AlemanhaAmérica do SulArgentinaBundesligaEspanhaEuropaFrançaInglaterraItáliaLa LigaLigue 1Premier League

Fim de semana de briga na ponta da Ligue 1, clássicos e duelos por redenção

A acirrada briga pelo título da Ligue 1 terá, neste domingo, mais um capítulo importante. O principal jogo do fim de semana vem do Campeonato Francês, em que Olympique de Marseille e Lyon se enfrentam no Novo Velodróme, em partida que pode mudar as primeiras posições. Já na América do Sul, o grande duelo vem da Argentina, com o clássico entre San Lorenzo e Huracán. Na Croácia, outro clássico agita a rodada, com Hajduk Split e Dínamo Zagreb.

Como em quase todo final de semana, a Premier League terá grandes duelos. O principal deles entre Manchester United e Tottenham, no Old Trafford. E os Spurs contam com Harry Kane para surpreender os Red Devils em Manchester. Já em Londres, o Chelsea pega o Southampton, tentando se recuperar do baque da eliminação da Champions League. Confira esses e outros grandes confrontos em nosso roteiro do fim de semana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV

O jogão

Olympique de Marseille x Lyon
Domingo, 16h55 (ESPN e Sportv 3)

Nenhum dos três primeiros colocados têm conseguido estabilidade nas últimas rodadas da Ligue 1, e é isso que torna a disputa nesta reta final do campeonato tão empolgante. Olympique de Marseille e Lyon já tiveram seus momentos de domínio na ponta da tabela, caíram de rendimento e agora veem o PSG bem no meio da briga, agora motivado pela classificação com tons épicos contra o Chelsea pela Champions League. Atualmente na 1ª colocação, o Marseille tem também a vantagem de jogar em casa para tentar afastar o Lyon da briga pelo título. Um empate, no entanto, pode resultar na tomada da liderança pelos parisienses, que enfrentam o Bordeaux. O triunfo por parte do Lyon deixaria o time de Hubert Fournier a apenas um ponto do de Bielsa. Restam dez rodadas para o fim do Francês, e essa é uma das rodadas que podem fazer grande diferença na configuração final da tabela.

O clássico

San Lorenzo x Huracán
Domingo, 18h15

Mauro Matos, do San Lorenzo (AP Photo/Matilde Campodonico)
Mauro Matos, do San Lorenzo (AP Photo/Matilde Campodonico)

Com ambos na Libertadores e na primeira divisão argentina, San Lorenzo e Huracán terão seus clássicos em alta em 2015. O Huracán andou frequentando a segunda divisão diversas vezes nos últimos anos, enquanto em 2014 o San Lorenzo chegou à conquista da Libertadores pela primeira vez em sua história. A comparação coloca os dois em situações relativamente opostas atualmente, mas não é suficiente para diminuir a importância do jogo deste domingo, o primeiro em quatro anos. Na última vez, o Ciclón saiu com a vitória por 3 a 0; um ano antes, foi o Globo que conseguiu o mesmo placar.

O clássico de bairro, que ao longo de sua história já virou um patrimônio do futebol argentino como um todo, evidencia também a diferença entre os dois times na tabela. Com quatro rodadas já disputadas, o San Lorenzo aparece na quarta colocação, a três pontos do líder Rosário Central, enquanto o Huracán é apenas o 19°, com quatro pontos conquistados em uma vitória, um empate e duas derrotas. Na Libertadores, pelo menos em questão de tabela, o Globo é quem está melhor. É o segundo colocado na chave do Cruzeiro, com três empates em três jogos. O Ciclón, no grupo de Corinthians e São Paulo, é o terceiro, empatado com o Tricolor, com três pontos após duas rodadas.

Fique de olho

Chelsea x Southampton
Domingo, 10h20 (ESPN Brasil)

A eliminação da Champions League foi dolorida, mas em compensação o Chelsea vive um momento tranquilo na Premier League. Cinco pontos o separam do segundo colocado do Manchester City, que tem ainda um jogo a mais que os Blues. O título no Campeonato Inglês deve ser suficiente para que a queda na competição europeia seja esquecida, mas esse é o momento para mostrar ao torcedor que não há motivo para preocupação. A folga na tabela foi criada pelo início fantástico de campanha do time de Mourinho, porque se dependesse dos jogos mais recentes, a pressão poderia ser maior. Grandes destaques do início de torneio, Fàbregas e Diego Costa caíram muito de produção e, junto com o grupo, precisam mostrar sua reação. O encontro com o Southampton, no Stamford Bridge, é uma ótima oportunidade para isso. Será também um bom termômetro para que o time saiba em que termos está com seu torcedor.

Real Madrid x Levante
Domingo, 16h55 (ESPN Brasil)

É preciso muito pouco para que uma crise se instale no Real Madrid. Mesmo garantido nas quartas de final da Champions League e a apenas um ponto do líder Barcelona em La Liga, o time de Carlo Ancelotti entra na 27ª rodada do Espanhol pressionado por um resultado positivo, com atuação convincente. Durante a derrota por 4 a 3 para o Schalke 04 em pleno Santiago Bernabéu, Cristiano Ronaldo foi capturado pelas câmeras dizendo a Benzema: “Que vergonha, que vergonha”. Não sabemos exatamente a que se referia o português, mas o comentário após o jogo de que só falaria com a imprensa novamente após o fim da temporada deixou claro que o clima atual no clube não é dos melhores. O jogo em Madri contra o Levante, neste domingo, é uma boa oportunidade para convencer os torcedores de que é possível recuperar o ótimo futebol da primeira metade da temporada e brigar a sério pelos títulos até junho. O adversário é apenas o 17º colocado e já foi goleado pelos merengues no primeiro turno, por 5 a 0.

