Espanha

Finanças falam mais alto e Barcelona decide plano para Vitor Roque

Diretoria do Barcelona pretende emprestar Vitor Roque para a próxima temporada, e liberar folha salarial para inscrever mais atletas

Não é novidade que até agora, a passagem de Vitor Roque pelo Barcelona vem sendo bastante decepcionante, e para ambas as partes. Sob o comando de Xavi, o atacante brasileiro, que chegou em janeiro deste ano por 40 milhões de euros, só atuou em 13 partidas e fez dois gols. Contratado para ser uma opção para a vaga de Lewandowski, ele não vem recebendo tantas oportunidades na La Liga.

E a permanência do treinador, que desistiu de deixar o Barcelona no fim desta temporada, deixou a situação do atacante de 19 anos ainda mais complicada, em um clube que também possui outros problemas fora de campo. Segundo apuração da rádio Cadena SER, Vitor Roque não está nos planos do clube catalão, pelo menos na próxima temporada.

De acordo com o meio de comunicação espanhol, a direção de futebol do Barça, comandada por Deco, deseja que o jogador seja emprestado para outro clube. Mais do que a ver com o desempenho em campo, a ideia de liberar o atacante brasileiro também tem a ver com um problema econômico.

Liberação na folha para inscrever novos atletas

Precisando liberar espaço na folha salarial para entrar no Fair-Play financeiro da La Liga para contratar novos atletas e inscrever alguns de seus jogadores, o Barcelona pretende negociar alguns de seus atletas. Porém, sabendo do potencial do atleta e pensando em quanto gastou, o clube deseja que ele retorne em 2025. Porém, em entrevista recente, o empresário de Vitor Roque, André Cury, afirmou que ele só deixará o time catalão se for vendido.

Vitor Roque é apenas um atleta que faz parte da estratégia do Barcelona para se reforçar para 2024/2025. De atletas que já estão no elenco, o clube planeja inscrever Pau Cubarsí e Lamine Yamal como jogadores do Barcelona B para não gastar parte do fair-play. A diretoria ainda busca maneiras de inscrever Gavi, Baldé e Iñigo Martínez, que por conta de lesões, saíram da lista de inscritos e não podem atuar na atual temporada da La Liga.

Planos de renovações e contratações

Dentre os jogadores emprestados, e podem permanecer, a prioridade de Xavi e Deco é contar com João Cancelo, que pertence ao Manchester City. Segundo a Cadena SER, o nome do lateral inclusive está à frente de João Félix, que tem contrato com o Atlético de Madrid.

E não é só isso. Obviamente o clube também pretende contratar atletas, e nomes como Joshua Kimmich, Bernardo Silva, Nico Williams e Dani Olmo seguem nos planos do clube. Mas para isso, serão necessárias algumas vendas. Jogadores como Raphinha, Marc-Andre Ter Stegen, Frenkie de Jong e Ronald Araujo já foram especulados em outras equipes e poderão render uma boa quantia de dinheiro aos cofres do Barcelona.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo