La Liga

Barcelona vence Real Sociedad e Raphinha presta seu apoio ao Rio Grande do Sul

Raphinha foi um dos responsáveis pela importante vitória do Barcelona sobre a Real Sociedad na busca pelo vice de La Liga

Nesta segunda-feira (13), o Barcelona venceu a Real Sociedad por 2 a 0, no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela 35ª rodada de La Liga. Com o resultado, o Barça assumiu a vice-liderança do campeonato com 76 pontos, um acima do Girona, que empatou com o Alavés por 2 a 2, fora de casa. Já os Txuri-urdin continuam na 7ª posição com 54 pontos, garantindo uma vaga na próxima Conference League.

Por mais que o Real Madrid já levantou o título espanhol com bastante antecedência, o Barcelona tem um objetivo claro para esse final de temporada: o 2º lugar de La Liga. Isso porque o vice do campeonato ganha a chance de disputar a próxima Supercopa da Espanha, que, além de ser uma chance de levantar um título na temporada, também rende uma boa quantia financeira, o que é fundamental para os Blaugranas.

Agora, o Barcelona depende apenas de si para terminar atrás dos Merengues em La Liga. Os Culés ainda enfrentam Almería, Rayo Vallecano e Sevilla nas últimas rodadas da competição. Já a Real Sociedad ainda sonha com uma vaga na próxima Liga Europa. Contudo, os Txuri-urdin dependem de tropeços do Betis para entrarem na zona de classificação ao torneio. Raphinha, que fez um dos gols da partida, mandou uma mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul em sua comemoração.

Como foi Barcelona x Real Sociedad por La Liga

Como esperado, o Barcelona começou a partida tentando dominar as ações ofensivas, através da posse de bola e finalizações. Entretanto, a Real Sociedad conseguiu equilibrar mais o jogo. Só que isso não significa que o futebol apresentado tenha melhorado. Os Txuri-urdin até chegaram a fazer um golaço impedido, porém, foi o Barça quem buscava o ataque mais incessantemente.

E de tanto insistir, o Barcelona abriu finalmente o placar na reta final da etapa inicial. Em uma rápida transição ofensiva, Lewandowski pegou a defesa da Real Sociedad de surpresa ao enfiar um bolão do círculo central para Gundogan. Ele aproveitou a passagem de Lamine Yamal do outro lado para dar uma assistência precisa para a joia do Barça, que bateu com categoria para vencer o goleiro dos Txuri-urdin.

Brincando com a sorte

Para o 2º tempo, o Barcelona adotou uma estratégia parecida: ter a bola para tentar criar finalizações de perigo ao gol da Real Sociedad. E foi isso que os Blaugranas fizeram, também tranquilos com a vantagem parcial na partida. Os Txuri-urdin se defendiam como podiam, contando com Álex Remiro para impedir o ímpeto dos donos da casa, além de arriscar jogadas tímidas lá na frente.

Aqui vale destacar que Ter Stegen também teve um papel fundamental para salvar o Barcelona lá atrás. Do outro lado, a Real Sociedad também contou com a falta de pontaria e tomadas de decisões erradas do rival para continuar vivo no jogo. Nos minutos finais da partida, os Txuri-urdin mostraram mais ousadia para descolar um empate na bacia das almas, porém os Culés conseguiram passar ilesos para somar mais três pontos em La Liga.

Após desperdiçar inúmeras oportunidades, o Barcelona ainda teve tempo de descolar um pênalti em decorrência de um toque de mão de Oyarzabal dentro da área da Real Sociedad. Raphinha se encarregou da cobrança e não desperdiçou. O atacante do Barça ainda comemorou com uma mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul, que sofre com as enchentes em meio às fortes chuvas.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo