Campeão do mundo, Cannavaro abre conversas para assumir clube espanhol
Sem trabalho desde que deixou a Udinese em junho, ex-jogador da Juventus e do Real Madrid pode trabalhar pela primeira vez como técnico na Espanha
No mercado italiano desde 2022, quando chegou ao comando do Benevento, o treinador Fabio Cannavaro tem conversas para assumir o comando do Deportivo La Coruña, clube que disputa a segunda divisão do futebol espanhol.
Segundo informou os portais The Athletic e Relevo, o ex-jogador de Juventus e Real Madrid foi comunicado pela diretoria do clube espanhol sobre o interesse nesta última sexta-feira (01).
Após quatro anos na terceira divisão do futebol espanhol, o Deportivo La Coruña voltou à Liga Adelante em 2024/25 – mas encontra dificuldades neste começo de retomada.
Na última semana, a diretoria demitiu Imanol Idiakez a sequência ruim de resultados no futebol espanhol. Agora segue em busca de um novo comandante para a sequência da temporada.
Livre no mercado desde que deixou a Udinese em junho deste ano, Fabio Cannavaro tem apenas duas experiências como treinador no futebol europeu – ambas no seu país, a Itália.
Como técnico, Cannavaro ainda busca se consolidar na Europa
Antes de chegar ao velho continente como professor, Cannavaro esteve por cinco anos no futebol asiático – onde começou duas equipes chinesas, uma saudita e a seleção chinesa de futebol.
Sua jornada como técnico começou em 2014, quando assumiu o comando do Guangzhou Evergrande, onde trabalhou com jogadores como Paulinho, Ricardo Goulart, Aloísio e outros.
Em seguida, passou por Al Nassr (Arábia Saudita), Tianjin Quanjian (China), voltou ao Guangzhou. Após alguns trabalhos em equipes, chegou a comandar a seleção chinesa de futebol por alguns meses, no ano de 2019.
Pouco mais de três anos após deixar o cargo na China, Cannavaro voltou a trabalhar como técnico quando, em setembro de 2022, assumiu o comando o Benevento, clube da segunda divisão italiana.
Naquela temporada 2022/23, o time da Campânia ficou na última colocação do Serie B italiana e foi rebaixada à terceira divisão – onde segue até os dias de hoje.
Em abril de 2024, Cannavaro foi convidado para trabalhar na Udinese, seu último trabalho recente. Ele chegou à equipe com a missão de substituir Gabriele Cioffi e tinha uma missão ingrata: salvar o time do rebaixamento.
Já na reta final da temporada, Cannavaro conquistou duas vitórias, três empates e apenas uma derrota nos seis últimos jogos da Serie A, garantindo a permanência da equipe na primeira divisão.
Apesar disso, a diretoria alvinegra não estendeu o contrato de Cannavaro, que estava previsto para terminar ao final daquela temporada. Para o seu lugar, trouxe o austríaco Kosta Runjaic, que atualmente comanda a equipe.