‘Foi uma falta de respeito’: técnico do Barcelona critica Bellingham após expulsão
O craque inglês foi expulso na partida contra o Osasuna nesse sábado (15) por supostamente proferir um palavrão contra o árbitro

Quando Bellingham foi expulso ainda no primeiro tempo do empate entre Real Madrid e Osasuna, pegou todos – os jogadores e quem assistia – de surpresa. Apenas pelas imagens da transmissão, porém, não era possível identificar o motivo.
Na súmula, veio a explicação: o árbitro José Luis Munuera Montero relatou que foi ofendido pelo camisa 5 do Real Madrid.
— Aos 40 minutos, o jogador (5) Jude Bellingham foi expulso pelo seguinte motivo: por se dirigir a mim, estando a poucos metros de distância, nos seguintes termos: “fuck you” (“vai se f…”, em inglês) — relatou o árbitro em súmula.
O meio-campista, porém, se defendeu em entrevista pós-jogo e explicou que não falou “fuck you” e sim “fuck off”, e o termo usado não é um xingamento direcionado ao árbitro e sim um xingamento mais genérico.
— Não quero repetir o que disse, mas foi mais como ‘f***-se'. Quero que todos saibam que não queria deixar o time com dez homens. Se você assistir ao vídeo, verá que não é o mesmo que a súmula diz. Espero que a Federação leve isso em consideração. Não insultei ninguém, está claro no vídeo. Nem disse diretamente ao árbitro, disse a mim mesmo. Foi uma falta de compreensão, um erro claro do árbitro — disse o jogador.
‘Foi uma falta de respeito': técnico do Barcelona avalia lance rival
Traduções equivocadas ou não, para o técnico do Barcelona, Hansi Flick, achou o lance, no mínimo, desrespeitoso. Em entrevista pré-jogo na manhã deste domingo (16), antes do duelo contra o Rayo Vallecano, nesta segunda-feira (17), o comandante foi questionado sobre o episódio com o meio-campista rival.
— Para mim, foi uma falta de respeito qualquer uma das traduções. Mas não é um assunto meu. É o que eu sempre digo aos meus jogadores: por que perder tempo e energia falando esse tipo de coisa com o árbitro sobre as decisões que ele toma em campo? Temos uma pessoa em campo que tem o direito de falar com o árbitro, que é o capitão. Não gosto desse tipo de comportamento — disse o treinador do Barcelona.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Real Madrid vai recorrer da decisão do árbitro
Segundo o site espanhol “Mundo Deportivo”, o Real Madrid vai recorrer da decisão do árbitro José Luis Munuera Montero. O time de Madrid deve apresentar ao Comitê Disciplinar uma contraprova alegando que o cartão vermelho direto dado a Bellingham foi injusto.
A principal carta do time Merengue são as imagens da transmissão oficial do jogo, que mostra o jogador falando “fuck off” ao invés de “fuck you” como foi relatado pelo árbitro em súmula. A ideia do Real Madrid é provar que o árbitro não ouviu direito o que o inglês disse em campo e que, portanto, houve um erro grave de interpretação.

E apesar de parecer exagerado, o debate sobre o que de fato o jogador falou é algo que pode impactar e muito o Real Madrid. Isso porque, de acordo as Regras Gerais de LaLiga, se as palavras do jogador forem consideradas um insulto grave direto ao árbitro, ele pode ser punido de 4 a 12 jogos.
Caso seja considerado um insulto, a sanção pode ser entre um e dois jogos de suspensão.
A primeira decisão do Comitê Disciplinar de LaLiga é esperada para a próxima quarta-feira (19), quando o Real Madrid enfrenta o Manchester City, no jogo de volta dos playoffs da Champions League. Se a decisão não for favorável ao clube, o Real ainda pode entrar com um pedido no Comitê de Apelações.
Vale lembrar que a expulsão não impacta a disponibilidade do jogador para o duelo contra o time inglês, mas sim apenas para os jogos da Federação Espanhola (Copa do Rei e LaLiga).
Dos próximos quatro jogos do Real Madrid sob a tutela da federação da Espanha, três são por LaLiga (Girona, Betis e Rayo Vallecano) e um pela Copa do Rei (Real Sociedad).