La Liga

Quem é atacante ucraniano da sensação Girona que pode igualar feito de Messi e CR7 em La Liga

Artem Dovbyk igualou número de gols de Jude Bellingham e é um dos jogadores cotados para ser o artilheiro da temporada na Espanha

Artem Dovbyk, jogador ucraniano que chegou discretamente ao Girona, pouco a pouco está se tornando um fenômeno da La Liga. A equipe, que lidera o campeonato e se tornou uma sensação na Espanha pelo futebol extremamente tático, tem Dovbyk como peça principal no ataque. Aliás, o atacante igualou os 14 gols marcados por Jude Bellingham, do Real Madrid, e tem potencial para igualar feito de Messi e CR7: conquistar o prêmio “Pichichi”, de artilheiro da temporada, entregue pelo jornal Marca.

Das últimas 14 premiações do periódico espanhol, apenas jogadores de Real Madrid e Barcelona ficaram com a artilharia. No entanto, parece que Dovbyk é o nome certo para quebrar essa hegemonia, principalmente após o hat-trick espetacular contra o Sevilla, no último domingo (21).

Além da rapidez dentro de campo, a facilidade com que o ucraniano conseguiu superar a marcação, tornando a defesa adversária incapaz de responder, mostrou a sua eficácia em frente ao gol. O atacante balançou as redes três vezes em apenas seis minutos e meio.

Atacante forte e técnico, Dovbyk tem combinação em falta no mercado

Dovbyk chegou ao Girona do SC Dnipro-1, clube ucraniano que só se profissionalizou em 2017. Com um físico imponente e personalidade introvertida, o atacante de 26 anos logo começou a surpreender, tanto nos treinamentos quanto nas partidas. Mesmo sem falar quase nada de inglês – e muito menos espanhol -, o jogador se adaptou facilmente ao estilo de futebol local.

– Sempre que me perguntam sobre a adaptação de um jogador do Leste europeu para outro país, como a Espanha, por exemplo, digo que é um processo cauteloso. Mas em Girona, o precedente com Tsygankov foi positivo, e o fato do seu companheiro estar na equipe o ajudou a evitar a frase: “É foi um processo complexo” – comentou o ex-diretor esportivo do Dnipro, o catalão Jordi Gratacós, em entrevista ao Marca.

Jordi é um grande conhecedor do futebol ucraniano e russo e passou a torcer para o Girona de Dovbyk. O executivo admira a capacidade do atacante de se adaptar a vários estilos e ressalta que as habilidades dele estão em falta no mercado.

– Dovbyk se destaca pela força física e faz isso com muita habilidade técnica. Ele combina as duas coisas, pode ir ao espaço, procurar o terceiro homem, mas muitas vezes tendemos a pensar que ele não será tecnicamente bom ou preciso em suas ações (por combinar as duas características) – analisou Gratacós.

– Ele está mostrando que pode se destacar nos dois estilos (força e técnica), mas também poderia se sair bem com um estilo de jogo diferente, no contra-ataque veloz ou procurando espaços. O estilo jogo do Girona e o treinador que ele tem o ajudam muito.

O Girona pagou 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões) por 75% dos direitos do jogador, o que fez do atacante ucraniano a maior contratação cara da história do clube. Mesmo assim, o investimento saiu barato, já que a Premier tem suspirado por ele dada a atuação extraordinária na La Liga.

– Vejo ele em um time importante da Premier, até mesmo um City, ou também nos times importantes da Serie A. É um jogador com semelhanças com Dusan Vlahovic, também canhoto, mas espero que fique muitos anos no Girona – completou o executivo do clube ucraniano.

Os últimos 14 ganhadores do prêmio “Pichichis”:

22-23 Lewandowski (Barcelona) – 23 gols
21-22 Benzema (Real Madrid) – 25 gols
20-21 Messi (Barcelona) – 30 gols
19-20 Messi (Barcelona) – 25 gols
18-19 Messi (Barcelona) – 36 gols
17-18 Messi (Barcelona) – 34 gols
16-17 Messi (Barcelona) – 37 gols
15-16 Luis Suárez (Barcelona) – 40 gols
14-15 Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 48 gols
13-14 Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 31 gols
12-13 Messi (Barcelona) – 45 gols
11-12 Messi (Barcelona) – 50 gols
10-11 Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 41 gols
09-10 Messi (Barcelona) – 34 gols

Botão Voltar ao topo