Champions LeagueLa Liga

Ancelotti sobre Bale: “Escreveu páginas importantes na história deste clube”

Fundamental na conquista de La Décima, em 2014, Bale não deve mais jogar pelo Real Madrid depois de não ser relacionado para o último jogo de La Liga nesta sexta

Gareth Bale está perto de encerrar a sua história no Real Madrid. Com contrato até 30 de junho, só há mais dois jogos programados para o clube nesta temporada: nesta sexta, contra o Betis, na última rodada de La Liga, e no dia 28, na final da Champions League, em Paris. O técnico Carlo Ancelotti, o primeiro a trabalhar com o jogador no Real Madrid na temporada 2013/14, falou sobre a importância do jogador na história do clube e disse que ele não foi relacionado para o jogo desta sexta-feira.

Carlo Ancelotti foi muito respeitoso ao falar sobre o galês, com quem trabalhou muito bem na primeira temporada dos dois no clube, em 2013/14. Bale foi crucial naquela temporada, que culminou na conquista da chamada “La Décima”, o 10º título da Champions League. Foi também um personagem importante em outros títulos, como a Champions League de 2018, quando fez dois gols na final contra o Liverpool, e antes disso também em uma Copa do Rei vencida pelo Real Madrid contra o Barcelona, também na temporada 2013/14.

Como o título de La Liga está conquistado, Ancelotti deve usar reservas para a partida desta sexta contra o Betis, último antes da final da Champions League no dia 28 de maio, em Paris. Ancelotti foi perguntado se Bale jogará. “Bale treinou hoje. Contudo, não está 100% e não está entre os relacionados. Amanhã veremos quem está no banco. Amanhã tenho que deixar dois jogadores nas arquibancadas”, respondeu o treinador.

“Todo mundo sabe que o seu contrato acaba, se joga amanhã ou não, isso não é tão importante. O importante é que fez parte da história deste clube. Eu acredito que fica a recordação de todos os torcedores do Real Madrid. Foi importante em La Décima, em Kiev (em 2018, na final da Champions contra o Liverpool), na Copa do Rei… É um jogador que escreveu páginas importante na história deste clube e acredito que todo mundo reconhece isso, independente de joga amanhã ou não. Não acredito que seja tão importante”, afirmou ainda Ancelotti.

Como serão nove dias do jogo desta sexta até a final da Champions, se especula que o treinador coloque em campo um time parecido com o que jogará em Paris. “Não estou pensando nisso. Estou pensando em dar minutos aos jogadores que precisam mais. Amanhã voltam Modric, Marcelo… Não teremos Alaba, que só volta a treinar com o grupo a partir de segunda-feira”, declarou.

Bale está entre os jogadores que estão se despedindo do clube, assim como Isco e Marcelo, embora haja a possibilidade do brasileiro assinar por mais uma temporada. O treinador foi perguntado se algum desses jogadores pediu para jogar. “Não falamos com os jogadores, porque acredito que todos estão focados na partida do dia 28. Como foi dito, voltam Marcelo e Isco e quase todo o elenco está disponível. Tenho que avaliar bem os jogadores que precisam de minutos para estarem prontos para a partida no dia 28”.

Aos 32 anos, Bale tem o futuro ainda indefinido. Foram apenas sete jogos ao longo de toda esta temporada, em parte pelas lesões, outra parte por opção do treinador. Bale é um jogador fora dos planos e deverá achar um novo destino para os próximos anos. É improvável que ele esteja entre os relacionados para a final da Champions, mas considerando a estima que Ancelotti tem pelo galês, é possível que esteja ao menos no banco. O mais provável, porém, é que a passagem de Bale pelo Real Madrid já tenha terminado em campo.

De olho na final da Champions

Pensando na final da Champions, Ancelotti tem desfrutado esses momentos antes da grande decisão. “As sensações são muito boas. Queremos nos despedir da nossa torcida e de uma temporada muito bonita que fomos muito bem. Tudo em La Liga saiu bem desde a primeira partida. O objetivo é ter uma boa dinâmica na equipe e intensidade na partida para que nos ajudem para a final”, afirmou o treinador.

Enquanto o Real Madrid está com o freio de mão puxado em La Liga, o Liverpool precisa atuar a todo vapor. Precisou jogar a final da Copa da Inglaterra e ainda disputa até a última rodada o título da Premier League com o Manchester City. Com isso, o time inglês precisa se degastar mais pensando na final.

“O Liverpool teve mais dificuldades que nós, mas depois temos o mesmo tempo de nos prepararmos para a partida. Aproveitarmos que ganhamos a liga, eles ganharam a Copa da Inglaterra. Acredito que isso não vá afetar a equipe para a partida. Simplesmente porque não estamos pensando na partida. A partida vamos pensar a partir de segunda, mas já está tudo preparado”, comentou o treinador italiano.

Ancelotti ainda foi perguntado sobre Mbappé, se as pessoas perguntam sobre o jogador na rua. “A mim não perguntam sobre isso porque eu não vou para a rua. Meu tempo passo em Valdebebas (centro de treinamento do Real Madrid), no carro e na minha casa. Às vezes gosto de ir a bons restaurantes que há em Madri, mas ninguém me pergunta sobre isso. Todos me pedem algo para a final, nada mais. Acredito que toda a torcida está focada na final a Champions League”, comentou.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo