Para manter o Girona sonhando, nada melhor do que encarar um Celta afundando
Girona ainda está na ponta de La Liga, mas precisa seguir vencendo por ter um jogo a mais que o vice Real Madrid; hoje, encara um afundado Celta
O Girona recebe neste domingo (28) o Celta de Vigo para seguir sonhando com o título de La Liga. Se era impensável para quase todo mundo antes de a temporada começar, a conquista do Campeonato Espanhol pelos gironistes hoje é uma realidade firme. O time é o atual líder da competição, apesar de ter um jogo a mais que o Real Madrid, atual segundo colocado, e depende apenas dele para seguir sonhando. Hoje, encara um time ideal para manter o sonho vivo.
Derrotado apenas uma vez em todos os 21 jogos que fez em La Liga até o momento, o Girona já passou da fase de sensação do torneio e está consolidade como um dos grandes times da temporada. Com seu futebol ofensivo, que dá ao clube o posto de melhor ataque do Campeonato Espanhol com certa folga, os gironistes chegam empolgados para o duelo contra o Celta após uma vitória larga contra o Sevilla, por 5 a 1, e a classificação na Copa do Rei diante do Mallorca.
Já para o Celta a situação não é das mais animadoras: o time foi eliminado nesta semana da Copa do Rei ao perder por 2 a 1 para a Real Sociedad e chega para enfrentar o Girona após duas rodadas sem vencer por La Liga — uma derrota e um empate. Com isso, a equipe tem flertado forte com o rebaixamento, estando hoje na décima sexta colocação da tabela, apenas dois pontos acima do Cádiz, primeiro time na zona da degola.
Como o Girona chega para o jogo contra o Celta de Vigo
A única derrota do Girona em La Liga, diante do Real Madrid, aconteceu em 30 de setembro do ano passado e, se a equipe comandanda pelo técnico espanhol Míchel vencer ou empatar hoje, chegará à marca de quatro meses sem perder na competição, inédita em toda a sua história e um retrato fiel do que tem sido a temporada dos sonhos que os gironistes tem vivido até agora.
A vitória diante do Celta de Vigo é crucial não apenas para a manutenção da liderança por parte do Girona, mas também para que o time chegue à sequência duríssima de jogos que terá pela frente com moral e, claro, com a primeira posição assegurada. Após o duelo contra o Celta, o Girona enfrentará, na ordem a seguir, Real Sociedad em casa e Real Madrid e Athletic Bilbao como visitante. Os três times, no momento, figuram entre os seis melhores do Campeonato Espanhol.
Mais do que a classificação contra o Mallorca pela Copa do Rei, o que empolga o Girona é a goleada diante do Sevilla na última rodada de La Liga. O sonoro 5 a 1 marcou a boa fase do time e a péssima fase do adversário, que é outro que luta contra o rebaixamento. Diante de um frágil Celta, a esperança dos gironistes é ampliar ainda mais as marcas de um ataque extremamente eficiente que, em 21 jogos, já balançou as redes adversárias em nada menos do que 51 oportunidades.
Como o Celta de Vigo chega para o jogo contra o Girona
Se tudo é empolgação do lado do Girona, o mesmo não se pode dizer do Celta de Vigo. A chance de seguir avançando na Copa do Rei e dar algum brilho à péssima temporada que o time faz em La Liga acabou com a eliminação diante da Real Sociedad e, agora, resta à equipe focar todas as suas forças em lutar para não ser rebaixada no Campeonato Espanhol. A situação, no entanto, para este fim de semana, não é das mais animadoras.
Jogando fora de casa por La Liga, o Celta venceu apenas uma vez e, nos últimos cinco jogos que disputou como visitante, conseguiu apenas três empates e duas derrotas. A situação já seria complicada em condições normais, mas o adversário, quando joga em casa, é quase imbatível: o Girona venceu nove dos 11 jogos que fez em seus domínios, perdendo apenas um e, nos últimos cinco, venceu quatro vezes. Números nada animadores para quem visita os gironistes.
Após um começo de ano um pouco animador, quando venceu o Bétis e e se classificou em duas fases seguidas da Copa do Rei, inclusive batendo bem o Valencia fora de casa, o Celta viu em duas derrotas seguidas para a Real Sociedad, um por La Liga e outra pela competição espanhola de mata-mata, a má fase voltar e tornar o jogo de hoje perigoso. A depender dos outros resultados, uma derrota pra o Girona pode jogar o Celta de Vigo na zona de rebaixamento e os afundar de vez.