La Liga

Árbitro do desastroso Real Madrid x Almería não ficou dez dias na geladeira

Francisco Hernández Maeso será responsável pelo apito do duelo entre Rayo Vallecano e Sevilla

Para quem pensa que a arbitragem no Brasil é meio bagunçada, o negócio não está tão diferente assim lá na Espanha. Francisco Hernández Maeso, árbitro da partida entre Real Madrid e Almería, realizado no último dia 21 de janeiro, é ainda assunto dos noticiários esportivos, principalmente após sua escalação para mais um jogo da La Liga. O juiz responsável por protagonizar uma das arbitragens mais lamentáveis da história do futebol espanhol será o dono do apito no duelo entre Rayo Vallecano e Sevilla.

Em nenhum momento, o nome de Hernández Maeso foi relacionado a algum tipo de punição após a desastrosa arbitragem no duelo que terminou com a vitória madrilenha por 3 x 2, de virada. Pelo contrário, passados dez dias do jogo no Santiago Bernabéu, o juiz estará em campo trabalhando normalmente. O duelo entre Rayo Vallecano e Sevilla acontece na próxima segunda-feira (5), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Vallecas.

Hernández Maeso foi ao VAR em três oportunidades no confronto entre Real Madrid e Almería e em todas as intervenções do árbitro de vídeo, Hernández Hernández, o time Rojiblanco acabou prejudicado. Os visitantes na ocasião tiveram um gol mal anulado, reclamaram de um toque de mão de Vinicius Junior no gol de empate do Real e ainda tiveram um pênalti, no mínimo duvidoso, marcado contra a equipe, todas as decisões com interferência direta do VAR.

VAR de Real Madrid e Almería seguiu trabalhando normalmente

Mesmo diante de tantos erros, a Comissão de Arbitragem da Espanha não puniu Francisco Hernández Maeso, muito menos o árbitro de vídeo Hernández Hernández, que após os acontecimentos foi escalado para mais dois jogos, sendo o confronto entre Atlético de Madrid e Sevilla pela Copa do Rei e a partida entre Real Sociedad e Rayo Vallecano pela La Liga.

Diferentemente do que é feito em solo brasileiro, a Comissão de Arbitragem da Espanha optou por não punir os responsáveis pelo apito no jogo entre Real Madrid e Almería. Ao contrário do que muitos da imprensa espanhola poderiam imaginar, os dois seguem trabalhando normalmente. Nem ao menos um tempo mínimo de “geladeira” foi aplicado aos personagens, o que causou certa indignação na grande mídia esportiva do país.

Por muito menos, árbitros brasileiros acabaram levando ganchos grandes, o que leva a crer que o critério para punição na Espanha é bem mais leve do que é feito em solo tupiniquim. Resta saber se a opinião pública, bem como os meios de comunicação espanhol, terão poder suficiente para influenciar as decisões da Comissão de Arbitragem de punir com mais rigor quem cometer erros tão gritantes como os cometidos no último dia 21 de janeiro no Santiago Bernabéu.

Enquanto isso, o Almería, que vai mal na La Liga até o momento, deve suportar o fato de saber que pode ter em seu caminho novamente o mesmo árbitro e VAR que influenciaram diretamente o resultado em Madrid. Se o árbitro de vídeo e o juiz Hernández Maeso não tivessem errado tanto, o time Rojiblanco poderia ter saído da capital espanhola com um resultado diferente e poderia estar em um momento um pouco mais tranquilo dentro da La Liga.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo