La Liga

Após três derrotas seguidas em casa, Xavi alerta: “Temos que estar na Champions League”

Queda de desempenho custou a eliminação na Liga Europa e duas derrotas em casa ameaçam o Barça em La Liga

A derrota do Barcelona para o Rayo Vallecano neste domingo foi uma surpresa e ligou o sinal de alerta no Camp Nou. Foi a terceira derrota seguida do time em casa, contando também a Liga Europa. O que parecia uma situação tranquila em La Liga já se tornou um risco com o desempenho ruim nas últimas rodadas, com duas derrotas nos últimos três jogos e três derrotas seguidas em casa: Eintracht Frankfurt pela Liga Europa, Cádiz e Rayo Vallecano por La Liga. O técnico, Xavi Hernández, deixou claro: o objetivo é chegar à Champions League.

“O dia do Eintracht foi diferente, mas contra o Cádiz e o Rayo foram partidas com o mesmo padrão. O Rayo teve uma chance e meia. Voltamos ao tema de efetividade. Estamos em uma situação difícil, mas nós mesmos que nos complicamos. Temos que seguir”, declarou Xavi após o jogo. “Eu saio e reconheço que errei como treinador por não os motivar”.

“Estávamos todos empolgados com a ótima sequência na liga e Liga Europa. Entendo que não é muito motivador para os torcedores e jogadores lutar pelo segundo lugar, mas nós temos que estar na Champions League, queremos ouvir o hino da Champions League na próxima temporada”, afirmou o técnico. “Há muita coisa em jogo. A história do Barcelona é sobre ficar em primeiro, mas temos que entender e nos motivar para terminarmos em segundo”.

As críticas são grandes em relação à queda de rendimento do Barcelona. São apenas seis pontos que separam o time, atualmente em segundo lugar, empatado com o terceiro colocado Sevilla, do Betis, quinto colocado. O Atlético de Madrid é atualmente o quarto colocado, com dois pontos a menos que o Barça. Os quatro primeiros se classificam à Champions League da temporada seguinte.

“Em novembro, chegamos a estar em nono lugar e há urgências no clube, futebolísticas, econômicas, é uma situação difícil. Não temos medo de jogar. São partidas que se complicam, é futebol, temos que pensar no Mallorca, desconectar e a partir do meio da semana nos preparar para esta partida. Restam cinco finais”, continuou Xavi, falando sobre as cinco últimas rodadas de La Liga.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo