La Liga

O Barcelona, quem diria, enfrenta o Girona para não deixar o adversário abrir muita distância

Neste domingo (10), Barcelona e Girona fazem um confronto direto catalão na parte mais alta da tabela do Campeonato Espanhol

A 16ª rodada da La Liga promete um dos confrontos mais interessantes e inesperados nas competições nacionais da temporada 2023/24. Neste domingo (10), Barcelona e Girona fazem no Estádio Olímpico Lluís Companys (também conhecido como Estádio Olímpico de Montjuïc) um duelo direto no topo da tabela de classificação do Campeonato Espanhol.

Naturalmente, o jogo receberia atenção por ser um embate entre a principal equipe futebolística e a mais nova força futebolística da Catalunha, mas fica ainda mais importante com a grande campanha de Girona. Tendo subido para a primeira divisão espanhola nos playoffs da temporada 2021/22 e terminado em décimo lugar na última edição de La Liga, os Blanquivermells atualmente ocupam a vice-liderança da competição e podem reassumir a primeira posição em caso de vitória.

O Barcelona, por sua vez, já era esperado entre os primeiros colocados de La Liga. Não apenas pelo tamanho e relevância que tem, mas também por ser o atual campeão espanhol. A equipe blaugrana figura em terceiro lugar, podendo embolar ainda mais a disputa pela liderança caso supere o Girona ou ver a chance de título diminuir consideravelmente se for derrotada.

Como vem o Barcelona

O Barcelona ainda tenta se firmar na temporada. É verdade que o time comandado por Xavi Hernández está invicto há quatro partidas e vem de vitórias importantes em La Liga e na Champions League — tendo se classificado com uma rodada de antecedência para as oitavas de final do torneio europeu — mas ainda não conseguiu convencer. Todas os nove triunfos culés nos últimos 14 jogos foram por apenas um gol de diferença.

Com 34 pontos após 15 confrontos, o Barça é o atual terceiro colocado em La Liga. A equipe da capital catalã continuará na mesma posição em caso de vitória neste domingo, mas diminuirá a distância para o líder Real Madrid para apenas dois pontos. Em caso de derrota, no entanto, verá o Girona abrir sete pontos de vantagem. Um empate também não serve de muita coisa, já que mantém a diferença de quatro pontos para o maior rival, que empatou neste sábado (9) com o Real Betis.

Para entrar definitivamente na disputa pelo título espanhol, o Barcelona se apoia no excelente retrospecto que tem contra o Girona. Os Blaugranas nunca foram derrotados pelos Blanquivermells na história, somando cinco vitórias, dois empates, 23 gols marcados e três sofridos em sete confrontos.

Como vem o Girona

Já o Girona vive um sonho que até pouquíssimo tempo parecia impossível. O time comandado pelo técnico Míchel conquistou 38 pontos em seus 15 compromissos iniciais em La Liga e está um ponto atrás do Real Madrid. Para reassumir a liderança — posição que ocupou pela última vez ao fim da 13ª rodada — a grande surpresa da competição precisará vencer o Barcelona, já que sua única derrota até aqui foi para a equipe merengue e o primeiro critério de desempate é o confronto direto.

Desde o revés por 3 a 0 para o Real Madrid, no fim de setembro, os Blanquivermells acumularam sete vitórias e um empate no Campeonato Espanhol e ainda se classificaram para a fase de 16-avos de final ao golearem o modesto Orihuela por 5 a 2. Suas partidas, inclusive, costumam ser repletas de gols: é o dono do melhor ataque de La Liga e tem a pior defesa dentre os oito primeiros colocados da competição, com 34 gols feitos e 18 concedidos. Até aqui, ainda não empatou em 0 a 0 na temporada.

Para derrotar o Barcelona pela primeira vez na história e reassumir o primeiro lugar, o Girona aposta no ucraniano Artem Dovbyk. O atacante de 26 anos já tem sete gols e quatro assistências em 14 aparições em La Liga, sendo o segundo jogador com mais participações diretas. Somente Jude Bellingham, com 14, tem mais.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo