‘Ainda podemos ser campeões de La Liga’: otimismo de Xavi no Barcelona parece piada
Antes de partida contra o Getafe pela La Liga, Xavi afirmou que seus jogadores devem tratar cada jogo como se fosse uma final em busca do troféu
Oito pontos separam o líder Real Madrid, que perdeu apenas um jogo na La Liga desta temporada, do Barcelona. Mesmo em meio a tropeços recentes e a sua já anunciada saída no fim de 2023/2024, Xavi Hernández ainda não perdeu as esperanças de um possível título do time catalão da competição nacional.
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (23), a um dia da partida contra o Getafe, no Estádio de Montjuïc, o treinador do Barcelona reconheceu a dificuldade, mas afirmou que seus atletas brigarão até onde for possível para conquistar o troféu. Ele também fez questão de citar a ambição do seu elenco pelo título Champions League, em que o time blaugrana precisa apenas de uma vitória simples contra o Napoli para avançar às quartas de final.
– Até que matematicamente possamos, lutaremos por isso (título). Tiramos dois pontos do Real Madrid e três do Girona. Não jogaremos a toalha pela La Liga, mas sim, está complicado. Conversamos bastante e temos que jogar bem. Não podemos mais falhar em nenhum jogo. Todas as partidas serão finais se queremos ganhar a La Liga e a Champions League. Ganhar nos daria tranquilidade. Dormiríamos na segunda colocação, colocando mais pressão no Girona e no Real Madrid. Mas precisamos fazer o nosso trabalho amanhã.
– Jogaremos em casa e precisamos da torcida. É um jogo muito importante contra um grande Getafe. Não é uma equipe defensiva. Eles são valentes, fazem muita pressão no ataque com uma linha defensiva muito alta e tiraram pontos em estádios complicados como o Wanda Metropolitanos. São 3 pontos muito importantes para o título da La Liga -, disse o esperançoso treinador.
Pouco treino e poucas mudanças
Falando da equipe que provavelmente irá a campo, Xavi reclamou de ter que jogar já neste sábado, após a partida na última quarta-feira contra o Napoli, pelas oitavas da Champions. Ele explicou que não deu muitos treinos específicos para o jogo contra o Getafe, mas que confia no conhecimento mútuo entre seus atletas.
– Foi mais um trabalho com vídeos e tático também. Tivemos muito pouco tempo para descansar. Seria melhor se jogássemos no domingo ou segunda-feira. Não é uma desculpa, competiremos e iremos buscar os três pontos. Devem jogar os melhores e devem haver poucas mudanças porque é um jogo muito importante em relação a como terminará a nossa temporada.
O treinador destacou que apesar de estar quase pronto, Ferran Torres ainda não deve voltar para a partida contra o Getafe. Entretanto, ele deixou claro que há a possibilidade do volante Oriol Romeu entrar na equipe titular, na vaga do zagueiro improvisado Christensen. Porém, o dinamarquês poderia ser importante na defesa contra um time adversário que tem em Borja Mayoral o vice-artilheiro da competição, com 15 gols.
– Ele vinha sentindo dores, mas agora está 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db}. Também será necessário (para a partida). Andreas dá um equilíbrio em um nível defensivo. Estávamos tomando muitos gols.
O técnico da equipe catalã não revelou quais serão os seus 11 iniciais para o jogo contra o Getafe. Já o time da Javier Bordalás ocupa a 10ª colocação da La Liga e costuma vender caro seus jogos. Ao todo, já foram 10 empates até agora. Ainda faltam 13 jogos até o fim da competição e por mais que soe difícil uma remontada dada a distância do Real Madrid e a instabilidade do próprio Barcelona, Xavi ainda busca um conto de fadas na sua ‘Last Dance' frente ao clube que o revelou e do qual ele é ídolo.