Áudio do VAR em Real Madrid x Almería teria sido escondido e salvado Vinicius Jr
No lance em questão, atacante brasileiro teria acertado o rosto do jogador Pozo do Almería, mas nada foi marcado
A polêmica arbitragem do encontro entre Real Madrid e Almería, disputado no último domingo (21) no Santiago Bernabéu, por La Liga, ganhou mais um capítulo nesta terça-feira. A Comissão Técnica de Árbitros da Espanha (CTA) abriu uma investigação interna para apurar como um áudio VAR da partida que terminou com vitória do time Merengue de virada pelo placar de 3 x 2 vazou. No lance em questão, o brasileiro Vinícius Jr. acertou o rosto de Alejandro Pozo, porém o árbitro de vídeo revisou o lance e nada foi marcado.
Segundo publicação da página Jijantes no X (antigo Twitter) e divulgação do portal Mundo Deportivo, o tal áudio da conversa entre o árbitro Francisco Hernández Maeso, e o responsável pelo VAR, Hernández Hernández, sobre a agressão de Vinícius Jr. à Pozo não foi divulgado previamente.
Um outro trecho chegou a ser publicado. Ele contém a conversa dos representantes da arbitragem sobre o lance que culminou com o gol de empate do Real Madrid, marcado pelo brasileiro, mas que gerou polêmica por um suposto toque de mão do atacante.
O grande problema é que segundo a CTA, áudios do VAR contendo este tipo de informação não podem ser divulgados, e a comissão agora trabalha para descobrir como o material chegou até a página Jijantes. A La Liga publica de forma oficial todos os áudios do VAR dos lances capitais dos confrontos – o que não era o caso. O vazamento gerou preocupação na cúpula do futebol espanhol. Esta é a primeira vez que um áudio considerado confidencial vem a público.
Vinicius Jr. acerta o rosto de Pozo, mas arbitragem entende como lance normal
Aos 41 minutos do 2º tempo de jogo, o placar apontava 2 x 2. Foi quando Vinícius Jr. acertou o rosto de Pozo após tentar se livrar da marcação do lateral-direito. Na hora do lance, os jogadores do Almería pediram cartão vermelho ao brasileiro, pois entenderam que o atacante havia agredido o defensor. Entretanto, o lance só foi revisado dentro da sala do VAR por Hernández Hernández, que após olhar a jogada entende que o lance não é passível de expulsão.
Dentro de campo, Francisco Hernández Maeso se manteve convicto de que o lance não era para cartão vermelho desde a origem da jogada, ao passo que pouco tempo depois, o lance seguiu normalmente. Confira abaixo o trecho da conversa vazado entre o árbitro de campo e o responsável pelo VAR.
“Possível falta no ataque, quero ver, um pouco mais atrás”, diz o responsável pelo VAR.
“Pra mim nada, briga entre os dois, reclamando do rosto”, responde o juiz.
“Sim, quando ele vai tirar, com o braço, quando ele balança, bate nele, ele vai tirar do caminho e bater na cara, ok?”, afirmou Hernández Hernández após nova revisão, pedindo para que Maeso siga com o jogo.
Jogadores e comissão técnica do Almería ficaram indignados com a arbitragem do confronto diante do Real Madrid, chegando a afirmar deliberadamente que houve roubo em favor do time madrilenho no confronto do último domingo. Após abrir dois gols de vantagem, o time Rojiblanco sofreu dois gols muito contestados, sendo o primeiro de pênalti, em lance que o próprio VAR revisou e anotou toque de mão do brasileiro Kaiky dentro da área e depois o gol de empate marcado por Vinícius Jr. que teria tocado com a bola no braço antes de marcar seu gol.
Para piorar ainda mais a situação do Almería, quando o jogo estava 2 x 1, Sergio Arribas marcou o 3 x 1 em favor dos visitantes em pleno Santiago Bernabéu, mas o VAR entrou em ação, anulando o gol do lanterna da La Liga e ainda punindo Dion Lopy por falta no início da jogada. Acontece que o lance que originou o gol aconteceu bem na frente do árbitro de campo, que mandou seguir o lance e não marcou nada no momento da jogada.
Polêmicas à parte, o resultado foi fundamental para o Real Madrid, que com um jogo a menos, se mantém na coa do Girona na liderança do Campeonato Espanhol com 51 pontos, um a menos do que o time catalão, que nesta rodada venceu o Sevilla por 5 x 1. Já o Almería segue seu calvário na competição e mesmo jogando bem não consegue vencer e amarga a 20ª colocação com apenas seis pontos ganhos.