Borussia Dortmund x Köln
Sábado, 14h25

O Hamburgo conseguiu segurar o empate sem gols contra o Borussia Dortmund na rodada passada, freando a reação incrível dos aurinegros, que haviam vencido os quatro jogos anteriores, saindo do buraco em que se encontravam. Seis pontos separam o time da zona de rebaixamento, e, embora pareça uma distância relativamente confortável, o histórico na temporada faz os comandados de Jürgen Klopp quererem o maior afastamento possível do Z-3. Por esse objetivo, e como preparação para o duelo do meio de semana com a Juventus, que definirá quem avança às quartas de final da Champions, o encontro deste sábado com o Köln é importantíssimo. Poupado no último fim de semana por leve problema físico, Marco Reus pode retornar, mas a decisão ainda não foi tomada, já que existe uma precaução para que o craque esteja disponível contra os italianos. Com ou sem Reus, o triunfo é importante para retomar a recuperação na temporada.

Hajduk Split x Dinamo Zagreb
Sábado, 11h

O Hajduk Split vive uma temporada decepcionante e longe de suas melhores campanhas, mas o “Dérbi Eterno” contra o Dinamo Zagreb segue gigante. O principal ingrediente do encontro deste sábado é justamente a distância entre os dois. O Dinamo lidera o Campeonato Croata com 14 pontos a mais que o segundo colocado Rijeka. A vantagem em relação ao Hajduk, 4º colocado, é ainda mais impressionante: 26 pontos. Jogando em casa, terá a missão quase impossível de bater o grande rival, que após 24 rodadas ainda não sabe o que é derrota. Um desafio enorme para o time que não vence o Croatão há dez anos e viu os rivais venceram todas as edições desde então.

O reencontro

Swansea x Liverpool
Segunda, 17h (ESPN Brasil)

O final da primeira metade da temporada se aproximava, e o Liverpool ainda fracassava terrivelmente na missão de atender às expectativas criadas antes do início da campanha. A transição de ano pareceu um verdadeiro divisor de águas para os Reds, e o 4 a 1 sobre o Swansea, com grande atuação dos jogadores ofensivos, Lallana, Coutinho e Sterling. O time já havia vencido na rodada anterior o Burnley por 1 a 0, mas o placar grande serviu para dar aquele empurrão final. Até agora o time não sabe o que é derrota, e a sequência positiva catapultou os comandados de Brendan Rodgers ao quinto lugar, definitivamente dentro da briga por uma vaga na Champions League.

O cara

Harry Kane
Manchester United x Tottenham
Domingo, 13h (Fox Sports)

Harry Kane decidiu clássico contra o Arsenal (AP)
Harry Kane decidiu clássico contra o Arsenal (AP)

Assim como em janeiro, Harry Kane foi eleito, em fevereiro, o melhor jogador do mês pela Premier League. O jovem inglês é apenas o quarto jogador a conseguir vencer a eleição em dois meses seguidos. Antes dele, apenas Cristiano Ronaldo, Bergkamp e Robbie Fowler haviam chegado à marca. E é com esse enorme reconhecimento que o jogador vai para o importante confronto contra o Manchester United, neste domingo, no Old Trafford. Apenas no Inglesão, são 16 gols em 24 jogos. O número o coloca logo atrás dos atuais artilheiros da competição, Agüero e Diego Costa, muito mais caros e badalados.

Kane é a maior arma com que contam os Spurs para o duelo. Em caso de vitória sobre os Red Devils, o time de Mauricio Pochettino iguala o adversário, que tem 53 pontos e atualmente está na 4ª colocação. A missão, no entanto, não será fácil. O United tem a segunda melhor campanha dentro de casa, atrás apenas do Chelsea. Perdeu só dois de seus 14 jogos no Old Trafford, vencendo 11 deles.

O brasileiro

Casemiro

Porto x Arouca
Domingo, 12h

A caminhada não é curta, mas Casemiro vai gradativamente deixando a imagem de jogador-problema para trás. Foi isso que o atrapalhou em sua passagem pelo São Paulo, mas o brasileiro parece ter entendido que para alcançar seu potencial precisaria ser completamente profissional. Tem sido esse cara no Porto, os resultados têm aparecido, e a exaltação a seu futebol neste meio de semana, graças ao grande jogo contra o Basel, foi merecidíssima.

Falamos aqui na Trivela sobre finalmente levarmos o jogador a sério. Os números do volante na Champions League mostram que esse é o caminho. Atualmente, é o segundo jogador com mais desarmes na competição, atrás apenas de Matic. É também o líder em ganhar nas bolas aéreas. Na última semana, não houve brasileiro de maior destaque que ele na Europa, então vale a pena ficar de olho no que poderá fazer quando o Porto encontrar o Arouca, pelo Portuguesão, na perseguição ao líder Benfica, à frente por quatro pontos.

Passe longe

Crystal Palace x QPR
Sábado, 09h45 (Fox Sports)

Não sei vocês, mas para nós o fim de semana de Premier League começa mesmo é com Arsenal e West Ham, às 12h. Acordar às 09h45 para ver o Crystal Palace receber o QPR não vale a pena, mesmo que seja só para ouvir os fanáticos torcedores no Selhurst Park. É claro que Austin e Gayle, por exemplo, podem emplacar um monte de golaços e queimar nossa língua, mas mesmo assim vale mais a pena ver os melhores momentos do encontro do que assistir a todo o duelo esperando pelo brilho de alguns atletas.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo