deu a saída no meio-campo e rapidamente perdeu a bola em uma tentativa equivocada de passe de Jesús Navas, o que permitiu que Savinho arrancasse pela esquerda e encontrasse Portu dentro da área. O camisa 24 não foi fominha e rolou para o artilheiro do dia completar de pé esquerdo na saída do goleiro Marko Dmitrović.

O hat-trick do ucraniano veio segundos antes do cronômetro atingir os 19 minutos. Depois de dominar um lançamento pelo lado direito do ataque, Artem Dovbyk encarou a marcação de Sergio Ramos, conduziu em velocidade para a entrada da área e soltou uma bomba de canhota no canto inferior esquerdo de Dmitrović, enlouquecendo os torcedores no Estádio Montilivi.

Mesmo com a vantagem de dois gols, o Girona seguiu pressionando e criando oportunidades. Os Blanquivermells poderiam ter feito o quarto ainda na primeira etapa, mas Portu perdeu uma chance inacreditável na pequena área ao chutar no travessão depois de receber passe de Dovbyk, já aos 36 minutos.

Tsygankov faz o quarto e Stuani fecha a conta

O massacre só ficou ainda maior no segundo tempo. O Girona provou em pouco tempo que seguia com fome de gol depois do intervalo. Aos oito minutos, Yangel Herrera cabeceou na trave direita de Dmitrović depois de escanteio pela esquerda batido por Viktor Tsygankov. Aos dez, o próprio Tsygankov aproveitou a enfiada de bola açucarada de Savinho e ampliou, batendo de primeira na entrada da pequena área na saída do goleiro adversário.

Aos 20 minutos, o capitão Portu teve nova oportunidade de deixar o seu, mas foi impedido pelo carrinho preciso de Adrià Pedrosa de ficar com o rebote na pequena área dado por Marko Dmitrović em chute de Iván Martín. Sendo assim, coube ao veterano Christian Stuani fechar a goleada. Aos 43, Miguel Gutiérrez foi lançado dentro da área e serviu o atacante uruguaio, que precisou apenas tocar no contrapé de Dmitrović e dar números finais ao jogo.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo