Os treinadores vem e vão no Real Madrid, mas algo não muda. Isco, embora atue bastante com a camisa branca, não consegue firmar-se como titular. Foi assim com Carlo Ancelotti, com Rafa Benítez e atualmente com Zinedine Zidane. O meia espanhol está obviamente insatisfeito com a situação e, em entrevista ao Marca, revelou quem considera culpado: ele mesmo.
LEIA MAIS: Cristiano Ronaldo: atacante, líder e, nas horas vagas, gandula no jogo do filho
“No fim das contas, se não sou titular com Ancelotti, não sou titular com Benítez e não sou com Zidane, não serei tonto e buscarei problemas onde não há. No fim das contas, o responsável sou eu e é isso que preciso resolver. Procurar onde posso melhorar para estar ali”, afirmou o jogador, que está com a seleção espanhola preparando-se para os jogos contra Itália e Albânia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Isco joga bastante pelo Real Madrid. Está no começo da sua quarta temporada pelo clube e já soma 154 partidas. Segundo o Marca, apenas Cristiano Ronaldo (155) atuou mais vezes nesse período. No entanto, desse total, apenas 111 jogos foram como titular, a maioria deles nos seus dois primeiros anos, sob o comando de Ancelotti. Na última época, começou jogando apenas 30 vezes e, na atual, somente duas (lesionou-se).
“É verdade que, no Real Madrid, joguei muitas partidas, mas do que as pessoas pensam, umas 150, mas é verdade que nunca tive o papel de titular. Só fui titularíssimo na minha passagem pelo Málaga. Sou constante, eu me lesiono pouco, agora foi a primeira vez. O que preciso fazer é, seja titular ou reserva, estar sempre preparado para ajudar a equipe, para competir e dar o melhor de mim”, afirmou.
Isco contou que ouviu de Zidane no começo da temporada que seria difícil ser titular. “Mas aceitei o desafio”, afirmou. Treinar forte e mostrar que pode começar jogando são seus planos até o fim da temporada. Sabe que teria condições de ser titular em outros clubes, mas, no Real Madrid, a concorrência é muito forte. “Estamos falando dos melhores jogadores do mundo”, analisa. “Há muita concorrência e um esquema que é praticamente inegociável. É possível que em outra equipe eu jogasse mais”.
Com mais dois anos de contrato com o Real Madrid, quais são os planos de Isco? Ele afirmou que o clube ainda não o procurou para renovar o vínculo, o que, segundo ele, é “raro”, porque a diretoria merengue gosta de manter seus jogadores com longos contratos. “Se não quiserem renovar comigo, não vou sair pedindo a renovação. Creio que é algo que tem que partir do clube e não depende de mim”, disse. “A verdade é que ainda não pensei nisso. Também não busquei nada para sair. Estou com a cabeça aqui, estou concentrado em fazer o melhor possível, em aproveitar as oportunidades que me dão. Penso apenas no presente”, completou o jogador, que descartou sair na janela de inverno, em janeiro.
Isco disse também que sofreu com a saída de Ancelotti e as chegadas de Benítez, que lhe exigiu outra postura em campo, com mais preocupações defensivas, e Zidane. “Sim, foi complicado. No final da passagem de Ancelotti, jogava praticamente sempre. Se não era titular, era a primeira substituição”, disse o jogador, que foi 77 vezes titular com o técnico italiano e apenas 34 com Benítez e Zidane. “Mas, como disse, isso faz parte do futebol. Há altos e baixos. Vou lutar até o final e quero mostrar que sou capaz de jogar no Real Madrid”.
Pelo menos, voltou a ser chamado à seleção espanhola, a qual defendeu 14 vezes, depois de ter ficado fora da Eurocopa. Conhece Lopetegui dos tempos dos times das categorias de base. “Para mim, isso significa muito. Conheço Julen desde a época do sub-21 e me motiva mais que ele tenha me convocado mesmo eu tendo jogado pouco. Ele confia em mim, sabe que posso ajudar muito, e isso me dá confiança”, afirma o jogador de 24 anos.



