Guia rápido de LaLiga 2026/27: Favoritos, quem pode surpreender e decepcionar
Acabou a saudade para os fãs de futebol espanhol. LaLiga 2026/27 começa neste sábado (15) com 20 equipes em busca da taça. O primeiro duelo desta edição é Alavés x Getafe no Mendizorrotza Stadium, às 14h30 (de Brasília). A rodada inaugural vai até o dia 27 de agosto.
Celta x Osasuna foi remanejado por problemas no gramado e seis times tiveram os retornos adiados por se tratar de jogos que envolviam atletas que disputaram os estágios finais da Copa do Mundo de 2026. Duas destas equipes são Barcelona e Real Madrid, juntamente com Valencia, Betis, Real Sociedad e Athletic Bilbao. Todos os oito em questão estreiam já na segunda rodada.
Portanto, a ansiedade para ver Merengues e Blaugranas em campo vai seguir por mais alguns dias. Os comandados por Mourinho jogam fora de casa contra o Espanyol no dia 22, às 16h30 (de Brasília), e o Barça visita o Elche no dia seguinte, também às 16h30 (de Brasília).
Premier League, LaLiga e mais: Onde assistir ao vivo às principais competições da Europa
LaLiga 2026/27
- Início: 15 de agosto de 2026 (sábado);
- Fim: 30 de maio de 2027 (domingo);
- Número de equipes: 20;
- Atual campeão: Barcelona;
- Promovidos para a 1ª divisão: Racing Santander, Deportivo de A Coruña e Málaga.
Distribuição de vagas
- Champions League: Quatro primeiros colocados (pode chegar até o quinto a depender do coeficiente da Uefa pelas participações dos times espanhóis nas competições europeias);
- Liga Europa: 5º colocado;
- Conference League: 6º colocado;
- Rebaixamento: três últimos colocados.
Mercado da bola europeu 2026/27
Transferências, rumores e notícias
Onde assistir à LaLiga 2026/27: Veja quem vai transmitir
A “Cazé TV” adquiriu os direitos de transmissão de LaLiga e vai transmitir oito jogos por rodada gratuitamente no YouTube. A competição foi sublicenciada para a “SportyNet” (TV fechada/Youtube), que vai exibir duas partidas por rodada.
Jogadores brasileiros
- Barcelona: Raphinha;
- Betis: Antony, Natan;
- Espanyol: Gabriel Moscardo;
- Racing Santander: Pedro Felipe;
- Rayo Vallecano: Alemão;
- Real Madrid: Éder Militão, Endrick, Rodrygo, Vinicius Junior;
- Sevilla: Marcão;
- Villarreal: Luiz Júnior.
Favoritos
As últimas cinco edições de LaLiga foram conquistadas por Barcelona ou Real Madrid, e ambos permanecem como os times a serem batidos na briga pelo título. O Barça leva ligeira vantagem por ter se sagrado vencedor em três destas cinco temporadas e não sofrer grandes alterações do ciclo anterior para este.
Barcelona
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F05%2Fbarcelona-celebra-titulo-laliga-scaled.jpg)
O Barcelona quer ampliar a boa fase na competição doméstica e alcançar o tricampeonato em 2026/27. Para isso, o técnico Hansi Flick tem à disposição reforços estrelados. Os atacantes Anthony Gordon e Karim Adeyemi são novidades no Camp Nou e se unem à gama de talentos do elenco, que inclui Lamine Yamal, Pau Cubarsí e Pedri.
O clube se despediu de atletas que já foram importantes em campanhas anteriores, como Robert Lewandowski (partiu rumo ao Chicago Fire, da MLS), Ronald Araújo (emprestado ao Liverpool) e Marcus Rashford (retornou ao Manchester United após término do empréstimo), porém, manteve a espinha dorsal.
Além disso, Flick vai para sua terceira temporada à frente do plantel catalão e conhece bem o caminho do triunfo no torneio por ter sido campeão nas duas edições que participou.
