La Liga

A expulsão de Greenwood que deu o que falar em La Liga… afinal, o que o atacante inglês disse ao árbitro?

Na súmula de Getafe x Rayo Vallecano, árbitro relata xingamentos de Greenwood, que desmente acusação

O Getafe começou 2024 com o pé esquerdo. Além da derrota sofrida diante do Rayo Vallecano, por 2 a 0, na última terça-feira (2), a equipe perdeu dois jogadores por expulsão durante o duelo. Um deles é Mason Greenwood, novamente pivô de polêmica.

No início do segundo tempo, o Getafe já perdia por 2 a 0, e Juanmi Latasa havia sido expulso antes do intervalo. Para piorar a situação do time, Greenwood se desentendeu com Pepe Chavarría e Unai Lopez aos cinco minutos da etapa complementar e frustrou de vez os planos de uma possível reação da equipe. O atacante inglês foi derrubado, mas o árbitro não parou o jogo. A inoperância do juiz irritou o jovem de 22 anos, que expressou sua insatisfação trocando palavras com a autoridade da partida. O árbitro Figueroa Vazquez reagiu mostrando a Greenwood um cartão vermelho direto.

Após o apito final, José Bordalás, técnico do Getafe, saiu em defesa de Greenwood e garantiu que seu jogador não insultou Vázquez. Durante a coletiva de imprensa, o treinador atribuiu a expulsão do camisa 12 a um erro de tradução do árbitro.

– É um bom rapaz, não domina o castelhano, e comentou comigo que disse “não me sacaneie” (no me jodas), simplesmente isso -, afirmou o técnico.

O relatório do árbitro Figueroa Vasquez diz outra coisa. Na ata, o juiz relata o ocorrido e garante ter ouvido xingamentos de Greenwood. Confira:

“Aos 50 minutos o jogador (12) Greenwood foi expulso por se dirigir a mim em protesto e levantar o braço, nos seguintes termos: ‘fuck you’. Uma vez expulso, levou o dedo à têmpora, fazendo um gesto repetido em sinal de desacordo com a decisão tomada”, diz a súmula de Vasquez.

Momento em que o árbitro Figeroa Vasquez pune Greenwood com cartão vermelho (Foto: Icon Sport)

Companheiro de Greenwood ironiza ação do árbitro

Além de José Bordalás, Juan Iglésias, lateral-direito do Getafe, também contestou a ação do árbitro em expulsar Greenwood. Através de sua conta no “X”, o jogador espanhol escreveu: “Se alguém encontrar um vídeo onde se veja (Greenwood) dizendo ‘fuck you’, pago um prato de frutos do mar”.

Possível sanção para Mason Greenwood

Tendo em vista o texto da súmula, que denuncia o insulto de Greenwood, além de gestos subsequentes, o inglês poderá enfrentar uma punição maior do que simplesmente um jogo. Se La Liga respeitar a ata, a pena tem chances consideráveis de ser aumentada em mais partidas. O que seria uma perda significativa para Bordalás, já que o atacante é um dos principais destaques do Getafe.

Afastado do Manchester United desde o início de 2022, quando se viu envolvido em um escândalo de estupro e violência doméstica, Mason Greenwood foi anunciado como novo reforço do Getafe em setembro do ano passado. Com contrato até 2025 com os Red Devils, o atacante inglês, apesar de ter sido absolvido das acusações, foi liberado pela diretoria do clube para procurar outra equipe.

O Getafe investiu na joia e conseguiu empréstimo até junho de 2024. Até o momento, a ‘aposta' tem sido justificada dentro de campo. Em 16 partidas disputadas pelo time espanhol, Greenwood já marcou cinco gols e concedeu quatro assistências. Antes do cartão vermelho recebido contra o Rayo Vallecano, o camisa 12 havia sido punido duas vezes com amarelo desde que chegou aos Azulones.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo