Ancelotti teve papel fundamental para Toni Kroos renovar com o Real Madrid até 2024
Jogador de confiança de Ancelotti, Kroos decide ficar mais um ano no Real Madrid e a boa relação com o treinador é um fator fundamental

O meio-campista Toni Kroos renovou o seu contrato com o Real Madrid por um ano, até 30 de junho de 2024. Aos 33 anos, o contrato do alemão se encerraria no próximo dia 30 deste mês, mas a renovação era tratada como certa. Ele estará no elenco comandado por Carlo Ancelotti para fazer uma transição, já que o Real Madrid já contratou Jude Bellingham, um meio-campista que chega como estrela.
Campeão da Copa do Mundo de 2014, Toni Kroos chegou ao clube logo depois daquele Mundial, contratado por €25 milhões (€31 milhões em valores atualizados). Ele só tinha um ano de contrato restante no Bayern de Munique e não queria renovar, por isso o clube bávaro decidiu negociar o jogador e fazer caixa.
Kroos tem 417 partidas pelo Real Madrid e é o jogador alemão que mais vestiu a camisa do clube. São nove temporadas defendendo o Real Madrid e conquistou 20 títulos: são quatro Champions League, cinco Mundiais de Clubes, quatro Supercopas da Europa, três ligas espanholas, uma Copa do Rei e três Supercopas da Espanha.
O Real Madrid estava disposto a renovar o contrato até 2025, ou seja, por dois anos, mas o jogador optou por um acordo de apenas uma temporada. Havia rumores até sobre uma possível aposentadoria do jogador, que se aposentou da seleção alemã em 2021, logo após a eliminação alemã na Eurocopa. Até por isso, a opção o jogador foi de apenas um ano, para decidir essa questão ano a ano.
Com cada vez mais opções no meio-campo com as chegadas de Eduardo Camavinga, Aurélien Tchouaméni e agora Jude Bellingham, além de Federico Valverde, que já está por lá, Toni Kroos permanece e deve ser uma figura importante no elenco. Na temporada 2022/23, fez 52 jogos em todas as competições, sendo 45 deles como titular. É um jogador com o qual Carlo Ancelotti conta muito.
Ancelotti, aliás, tem Kroos como seu homem de confiança para impor um estilo ao Real Madrid. A boa relação com Ancelotti foi um fator chave para que Kroos continuasse. Essa boa relação com os líderes do elenco, como o alemão, é fundamental para o Real Madrid. É por isso que, mesmo em meio a desconfianças lá no meio da temporada, o técnico acabou ganhando força, também pelo excelente resultado no fim da temporada, eliminando o Barcelona em pleno Camp Nou e com uma eliminação aceitável na Champions – na semifinal, para o eventual campeão Manchester City.
O que fica claro é que a permanência de Ancelotti é uma espécie de tecido social do Real Madrid. Por isso, mesmo sem convicção plena, o presidente Florentino Pérez fez questão de manter o treinador. Mesmo que ele não seja o seu preferido – dizem que ele namora com um novo retorno de Zinedine Zidane, caso Ancelotti deixe o cargo. Mas ao que tudo indica, ele não deixará. Não tão cedo. O que pode ser um problema para a seleção brasileira, já que a CBF já trata que ele será o técnico em 2024.