Real Madrid
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F08%2FReal-Madrid-escalacao-City-Champions-scaled.jpg)
A principal ameaça aos planos de Hansi Flick e companhia é o Real Madrid. Agora sob o comando de José Mourinho, o clube está em reformulação após altos e baixos na temporada passada e investiu pesado para voltar ao topo de LaLiga.
De modo geral, saídas foram repostas com as melhores opções disponíveis no mercado e posições estratégicas ganharam reforços de peso. A principal contratação é a do atacante Yan Diomande (ex-RB Leipzig), cujos valores de transferência podem chegar a 140 milhões de euros, segundo a imprensa europeia.
Carvajal não teve o contrato renovado e Denzel Dumfries (ex-Internazionale) desembarcou em Madri para a lateral-direita. Sem Alaba, que também não ampliou o vínculo, o clube foi buscar Konaté (ex-Liverpool) com o objetivo de manter bons nomes na defesa. Houve ainda as assinaturas de Marc Cucurella (lateral-esquerdo ex-Chelsea), Bernardo Silva (meia ex-Manchester City) e do atacante Carlos Espí (ex-Levante). Outro grande “reforço” foi a renovação de Vinicius Junior.
Mourinho teve uma pré-temporada incompleta sem poder contar com alguns de seus principais jogadores a maior parte do tempo, mas amistosos mostraram que equilibrar a experiência com a juventude tende a ser o caminho para o sucesso.
Quem pode surpreender?
Atlético de Madrid
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F04%2Falvarez-atletico-de-madri-scaled.jpg)
É bem difícil não colocar o Atlético de Madrid na lista dos que “correm por fora” pelo título de LaLiga. A diretoria do clube costuma fazer contratações certeiras para compor o elenco de Diego Simeone e, desta vez, não é diferente.
Foi ao Sporting buscar o volante dinamarquês Morten Hjulmand e conseguiu tirar o meia-atacante sul-coreano Lee Kang-in do PSG após tentativa frustrada em janelas anteriores. Outra grande chegada é a de Alejandro Grimaldo, ex-Bayer Leverkusen. O lateral-esquerdo deve ser o jogador de confiança para a posição com a possível saída de Matteo Ruggeri para o Aston Villa.
O Atlético de Madrid também pretende manter o cobiçado Julián Alvarez e acertar com Cuti Romero, zagueiro do Tottenham. Caso os planos se concretizem, os Colchoneros se fortalecerão ainda mais na liga.
Betis
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F05%2FAbde-Ezzalzouli-Antony-Betis.jpg)
O Betis tem do meio para frente Isco, Giovani Lo Celso, Ezzalzouli, Cucho Hernández e o brasileiro Antony entre as opções disponíveis para o técnico Manuel Pellegrini. As alternativas para a zona defensiva incluem Héctor Bellerín, Valentín Gómez, Diego Llorente e Natan, que foi alvo do Barça na janela. Além disso, há o reforço do lateral-esquerdo Fran García, ex-Real Madrid.
O meio-campo também tem cara nova — já conhecida do futebol brasileiro. Facundo Bernal, ex-Fluminense, se une a jogadores como Pablo Fornals e Marc Roca nos Verdiblancos.
Quinto colocado de LaLiga 2025/26, a equipe da Andaluzia esbanja talento e habilidade para almejar posição melhor na tabela. A campanha passada poderia ter sido superior, mas houve dificuldade em duelos fora de casa (cinco vitórias de 19 possíveis). Se Pellegrini conseguir fazer com que seus comandados encontrem o equilíbrio nas performances, o Betis certamente pode ser pedra no sapato de Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid.
Quem pode decepcionar?
Real Sociedad
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F08%2FTakefusa-Kubo-e-Mikel-Oyarzabal-Real-Sociedad-scaled.jpg)
A Real Sociedad demorou muito a reagir em LaLiga 2025/26 — até ocupou a lanterna em dado momento da competição — e flertou com o rebaixamento por muitas rodadas. É possível analisar a situação por dois prismas.
O copo meio cheio sugere que a reação observada a partir da rodada 19 — que posteriormente levou o time a figurar no G-7 — pode motivar o grupo de Pellegrino Matarazzo a manter a sequência positiva. Em contrapartida, ainda não houve nenhum reforço de peso.
O tradicional clube espanhol que se acostumou a ter talentos como Martin Zubimendi, Mikel Merino e Martin Odegaard vai precisar muito de seu capitão Mikel Oyarzabal e de Carlos Soler, além de ótimos lampejos de Takefusa Kubo, por exemplo, para evitar o pior cenário possível.
Sevilla
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F08%2FRuben-Vargas-Sevilla-scaled.jpg)
Outro clube que pode ter caminho mais árduo em LaLiga nesta temporada é o Sevilla. Tal qual a Real Sociedad, apareceu na zona de rebaixamento em alguns momentos da temporada anterior, mas teve jornada mais perigosa que a equipe de San Sebastián. A reação só começou na rodada 34.
Assim como o rival Betis, os Rojiblancos sofreram além da conta em jogos fora de seus domínios e amargaram 11 derrotas em 19 partidas, mas o preocupante foi o desempenho em casa — sete triunfos e oito revezes.
O time também foi muito vazado (60 vezes) sem conseguir balançar as redes na mesma proporção (46 gols feitos). Luis García não tem grandes mudanças no elenco e vai precisar ser criativo para encontrar soluções aos problemas.
E quem subiu?
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F08%2FRacing-Santander-LaLiga-2-scaled.jpg)
O Racing Santander foi o primeiro time a ter o acesso garantido à LaLiga 2026/27. Em seguida, foi a vez do Deportivo de A Coruña sair da segunda para a primeira divisão espanhola. O Málaga levou a melhor nos playoffs e ficou com a terceira e última vaga.
A tática de um jogo posicional de constante movimentação implementada pelo técnico José Alberto López no Racing Santander foi um dos grandes diferenciais do time na campanha passada e pode dar à elite do futebol espanhol uma nova dinâmica.
O Deportivo de A Coruña, que já figurou entre os grandes clubes do país, coroou a reconstrução com a volta ao primeiro pelotão. O plantel foi reforçado com nomes conhecidos na Europa, como os de Pierre-Emerick Aubameyang, Angeliño e Leo Román, o que demonstra a ambição de continuar a ser um dos destaques positivos da Espanha.
Já o Málaga aposta em um elenco sem personagens ilustres, porém, mais rejuvenescido em relação aos adversários. A cautela está presente também em negociações. As principais contratações feitas até agora foram sem loucuras financeiras: Juan Cruz, ponta esquerda ex-Leganés, foi adquirido por empréstimo sob taxa de 300 mil euros, enquanto Fernando Calero e José Salinas (empréstimo) não custaram aos cofres do clube quando saíram do Espanyol.
LaLiga 2026/27: A primeira rodada
- Alavés x Getafe – 15 de agosto (sábado), às 14h30 (de Brasília);
- Sevilla x Rayo Vallecano – 15 de agosto (sábado), às 16h30 (de Brasília);
- Racing Santander x Villarreal – 16 de agosto (domingo), às 12h (de Brasília);
- Espanyol x Levante – 16 de agosto (domingo), às 14h (de Brasília);
- Deportivo La Coruña x Elche – 17 de agosto (segunda-feira), às 16h (de Brasília);
- Atlético de Madrid x Málaga – 19 de agosto (quarta-feira), às 16h (de Brasília);
- Valencia x Betis – 25 de agosto (terça-feira), às 16h (de Brasília);
- Real Madrid x Real Sociedad – 26 de agosto (quarta-feira), às 16h (de Brasília);
- Celta x Osasuna – 27 de agosto (quinta-feira), às 15h30 (de Brasília);
- Barcelona x Athletic Bilbao – 27 de agosto (quinta-feira), às 16h (de Brasília).