La Liga

Lanterna Almería faz jogo duro e segura empate com Athletic Bilbao por La Liga

Mesmo jogando 38 minutos com um a mais contra o lanterna Almería, o Athletic Bilbao não foi capaz de marcar e ficou no 0 a 0

O Almería é o pior time da atual edição de La Liga, não tem nenhuma vitória em 24 rodadas, mas isso não quer dizer que facilita as coisas para seus adversários. Nos últimos dois meses, vendeu caro duas derrotas para Barcelona e Real Madrid (esta, com polêmicas da arbitragem), ambas por 3 a 2, e nesta segunda-feira (12), conseguiu segurar o 0 a 0 com o Athletic Bilbao no Estadio Mediterrâneo. Isso que os Rojiblancos jogaram 38 minutos com um jogador a menos contra um dos melhores times do Campeonato Espanhol.

Um ponto não serviu de muita coisa para nenhum dos lados. O clube do País Basco agora tem 46, dois a menos que o Atlético de Madrid, primeiro time dentro do G4 que leva à próxima Champions League. Último colocado, o Almería ainda tem seis pontos a menos que o Granada.

Almería começa melhor, Athletic toma controle e sofre para criar algo

Vestido de azul (e o Almería de branco e vermelho), o Athletic Bilbao poupou alguns jogadores importantes, como Oihan Sancet, Íñigo Lekue, Beñat Prados e Gorka Guruzeta, além de Nico Williams seguir lesionado. A equipe manteve a estrutura no 4-2-3-1 e até impôs seu jogo nos primeiros minutos. Só não esperava que o time da casa fosse valente e se lançasse ao ataque, também tendo mais posse de bola no início. O jovem lateral Marc Pubill quase marcou um golaço quando pegou sobra de escanteio e bateu de primeira – a bola passou perto do gol. Depois, foi a vez de Largie Ramazani levar perigo, com chute de longe e Unai Simón tentar segurar e soltar no pé do adversário, que já estava impedido. Tinha menos de 20 minutos, e o Almería estava de novo no ataque: em lançamento para área, o capitão Lucas Robertone cabeceou nas mãos do goleiro rival.

Naturalmente, os Rojiblancos diminuíram o ritmo, muito pela falta de técnica para concluir bem as jogadas. O clube basco passou a dominar, mas mostrou muita dificuldade para furar o bloqueio adversário. Só foi realmente exigir uma defesa de Luís Maximiano quase no fim da etapa inicial. Um escanteio bem cobrado no meio da área chegou no zagueiro Aitor Paredes, que subiu mais do que todo mundo e deu uma testada forte para o goleiro se esticar todo para defender. Foi de longe a melhor chance nos primeiros 45 minutos.

Almería x Athletic Bilbao
Almería jogou bem no primeiro tempo, mas melhor chance foi do Athletic (Foto: Divulgação/Athletic Club)

No intervalo, Ernesto Valverde decidiu mudar duas vezes no setor de ataque. O centroavante Asier Villalibre foi substituído pelo experiente Raúl García, enquanto Iker Muniain entrou na vaga de Unai Gómez. O segundo tempo dava pinta que poderia mais fácil aos visitantes porquê, com apenas sete minutos, Ramazani puxou o capitão Óscar de Marcos, que estava escapando pela direita, e foi advertido com o segundo cartão amarelo, consequentemente expulso.

Parecia o cenário perfeito para os Leões massacrarem e sufocarem o Almería. No entanto, mesmo obviamente dominando a bola, o time não foi capaz de finalizar certo até os 23, quando uma tentativa de Muniain parou facilmente em Maximiano.

Valverde foi colocando o time cada vez mais para cima. Para os 20 minutos finais, só tinha Ander Herrera como o homem mais recuado no meio, como volante. O restante era meia ofensivo, ponta ou centroavante. De tanto cruzar na área de forma aleatória, o Athletic Bilbao quase marcou depois dos 40. Levantamento na medida de Herrera chegou em García, que testou tirando do goleiro e acertou a trave. A resposta do time da casa veio em momento inesperado. Foi em contra-ataque, perfeitamente veloz e vertical, que deixou Marko Milovanović na cara do gol, mas o atacante finalizou e, agora do outro lado, a bola explodiu no poste.

A partida teve modestos três minutos de acréscimos, que terminaram sem gols.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo