Espanha

De saída? James Rodriguez deve repetir desfecho decepcionante no São Paulo em Madri

Com baixa minutagem em campo e nenhuma participação em gol, meia colombiano pode deixar Rayo Vallecano em breve

Não faz nem três meses que James Rodríguez rescindiu o contrato com o São Paulo e encerrou uma passagem decepcionante pelo clube brasileiro.

O meia colombiano chegou com grande expectativa no meio da temporada 2023, mas nunca justificou a confiança. Foram apenas 22 jogos, dois gols e quatro assistências.

Durante o período no Morumbi, James chamou mais atenção pelos problemas físicos e pênaltis perdidos do que pelo desempenho.

Enquanto isso, acumulou ótimas atuações pela Seleção colombiana — foi, inclusive, um dos destaques da campanha vice-campeã da Copa América 2024, deixando os torcedores são-paulinos ainda mais irritados.

James, então, rescindiu seu contrato em agosto e, no mesmo mês, foi anunciado como reforço do Rayo Vallecano. A ideia era ter mais tempo de jogo e ser a referência de um time de menor expressão. Mas nada mudou. E ele já pode estar perto de encerrar sua passagem pelo clube espanhol.

James Rodríguez nos tempos de São Paulo
James Rodríguez nos tempos de São Paulo (Foto: IMAGO Images)

A jornada de James Rodríguez na Espanha

O que se viu de James Rodríguez no futebol espanhol foi uma repetição do que ele viveu no Brasil. Foram só 123 minutos em campo, divididos em cinco partidas — apenas uma delas como titular. Sem gols e assistências até o momento para o meia colombiano

A expectativa em torno de seu futebol era alta neste retorno à Espanha. Afinal, além da qualidade inegável, James chegou ao Rayo Vallecano motivado, muito em virtude da excelente campanha da Colômbia na Copa América — torneio no qual ele recebeu o prêmio de melhor jogador. 

Entretanto, após dois meses no novo clube, tais expectativas estão longe de serem alcançadas. Com tempo limitado de jogo e contribuição quase nula em campo, o camisa 10 não parece fazer parte dos planos de Iñigo Pérez, técnico do Rayo.

— Se ele joga lá (futebol sul-americano) e aqui joga menos, é porque eu escolho os jogadores que são melhores para vencer os jogos. Repito mais uma vez, que posso estar errado e que pode haver pessoas que discordem, eu aceito. James está na seleção colombiana há muitos anos e no Rayo há pouco tempo, e eu escolho os jogadores que acredito que me deixarão mais perto da vitória — disse Iñigo em entrevista recente. 

Além do declínio técnico, questões relacionadas à condição física vem impactando negativamente a passagem de James pelo Rayo. O roteiro é o mesmo de quando o meia defendia São Paulo, Everton, Al-Rayyan e Olympiacos. 

James Rodríguez em ação pelo Rayo Vallecano
James Rodríguez em ação pelo Rayo Vallecano (Foto: IMAGO Images)

Novo destino para James?

Escanteado no elenco do Rayo Vallecano, James Rodríguez já cogita deixar o futebol espanhol em janeiro, assim que a janela de transferências reabrir. Segundo o jornal espanhol Marca, a Lazio e algumas equipes da Turquia surgem como possíveis destinos. 

O time italiano, vale destacar, chegou a se interessar pela contratação do colombiano no mercado de verão, mas a transferência acabou não se concretizando. Ainda segundo a publicação, a equipe de Roma monitora a situação e cogita uma investida no início de 2025. 

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo