Espanha

‘Macaco’: filho de Diego Simeone é acusado de racismo em partida do futebol espanhol

Gianluca, filho de Diego Simeone, teria cometido atos de racismo contra um jogador rival na quarta divisão espanhola

O filho de Diego Simeone foi acusado de racismo durante uma partida da quarta divisão espanhola. Gianluca teria chamado um jogador adversário de “macaco”, segundo súmula da arbitragem.

O atacante de 26 anos defende as cores do Rayo Majadahonda, que perdeu por 3 a 0 para o Guadalajara, no último domingo (3). Quem fez a denúncia foi Julio Martínez, que detalhou as ofensas preconceituosas de Simeone:

Maldito macaco, negro de merda.

— teria dito Gianluca Simeone a Julio Martínez

Reserva contra o Guadalajara, o atacante saiu do banco de reservas aos 25 minutos do 2º tempo. Já nos acréscimos finais, Martínez foi até o árbitro relatar os insultos racistas de Gianluca Simeone.

Nesse momento, o jogo foi paralisado para que o juiz Thierry Torres Rodríguez pudesse comunicar o ocorrido ao delegado da partida. Ele escreveu que ninguém da equipe de arbitragem ouviu as palavras discriminatórias do atacante do Rayo Majadahonda, mas oficializou a denúncia na súmula:

No minuto 95, tive que ativar o protocolo de insultos racistas, porque o jogador de número 18 do Guadalajara, Julio Rafael Martínez Escorcia, me comunicou que o atleta de número 9 do Rayo Majadahonda, Gianluca Simeone Baldini, usou os seguintes termos: “maldito macaco, negro de merda”. (As ofensas) Não foram ouvidas pela equipe de arbitragem, que levou o caso ao delegado do jogo. A partida ficou parada por aproximadamente dois minutos.

Gianluca Simeone nega que tenha cometido racismo

Em suas redes sociais, Gianluca Simeone se defendeu das acusações de Julio Martínez e argumentou que não cometeu nenhum ato de racismo contra o colega de profissão, apesar da arbitragem registrar a denúncia na súmula:

Depois de ler o relatório do árbitro, quero deixar muito claro que as acusações feitas por um rival contra mim são completamente falsas e que em nenhum momento proferi insultos racistas a ninguém.

Nascido na Argentina, o atacante começou sua carreira no futebol no River Plate, porém, não teve espaço e rodou por equipes locais. Em 2019, Gianluca se mudou para o mesmo país que o pai na esperança de ter mais minutos dentro de campo.

Após passagens por equipes de menor expressão no futebol espanhol, o atacante chegou ao Rayo Majadahonda neste ano. Sua equipe ocupa a 5ª posição do Grupo 5 da quarta divisão do país com 17 pontos. Já o Guadalajara tem 21 pontos e o 2º melhor colocado dos 18 times que disputam a mesma chave.

Polêmica no clássico contra Real Madrid

Em setembro de 2023, o filho de Diego Simeone se envolveu em uma polêmica durante o clássico entre Atlético de Madrid x Real Madrid. No segundo gol da vitória dos Colchoneros, Gianluca provocou torcedores dos Merengues.

O atacante foi filmado fazendo um gesto de banana em direção à torcida do Real Madrid nas arquibancadas do Metropolitano. Além de Gianluca, “El Cholo” Simeone tem outros quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo