La Liga

Athletic Bilbao terá torcida inusitada no duelo contra o Betis

Disputando vaga na Conference League contra o Betis, a Real Sociedad, arquirrival do Athletic Bilbao, vai estar na torcida pelo maior rival hoje em La Liga

Nestas coisas que só o futebol é capaz de promover, o País Basco inteiro estará na torcida pelo Athletic Bilbao neste domingo (25), quando o time entrar em campo para enfrentar o Betis, por La Liga. Sim, até mesmo os arquirrivais da Real Sociedad estarão nesta torcida, afinal, a equipe de Sevilla está exatamente um ponto atrás de La Reale na competição e, qualquer tropeço, pode fazer os bascos caírem da sexta colocação e ficarem fora da zona de classificação para a próxima Conference League.

O Betis atualmente é o sétimo colocado de La Liga, com 39 pontos, um a menos que a Real Sociedad, que hoje seria o time classificado à Conference League. Apesar de ter perdido apenas quatro jogos em toda a temporada por La Liga, os alviverdes não estão melhores colocados pois são “viciados” em empatar: são 12 resultados iguais na competição até agora, mais do que qualquer outro time que dispute a atual edição do Campeonato Espanhol.

Quem também perdeu apenas quatro vezes foi o Athletic Bilbao, que vê na vitória contra o Betis não uma chance de dar folga à arquirrival Real Sociedad, mas sim a oportunidade de manter vivo o sonho de ir pra próxima Champions League, já que está apenas dois pontos atrás do Atlético de Madrid, time que abre o G4 de La Liga no momento. Ou seja, o jogo de hoje é daqueles que pode mexer de diversos jeitos na parte de cima da tabela do Campeonato Espanhol.

Como o Betis chega para o jogo contra o Athletic Bilbao

A atual temporada do Betis é bastante instável. O time empata demais e, por isso, mesmo perdendo pouco, não conseguiu engrenar em La Liga, se limitando ao máximo de conseguir disputar a vaga na Conference League, competição que disputou nesta temporada. Foi no torneio europeu, inclusive, que o clube de Sevilla viveu uma baixa ao longo da última semana, tendo sido eliminado pelo Dinamo Zagreb na fase de playoffs.

A disputa em si da Conference League já havia sido um problema para o Betis, que ficou muito abaixo do esperado e fechou sua participação na Liga Europa com um terceiro lugar em seu grupo, desempenho inferior o que era esperado no começo da temporada. Com a eliminação nos playoffs para o Dinamo Zagreb, resta agora tentar salvar a temporada com uma ida à competição que foi seu desgosto completo.

E para que essa salvação venha, vencer o Athletic Bilbao será essencial para um Betis que já não perde há quatro jogos em La Liga. Foi essa sequência invicta que deu sobrevida ao time na luta por uma vaga na Conference League e é o bote salva vidas para o restante da temporada. Acontece que o empate, resultado que o Betis mais conquistou no Campeonato Espanhol, não seria suficiente e, jogando em casa, o time não vence há três jogos. Uma situação nada simples para um time embolado em seus próprios problemas.

Como o Athletic Bilbao chega para o jogo contra o Betis

Ao contrário do rival deste domingo, o Athletic Bilbao faz ótima temporada. Apenas um desastre poderia tirar o time ao menos da próxima edição da Liga Europa, já que a vantagem para a arquirrival Real Sociedad, primeiro time abaixo, é atualmente de nove pontos. Para melhorar, o time ainda briga com o Atlético de Madrid por uma vaga na Champions League e, contra esse mesmo adversário, está na frente nas semifinais da Copa do Rei.

Muito da boa fase vivida pelo Athletic Bilbao tem relação com a dupla de irmãos Williams. Iñaki, o mais velho, e Nico, o caçula, são os principais nomes do time na temporada, com 12 e nove partipações em gols, respectivamente. O primogênito da família ainda perdeu quase todo mês de janeiro afastado defendendo Gana na Copa Africana de Nações, mas mesmo assim está entre os líderes técnicos do clube basco.

A vitória contra o Betis daria ainda mais segurança na tabela de La Liga e ajudaria demais o Athletic Bilbao em questão moral para a decisão da próxima quinta-feira (29), quando enfrentará o Atlético de Madrid no segundo jogo das semifinais. Duas vitórias, ou ao menos dois jogos sem perder, fariam da torcida basca a mais feliz do momento. E uma vitória hoje, por incrível que pareça, faria até mesmo os torcedores da Real Sociedad felizes.

Botão Voltar ao topo